O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoshi, Rafaella Ayumi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262685
Resumo: A partir da crescente difusão de livros didáticos para crianças de pré-escola nas instituições públicas de Educação Infantil, os quais visam a padronização da docência e a preparação para o Ensino Fundamental, desconsiderando os contextos, as singularidades das crianças e as diferentes culturas, emerge a seguinte questão de pesquisa: Como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil? Em tal direção o objetivo geral do presente trabalho de conclusão de curso é problematizar os modos como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil e suas relações com as políticas curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nesse sentido, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) discutir os modos como os livros didáticos de pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil; 2) analisar as modalidades de organização didática, o modo como são abordadas as interações e brincadeira (eixos norteadores), os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nas atividades propostas nos livros didáticos de pré-escola; 3) problematizar os modos de avaliação das crianças nos livros didáticos de pré-escola; 4) analisar as imagens presentes nos livros didáticos de pré-escola. Desse modo, a materialidade investigativa é constituída pelas seguintes coleções de livros didáticos de pré-escola: Bons Amigos (BRUNO, 2020); Era uma vez (ALMEIDA, 2020); 1,2,3… É tempo de aprender (QUEIRÓZ, 2020) e Adoletá (SILVA, CARLA, 2020), totalizando oito obras. Metodologicamente foi realizada a análise do conteúdo (BARDIN, 2010) das coleções de livros elencadas e definidas as seguintes unidades de análise: a) as narrativas que contam as imagens dos livros didáticos; b) as modalidades de organização didática presente nos livros; c) os livros didáticos e o “alinhamento” a BNCC – Educação Infantil; d) a abordagem dos direitos de aprendizagem nos livros didáticos; e) a abordagem dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nos livros didáticos; f) a abordagem dos campos de experiência nos livros didáticos; g) a avaliação das crianças nos livros: aprendizagem e desenvolvimento em discussão; h) as lições de alfabetização presente nos livros. Mediante as análises foi possível inferir que os livros didáticos não atendem as demandas curriculares da Educação Infantil. Nesse sentido, os livros analisados estão pautados em uma perspectiva propedêutica de Educação Infantil, cujo foco é alfabetização das crianças.
id UFRGS-2_42a4a2aae83656effecbf87dcae13e78
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262685
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoshi, Rafaella AyumiCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-07-28T03:35:44Z2023http://hdl.handle.net/10183/262685001174026A partir da crescente difusão de livros didáticos para crianças de pré-escola nas instituições públicas de Educação Infantil, os quais visam a padronização da docência e a preparação para o Ensino Fundamental, desconsiderando os contextos, as singularidades das crianças e as diferentes culturas, emerge a seguinte questão de pesquisa: Como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil? Em tal direção o objetivo geral do presente trabalho de conclusão de curso é problematizar os modos como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil e suas relações com as políticas curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nesse sentido, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) discutir os modos como os livros didáticos de pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil; 2) analisar as modalidades de organização didática, o modo como são abordadas as interações e brincadeira (eixos norteadores), os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nas atividades propostas nos livros didáticos de pré-escola; 3) problematizar os modos de avaliação das crianças nos livros didáticos de pré-escola; 4) analisar as imagens presentes nos livros didáticos de pré-escola. Desse modo, a materialidade investigativa é constituída pelas seguintes coleções de livros didáticos de pré-escola: Bons Amigos (BRUNO, 2020); Era uma vez (ALMEIDA, 2020); 1,2,3… É tempo de aprender (QUEIRÓZ, 2020) e Adoletá (SILVA, CARLA, 2020), totalizando oito obras. Metodologicamente foi realizada a análise do conteúdo (BARDIN, 2010) das coleções de livros elencadas e definidas as seguintes unidades de análise: a) as narrativas que contam as imagens dos livros didáticos; b) as modalidades de organização didática presente nos livros; c) os livros didáticos e o “alinhamento” a BNCC – Educação Infantil; d) a abordagem dos direitos de aprendizagem nos livros didáticos; e) a abordagem dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nos livros didáticos; f) a abordagem dos campos de experiência nos livros didáticos; g) a avaliação das crianças nos livros: aprendizagem e desenvolvimento em discussão; h) as lições de alfabetização presente nos livros. Mediante as análises foi possível inferir que os livros didáticos não atendem as demandas curriculares da Educação Infantil. Nesse sentido, os livros analisados estão pautados em uma perspectiva propedêutica de Educação Infantil, cujo foco é alfabetização das crianças.application/pdfporEducação infantilCurrículoLivro didáticoInfânciaO currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174026.pdf.txt001174026.pdf.txtExtracted Texttext/plain191957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262685/2/001174026.pdf.txt1a2fe935937f1d44e99c4062d15b06e9MD52ORIGINAL001174026.pdfTexto completoapplication/pdf3190674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262685/1/001174026.pdf7358c02ca6b807e241ab274a97339bbfMD5110183/2626852023-07-29 03:35:21.369901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262685Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
title O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
spellingShingle O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
Hoshi, Rafaella Ayumi
Educação infantil
Currículo
Livro didático
Infância
title_short O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
title_full O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
title_fullStr O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
title_full_unstemmed O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
title_sort O currículo da educação infantil em livros didáticos para crianças da pré-escola : problematizações necessárias
author Hoshi, Rafaella Ayumi
author_facet Hoshi, Rafaella Ayumi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoshi, Rafaella Ayumi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Currículo
Livro didático
Infância
topic Educação infantil
Currículo
Livro didático
Infância
description A partir da crescente difusão de livros didáticos para crianças de pré-escola nas instituições públicas de Educação Infantil, os quais visam a padronização da docência e a preparação para o Ensino Fundamental, desconsiderando os contextos, as singularidades das crianças e as diferentes culturas, emerge a seguinte questão de pesquisa: Como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil? Em tal direção o objetivo geral do presente trabalho de conclusão de curso é problematizar os modos como os livros didáticos para pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil e suas relações com as políticas curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Nesse sentido, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) discutir os modos como os livros didáticos de pré-escola abordam o currículo da Educação Infantil; 2) analisar as modalidades de organização didática, o modo como são abordadas as interações e brincadeira (eixos norteadores), os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nas atividades propostas nos livros didáticos de pré-escola; 3) problematizar os modos de avaliação das crianças nos livros didáticos de pré-escola; 4) analisar as imagens presentes nos livros didáticos de pré-escola. Desse modo, a materialidade investigativa é constituída pelas seguintes coleções de livros didáticos de pré-escola: Bons Amigos (BRUNO, 2020); Era uma vez (ALMEIDA, 2020); 1,2,3… É tempo de aprender (QUEIRÓZ, 2020) e Adoletá (SILVA, CARLA, 2020), totalizando oito obras. Metodologicamente foi realizada a análise do conteúdo (BARDIN, 2010) das coleções de livros elencadas e definidas as seguintes unidades de análise: a) as narrativas que contam as imagens dos livros didáticos; b) as modalidades de organização didática presente nos livros; c) os livros didáticos e o “alinhamento” a BNCC – Educação Infantil; d) a abordagem dos direitos de aprendizagem nos livros didáticos; e) a abordagem dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento nos livros didáticos; f) a abordagem dos campos de experiência nos livros didáticos; g) a avaliação das crianças nos livros: aprendizagem e desenvolvimento em discussão; h) as lições de alfabetização presente nos livros. Mediante as análises foi possível inferir que os livros didáticos não atendem as demandas curriculares da Educação Infantil. Nesse sentido, os livros analisados estão pautados em uma perspectiva propedêutica de Educação Infantil, cujo foco é alfabetização das crianças.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:35:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174026
url http://hdl.handle.net/10183/262685
identifier_str_mv 001174026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262685/2/001174026.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262685/1/001174026.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a2fe935937f1d44e99c4062d15b06e9
7358c02ca6b807e241ab274a97339bbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224665679527936