O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255400 |
Resumo: | A partir dos estudos pós-críticos de currículo, o artigo objetiva discutir como operam os livros didáticos para docentes de creche, a partir de uma epistemologia do infantil. Tal epistemologia é uma racionalidade que funciona por meio da enunciação de uma perspectiva organicista de desenvolvimento humano. O corpus analítico é constituído por cinco livros. Metodologicamente, é realizada uma análise do discurso foucaultiana, em que são mapeadas as tecnologias presentes nos livros. Infere-se que as obras analisadas incidem na regulação da docência, por meio da epistemologia do infantil em pauta. |
id |
UFRGS-2_afe50ad3d4a895eea5e81418670ae69a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255400 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Rodrigo Saballa deGuizzo, Bianca Salazar2023-03-07T03:26:05Z20230101-3262http://hdl.handle.net/10183/255400001162704A partir dos estudos pós-críticos de currículo, o artigo objetiva discutir como operam os livros didáticos para docentes de creche, a partir de uma epistemologia do infantil. Tal epistemologia é uma racionalidade que funciona por meio da enunciação de uma perspectiva organicista de desenvolvimento humano. O corpus analítico é constituído por cinco livros. Metodologicamente, é realizada uma análise do discurso foucaultiana, em que são mapeadas as tecnologias presentes nos livros. Infere-se que as obras analisadas incidem na regulação da docência, por meio da epistemologia do infantil em pauta.Based on postcritical curriculum studies, the article aims to discuss how textbooks for daycare teachers operate from an epistemology of childhood. Such an epistemology is a rationality that works through the enunciation of an organicist perspective of human development. The analytical corpus consists of five books. Methodologically, a Foucauldian discourse analysis is performed, in which the technologies present in the books are mapped. It is inferred that the analyzed works have an impact on the regulation of teaching, through the epistemology of the child in question.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 43, n. 119 (jan./abr. 2023), p. 5-16Educação infantilCurrículoLivro didáticoDay careCurriculumDiscourseDidactic bookTeachingO currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docênciaThe daycare curriculum in textbooks for teachers : from the epistemology ofchildhood to the regulation of teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162704.pdf.txt001162704.pdf.txtExtracted Texttext/plain40646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255400/2/001162704.pdf.txt75a8f077786d47c1d0d6caf35e3cb3a1MD52ORIGINAL001162704.pdfTexto completoapplication/pdf229769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255400/1/001162704.pdf723652764fe82dfd0d7fc2ac49f4a591MD5110183/2554002023-03-08 03:26:12.674031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:26:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The daycare curriculum in textbooks for teachers : from the epistemology ofchildhood to the regulation of teaching |
title |
O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência |
spellingShingle |
O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência Carvalho, Rodrigo Saballa de Educação infantil Currículo Livro didático Day care Curriculum Discourse Didactic book Teaching |
title_short |
O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência |
title_full |
O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência |
title_fullStr |
O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência |
title_full_unstemmed |
O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência |
title_sort |
O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência |
author |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_facet |
Carvalho, Rodrigo Saballa de Guizzo, Bianca Salazar |
author_role |
author |
author2 |
Guizzo, Bianca Salazar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de Guizzo, Bianca Salazar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Currículo Livro didático |
topic |
Educação infantil Currículo Livro didático Day care Curriculum Discourse Didactic book Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Day care Curriculum Discourse Didactic book Teaching |
description |
A partir dos estudos pós-críticos de currículo, o artigo objetiva discutir como operam os livros didáticos para docentes de creche, a partir de uma epistemologia do infantil. Tal epistemologia é uma racionalidade que funciona por meio da enunciação de uma perspectiva organicista de desenvolvimento humano. O corpus analítico é constituído por cinco livros. Metodologicamente, é realizada uma análise do discurso foucaultiana, em que são mapeadas as tecnologias presentes nos livros. Infere-se que as obras analisadas incidem na regulação da docência, por meio da epistemologia do infantil em pauta. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-07T03:26:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255400 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-3262 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162704 |
identifier_str_mv |
0101-3262 001162704 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 43, n. 119 (jan./abr. 2023), p. 5-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255400/2/001162704.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255400/1/001162704.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75a8f077786d47c1d0d6caf35e3cb3a1 723652764fe82dfd0d7fc2ac49f4a591 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225082030260224 |