Parâmetros para a criação de sistemas generativos de identidade visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271245 |
Resumo: | O projeto de um sistema de identidade visual, ou SIV, busca estruturar a imagem de uma marca através de expressões visuais coerentes com seus objetivos. Dentro do campo do design gráfico, tais projetos são majoritariamente desenvolvidos por meio de métodos convencionais e sistemas CAD (computer-aided design). Alternativamente, os métodos generativos apresentam potencialidades criativas, técnicas e estratégicas a esse tipo de projeto. Este estudo tem como objetivo identificar parâmetros para a criação de SIVs que empregam métodos generativos. Para tanto, foi conduzido um estudo de casos múltiplos que permitiu compreender como projetos desenvolvidos desse modo são potencializados criativa, técnica e estrategicamente. Os dados coletados permitiram identificar parâmetros de diferentes tipos e também categorizar os tipos de programas desenvolvidos. Os resultados podem ser utilizados como um recurso que orienta a adoção de métodos generativos na criação de SIVs. |
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Vieira, Bruna LuzBruscato, Léia Miotto2024-02-01T05:05:50Z20230104-4249http://hdl.handle.net/10183/271245001193466O projeto de um sistema de identidade visual, ou SIV, busca estruturar a imagem de uma marca através de expressões visuais coerentes com seus objetivos. Dentro do campo do design gráfico, tais projetos são majoritariamente desenvolvidos por meio de métodos convencionais e sistemas CAD (computer-aided design). Alternativamente, os métodos generativos apresentam potencialidades criativas, técnicas e estratégicas a esse tipo de projeto. Este estudo tem como objetivo identificar parâmetros para a criação de SIVs que empregam métodos generativos. Para tanto, foi conduzido um estudo de casos múltiplos que permitiu compreender como projetos desenvolvidos desse modo são potencializados criativa, técnica e estrategicamente. Os dados coletados permitiram identificar parâmetros de diferentes tipos e também categorizar os tipos de programas desenvolvidos. Os resultados podem ser utilizados como um recurso que orienta a adoção de métodos generativos na criação de SIVs.The design of a visual identity system seeks to structure the image of a brand through coherent visual expressions, aligned with its goals. Within the field of graphic design, such projects are mostly developed through conventional methods and CAD (computer-aided design) systems. Alternatively, generative methods present creative, technical and strategic potentialities for this type of project. This study aims to identify parameters for creating visual identity systems that employ generative methods. A multiple-case study was conducted, which clarified how projects developed in this way are creatively, technically and strategically enhanced. The collected data allowed to identify parameters of different types and also to categorize the types of programs developed. The results can be used as a resource to guide the adoption of generative methods in visual identity systems design.application/pdfporEstudos em design. Vol. 30, n. 3 (2023), 18 p.MarcaIdentidade visualBrandVisual identityGenerative designPotentialitiesParametersParâmetros para a criação de sistemas generativos de identidade visualParameters for designing generative visual identity systems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193466.pdf.txt001193466.pdf.txtExtracted Texttext/plain43217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271245/2/001193466.pdf.txt6ed06191b99a9eaadbbd4fe5a2ba1229MD52ORIGINAL001193466.pdfTexto completoapplication/pdf1375163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271245/1/001193466.pdfaea9e5817cd24abe3098acddd28165c9MD5110183/2712452024-02-02 06:04:59.943288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271245Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T08:04:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O projeto de um sistema de identidade visual, ou SIV, busca estruturar a imagem de uma marca através de expressões visuais coerentes com seus objetivos. Dentro do campo do design gráfico, tais projetos são majoritariamente desenvolvidos por meio de métodos convencionais e sistemas CAD (computer-aided design). Alternativamente, os métodos generativos apresentam potencialidades criativas, técnicas e estratégicas a esse tipo de projeto. Este estudo tem como objetivo identificar parâmetros para a criação de SIVs que empregam métodos generativos. Para tanto, foi conduzido um estudo de casos múltiplos que permitiu compreender como projetos desenvolvidos desse modo são potencializados criativa, técnica e estrategicamente. Os dados coletados permitiram identificar parâmetros de diferentes tipos e também categorizar os tipos de programas desenvolvidos. Os resultados podem ser utilizados como um recurso que orienta a adoção de métodos generativos na criação de SIVs. |
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