Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229470 |
Resumo: | Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema. |
id |
UFRGS-2_42d807a4f76b6383b61adf7b56b70c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229470 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Giovanni BohmKühn, ÍgorSantos Junior, Francisco Dutra dosWives, Leandro Krug2021-09-02T04:26:15Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/229470001114467Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema.In this paper, we seek to map the profile of primary school teachers about their difficulties, preferences, knowledge, and tendencies in the use of digital technologies to develop concrete alternatives for the qualification of the actions developed by these teachers in their schools using the technology available for this purpose. A survey was conducted with some teachers from the municipal education network in the metropolitan region of Porto Alegre, RS, Brazil, where a sample of 140 respondents was obtained. The main results indicated a strong willingness of the teachers to use technologies for teaching, which provided the generation of a research agenda to deepen the theme.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, no. 2, (dez. 2018), p. 91-100Informáticacontinuing educationinformation and communication technologieselementary educationteacher’s profileUm estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionaisA Study about Elementary School Teachers and the Use of Technologies for Education: a Proposition of Research Agenda from Educational Data info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114467.pdf.txt001114467.pdf.txtExtracted Texttext/plain32242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229470/2/001114467.pdf.txtd6631c06b34a52359828df7891722919MD52ORIGINAL001114467.pdfTexto completoapplication/pdf3560241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229470/1/001114467.pdf8700c6aa4e872d0b09b34362d3a07bdaMD5110183/2294702021-09-19 04:36:20.360951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A Study about Elementary School Teachers and the Use of Technologies for Education: a Proposition of Research Agenda from Educational Data |
title |
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais |
spellingShingle |
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais Machado, Giovanni Bohm Informática continuing education information and communication technologies elementary education teacher’s profile |
title_short |
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais |
title_full |
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais |
title_fullStr |
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais |
title_sort |
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais |
author |
Machado, Giovanni Bohm |
author_facet |
Machado, Giovanni Bohm Kühn, Ígor Santos Junior, Francisco Dutra dos Wives, Leandro Krug |
author_role |
author |
author2 |
Kühn, Ígor Santos Junior, Francisco Dutra dos Wives, Leandro Krug |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Giovanni Bohm Kühn, Ígor Santos Junior, Francisco Dutra dos Wives, Leandro Krug |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática |
topic |
Informática continuing education information and communication technologies elementary education teacher’s profile |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
continuing education information and communication technologies elementary education teacher’s profile |
description |
Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-02T04:26:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229470 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114467 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001114467 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, no. 2, (dez. 2018), p. 91-100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229470/2/001114467.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229470/1/001114467.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d6631c06b34a52359828df7891722919 8700c6aa4e872d0b09b34362d3a07bda |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225034955489280 |