Da percepção à representação : o ensino de Geografia a partir dos olhares sobre a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bussolotto, Leandro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212523
Resumo: O exercício de percepção e representação da cidade no ensino de Geografia pode ser uma possibilidade importante no processo de construção do conhecimento geográfico em sala de aula. Nesse sentido, propõe-se, como objetivo geral da pesquisa, analisar a percepção e representação da cidade de Bento Gonçalves em alunos do 9º ano do ensino fundamental, e a contribuição dessas manifestações para a Geografia escolar. Para tal realização, utiliza-se de levantamento bibliográfico, aplicação de questionário e de uma atividade de imaginação intitulada “Imagina Bento, Propondo a Nossa Cidade”. Esta última, com um viés utópico, buscou proporcionar momentos de debates, discussões e sugestões de melhorias, oportunidade em que os alunos puderam ensinar uns aos outros, refletindo coletivamente alguns processos da cidade. De modo geral, o estudo demonstrou um certo distanciamento no pensar do professor e no pensar do aluno – ficando nítido na forma de pensar a cidade, mas poderia se encaixar em outros tantos temas. Chamou a atenção para a prática docente, destacando que, antes de abordar o conteúdo, seja refletido em como trabalhá-lo diante de olhares tão distintos e analisado se, de fato, é possível trabalhar da mesma forma com escolas em contextos sociais diferenciados. Por conseguinte, destacou a importância de buscar no aluno o início de tudo, planejar ações pedagógicas que priorizem os seus espaços de vivência e interações entre aluno-aluno e aluno-professor. Isso ajudará ao professor não apenas ensinar cidade, mas tudo em Geografia ou em qualquer outro componente curricular. Enfim, considerar a percepção e representação do espaço vivido como alternativa à Geografia escolar é mais do que levar em conta a realidade particular; é, de fato, valorizar o saber do aluno, se importar com a construção do conhecimento subjetivo, e, da mesma forma, dar sentido ao conteúdo trabalhado em sala de aula.
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De modo geral, o estudo demonstrou um certo distanciamento no pensar do professor e no pensar do aluno – ficando nítido na forma de pensar a cidade, mas poderia se encaixar em outros tantos temas. Chamou a atenção para a prática docente, destacando que, antes de abordar o conteúdo, seja refletido em como trabalhá-lo diante de olhares tão distintos e analisado se, de fato, é possível trabalhar da mesma forma com escolas em contextos sociais diferenciados. Por conseguinte, destacou a importância de buscar no aluno o início de tudo, planejar ações pedagógicas que priorizem os seus espaços de vivência e interações entre aluno-aluno e aluno-professor. Isso ajudará ao professor não apenas ensinar cidade, mas tudo em Geografia ou em qualquer outro componente curricular. Enfim, considerar a percepção e representação do espaço vivido como alternativa à Geografia escolar é mais do que levar em conta a realidade particular; é, de fato, valorizar o saber do aluno, se importar com a construção do conhecimento subjetivo, e, da mesma forma, dar sentido ao conteúdo trabalhado em sala de aula.El ejercicio de percepción y representación de la ciudad en la enseñanza de Geografía puede ser una posibilidad importante en el proceso de construcción de conocimiento geográfico en el aula. En este sentido, se propone, como objetivo general de la investigación, analizar la percepción y representación de la ciudad de Bento Gonçalves en estudiantes del 9º grado de primaria, y la contribución de estas manifestaciones a la Geografía escolar. Para este propósito, se utiliza una investigación bibliográfica, una lista preguntas y una actividad imaginativa titulada "Imagina Bento, Proponiendo a nuestra ciudad". Este último, con un sesgo utópico, buscó proporcionar momentos de debates, discusiones y sugerencias para mejoras, una oportunidad en la que los estudiantes pudieran enseñarse mutuamente, reflejando colectivamente algunos procesos en la ciudad. En general, el estudio demostró cierta distancia en el pensamiento del maestro y en el pensamiento del alumno, siendo claro en la forma de pensar sobre la ciudad, pero podría encajar en muchos otros temas. Llamó la atención acerca de la práctica docente, enfatizando que, antes de abordar el tema, debe reflexionar acerca de cómo trabajar con él de maneras tan diferentes y analizar si, de hecho, es posible trabajar de la misma manera con las escuelas en diferentes situaciones sociales También, enfatizó la importancia de mirar al estudiante para el comienzo de todo, planificar acciones pedagógicas que prioricen sus espacios de vida e interacciones entre estudiante-estudiante y estudiante-maestro. Esto ayudará al maestro no solo a enseñar la ciudad, sino todo en Geografía o cualquier otro tema del curso escolar. Finalmente, considerar la percepción y la representación del espacio vivido como una alternativa a la Geografía escolar es más que tener en cuenta la realidad particular; es, de hecho, valorar el conocimiento del estudiante, cuidar la construcción del conocimiento subjetivo y, de la misma manera, dar significado al contenido trabajado en el aula.application/pdfporGeografia : EnsinoEnsino e aprendizagemCidadesEnseñanzaAprendizajeRepresentaciónCiudadDa percepção à representação : o ensino de Geografia a partir dos olhares sobre a cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116320.pdf.txt001116320.pdf.txtExtracted Texttext/plain234106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212523/2/001116320.pdf.txtd23e47e8e6f75a8dce759758aa86bc84MD52ORIGINAL001116320.pdfTexto completoapplication/pdf2516436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212523/1/001116320.pdf8bedad77424d04100af8354a96dd9c7cMD5110183/2125232021-07-09 04:38:35.579759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-07-09T07:38:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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