Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Guilherme Ross Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117297
Resumo: O presente trabalhou buscou analisar o envolvimento de consumidores de cervejas artesanais com o produto em questão, na cidade de Porto Alegre, através da utilização da escala New Involvement profile. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de comportamento do consumidor, fatores de influência na decisão de consumo e envolvimento com produto sob a ótica de diversos autores e a evolução das escalas de envolvimento do consumidor. O levantamento de dados foi feito por meio de aplicação questionários em consumidores que se identificaram como consumidores de cervejas artesanais. O resultado do envolvimento demonstrou que a preocupação com autoimagem é maior entre consumidores mais jovens e a busca de informações e principais influências para o consumo do produto se dá por amigos e grupos sociais dos quais os consumidores estão inseridos. Os influenciadores de consumo também demonstraram ligação com o nível de relevância e de essencialidade percebido pelo apreciador do produto. O consumidor de cervejas artesanais demonstrou se preocupar principalmente com o caráter de relevância e de prazer proporcionados pelo consumo do produto do que com questões de autoimagem e de riscos envolvidos com o resultado de suas escolhas. Esse resultado permitiu concluir que o consumo de cervejas artesanais é de caráter hedonista, que está ligado diretamente à busca de prazer sensorial e ao mundo das experiências.
id UFRGS-2_42c0823c982cc075dd0f6a732c2b9f2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117297
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pacheco, Guilherme Ross PereiraSlongo, Luiz Antonio2015-05-29T02:01:00Z2014http://hdl.handle.net/10183/117297000966638O presente trabalhou buscou analisar o envolvimento de consumidores de cervejas artesanais com o produto em questão, na cidade de Porto Alegre, através da utilização da escala New Involvement profile. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de comportamento do consumidor, fatores de influência na decisão de consumo e envolvimento com produto sob a ótica de diversos autores e a evolução das escalas de envolvimento do consumidor. O levantamento de dados foi feito por meio de aplicação questionários em consumidores que se identificaram como consumidores de cervejas artesanais. O resultado do envolvimento demonstrou que a preocupação com autoimagem é maior entre consumidores mais jovens e a busca de informações e principais influências para o consumo do produto se dá por amigos e grupos sociais dos quais os consumidores estão inseridos. Os influenciadores de consumo também demonstraram ligação com o nível de relevância e de essencialidade percebido pelo apreciador do produto. O consumidor de cervejas artesanais demonstrou se preocupar principalmente com o caráter de relevância e de prazer proporcionados pelo consumo do produto do que com questões de autoimagem e de riscos envolvidos com o resultado de suas escolhas. Esse resultado permitiu concluir que o consumo de cervejas artesanais é de caráter hedonista, que está ligado diretamente à busca de prazer sensorial e ao mundo das experiências.This work aim at analyzing the involvement of consumers of craft beers with the product, in the city of Porto Alegre, through the use of New Involvement profile scale. To support the analysis, consumer behavior concepts were used as factors that influence consumer decision and involvement with the product from the perspective of several authors and the evolution of consumer involvement scales. The data collection was done by applying questionnaires to the consumers who identified themselves as craft beers consumers. The result of the involvement demonstrated that the concern with self-image is higher among younger consumers and the search for information and main influences for the consumption of the product is given by friends and social groups that the consumers are inserted. Consumer influencers also demonstrated the link with the level of relevance and essentiality perceived by the connoisseur of the product. The consumer of craft beers demonstrated concern mainly with the importance and pleasure issues provided by the product consumption than with self-image issues and risks involved with their choices outcomes. This result showed that the consumption of craft beers has an hedonistic character, which is connected directly to the search of sensory pleasure and the world of experiences.application/pdfporComportamento do consumidorCerveja artesanalCraft beerConsumer behaviorConsumer involvementNew Involvement profileConsumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966638.pdf000966638.pdfTexto completoapplication/pdf1346637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117297/1/000966638.pdf8bd45664cec94b7ca8654ae74cab0bdeMD51TEXT000966638.pdf.txt000966638.pdf.txtExtracted Texttext/plain130669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117297/2/000966638.pdf.txt8d53ab5e5aaed54432fdea6cbb767d89MD52THUMBNAIL000966638.pdf.jpg000966638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117297/3/000966638.pdf.jpg307a0d854e89aa9e80eb69d87f4c5ec8MD5310183/1172972018-10-22 09:12:43.821oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:12:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto
title Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto
spellingShingle Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto
Pacheco, Guilherme Ross Pereira
Comportamento do consumidor
Cerveja artesanal
Craft beer
Consumer behavior
Consumer involvement
New Involvement profile
title_short Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto
title_full Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto
title_fullStr Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto
title_full_unstemmed Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto
title_sort Consumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produto
author Pacheco, Guilherme Ross Pereira
author_facet Pacheco, Guilherme Ross Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Guilherme Ross Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Cerveja artesanal
topic Comportamento do consumidor
Cerveja artesanal
Craft beer
Consumer behavior
Consumer involvement
New Involvement profile
dc.subject.eng.fl_str_mv Craft beer
Consumer behavior
Consumer involvement
New Involvement profile
description O presente trabalhou buscou analisar o envolvimento de consumidores de cervejas artesanais com o produto em questão, na cidade de Porto Alegre, através da utilização da escala New Involvement profile. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de comportamento do consumidor, fatores de influência na decisão de consumo e envolvimento com produto sob a ótica de diversos autores e a evolução das escalas de envolvimento do consumidor. O levantamento de dados foi feito por meio de aplicação questionários em consumidores que se identificaram como consumidores de cervejas artesanais. O resultado do envolvimento demonstrou que a preocupação com autoimagem é maior entre consumidores mais jovens e a busca de informações e principais influências para o consumo do produto se dá por amigos e grupos sociais dos quais os consumidores estão inseridos. Os influenciadores de consumo também demonstraram ligação com o nível de relevância e de essencialidade percebido pelo apreciador do produto. O consumidor de cervejas artesanais demonstrou se preocupar principalmente com o caráter de relevância e de prazer proporcionados pelo consumo do produto do que com questões de autoimagem e de riscos envolvidos com o resultado de suas escolhas. Esse resultado permitiu concluir que o consumo de cervejas artesanais é de caráter hedonista, que está ligado diretamente à busca de prazer sensorial e ao mundo das experiências.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-29T02:01:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117297
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966638
url http://hdl.handle.net/10183/117297
identifier_str_mv 000966638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117297/1/000966638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117297/2/000966638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117297/3/000966638.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bd45664cec94b7ca8654ae74cab0bde
8d53ab5e5aaed54432fdea6cbb767d89
307a0d854e89aa9e80eb69d87f4c5ec8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224486085722112