O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bussolotto, Leandro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costella, Roselane Zordan
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232025
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada a partir da preocupação de uma professora-pesquisadora da rede municipal de ensino no município de Cachoerinha/RS. Seu objetivo inicial é fazer reflexões sobre a sua prática para compreender como o trabalho com a cidade facilita a construção do conceito de Espaço Geográfico para o entendimento do mundo. Partindo do lugar de vivência dos sujeitos alunos, a cidade de Cachoeirinha, que se confunde com o município, a pesquisa vai tecendo diálogos a fim de problematizar os conceitos de lugar, identidade e espaço urbano, com uma proposta pedagógica que dialogue com a história e a formação territorial da cidade de Cachoeirinha/ RS, refletindo sobre as representações e os significados que os alunos têm do lugar onde vivem. O traçado metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas ao objetivo destacado anteriormente. A pesquisa foi pensada através da Complexidade como alicerce de inquietações. Ao final, sugerem-se reflexões e ações que permitam ao professor repensar as suas práticas de ensino.
id UFRGS-2_42c3b82bb04ace30af17b2d3aec6392b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232025
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bussolotto, LeandroCostella, Roselane Zordan2021-11-19T04:44:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/232025001133595Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada a partir da preocupação de uma professora-pesquisadora da rede municipal de ensino no município de Cachoerinha/RS. Seu objetivo inicial é fazer reflexões sobre a sua prática para compreender como o trabalho com a cidade facilita a construção do conceito de Espaço Geográfico para o entendimento do mundo. Partindo do lugar de vivência dos sujeitos alunos, a cidade de Cachoeirinha, que se confunde com o município, a pesquisa vai tecendo diálogos a fim de problematizar os conceitos de lugar, identidade e espaço urbano, com uma proposta pedagógica que dialogue com a história e a formação territorial da cidade de Cachoeirinha/ RS, refletindo sobre as representações e os significados que os alunos têm do lugar onde vivem. O traçado metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas ao objetivo destacado anteriormente. A pesquisa foi pensada através da Complexidade como alicerce de inquietações. Ao final, sugerem-se reflexões e ações que permitam ao professor repensar as suas práticas de ensino.Este texto trae algunos resultados de la investigación de maestría realizada en el Programa de Posgrado en Geografía de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, elaborada sobre el tema percepción y representación de la ciudad. El ejercicio de la percepción y representación en la enseñanza de la Geografía puede ser una posibilidad importante para el proceso de construcción del conocimiento geográfico en el aula. Ante esta concepción, el problema que surge es conocer cómo los estudiantes de educación básica perciben y representan la ciudad. Y cuál es la importancia de estas manifestaciones para el proceso de enseñanza de la Geografía. En general, el estudio mostró cierta distancia entre el pensamiento del profesor y el alumno en relación a la ciudad. Asimismo, mostró que la acción docente debe tomar en cuenta los conocimientos y realidades de los estudiantes, ya que la lectura relacionada con la ciudad se materializó de manera diferente, según el contexto de la experiencia. También demuestra la importancia de mirar al alumno para el inicio de todo, planificando acciones pedagógicas que prioricen sus espacios de vida e interacciones entre alumno-alumno y alumno-profesor.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [41]-60Ensino de geografiaRepresentaçãoPercepçãoCidadeGeografíaEnseñanzaPercepciónRepresentaciónCiudadO ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidadeEnseñanza de geografía desde las vistas de la ciudad info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133595.pdf.txt001133595.pdf.txtExtracted Texttext/plain56060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232025/2/001133595.pdf.txt845f21695cc01811039237738589535bMD52ORIGINAL001133595.pdfCapítulo 2application/pdf1005537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232025/1/001133595.pdfbd89c6e2284ef145f3479ca99ae77471MD5110183/2320252021-11-20 05:57:14.724358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232025Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enseñanza de geografía desde las vistas de la ciudad
title O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade
spellingShingle O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade
Bussolotto, Leandro
Ensino de geografia
Representação
Percepção
Cidade
Geografía
Enseñanza
Percepción
Representación
Ciudad
title_short O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade
title_full O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade
title_fullStr O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade
title_full_unstemmed O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade
title_sort O ensino de geografia a partir dos olhares sobre a cidade
author Bussolotto, Leandro
author_facet Bussolotto, Leandro
Costella, Roselane Zordan
author_role author
author2 Costella, Roselane Zordan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bussolotto, Leandro
Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Representação
Percepção
Cidade
topic Ensino de geografia
Representação
Percepção
Cidade
Geografía
Enseñanza
Percepción
Representación
Ciudad
dc.subject.spa.fl_str_mv Geografía
Enseñanza
Percepción
Representación
Ciudad
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada a partir da preocupação de uma professora-pesquisadora da rede municipal de ensino no município de Cachoerinha/RS. Seu objetivo inicial é fazer reflexões sobre a sua prática para compreender como o trabalho com a cidade facilita a construção do conceito de Espaço Geográfico para o entendimento do mundo. Partindo do lugar de vivência dos sujeitos alunos, a cidade de Cachoeirinha, que se confunde com o município, a pesquisa vai tecendo diálogos a fim de problematizar os conceitos de lugar, identidade e espaço urbano, com uma proposta pedagógica que dialogue com a história e a formação territorial da cidade de Cachoeirinha/ RS, refletindo sobre as representações e os significados que os alunos têm do lugar onde vivem. O traçado metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas ao objetivo destacado anteriormente. A pesquisa foi pensada através da Complexidade como alicerce de inquietações. Ao final, sugerem-se reflexões e ações que permitam ao professor repensar as suas práticas de ensino.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:44:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232025
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133595
url http://hdl.handle.net/10183/232025
identifier_str_mv 001133595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [41]-60
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232025/2/001133595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232025/1/001133595.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 845f21695cc01811039237738589535b
bd89c6e2284ef145f3479ca99ae77471
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042856509440