Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Giovanni Bohm
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kühn, Ígor, Santos Junior, Francisco Dutra dos, Wives, Leandro Krug
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229470
Resumo: Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema.
id UFRGS-2_42d807a4f76b6383b61adf7b56b70c62
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229470
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Giovanni BohmKühn, ÍgorSantos Junior, Francisco Dutra dosWives, Leandro Krug2021-09-02T04:26:15Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/229470001114467Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema.In this paper, we seek to map the profile of primary school teachers about their difficulties, preferences, knowledge, and tendencies in the use of digital technologies to develop concrete alternatives for the qualification of the actions developed by these teachers in their schools using the technology available for this purpose. A survey was conducted with some teachers from the municipal education network in the metropolitan region of Porto Alegre, RS, Brazil, where a sample of 140 respondents was obtained. The main results indicated a strong willingness of the teachers to use technologies for teaching, which provided the generation of a research agenda to deepen the theme.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, no. 2, (dez. 2018), p. 91-100Informáticacontinuing educationinformation and communication technologieselementary educationteacher’s profileUm estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionaisA Study about Elementary School Teachers and the Use of Technologies for Education: a Proposition of Research Agenda from Educational Data info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114467.pdf.txt001114467.pdf.txtExtracted Texttext/plain32242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229470/2/001114467.pdf.txtd6631c06b34a52359828df7891722919MD52ORIGINAL001114467.pdfTexto completoapplication/pdf3560241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229470/1/001114467.pdf8700c6aa4e872d0b09b34362d3a07bdaMD5110183/2294702021-09-19 04:36:20.360951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229470Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A Study about Elementary School Teachers and the Use of Technologies for Education: a Proposition of Research Agenda from Educational Data
title Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
spellingShingle Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
Machado, Giovanni Bohm
Informática
continuing education
information and communication technologies
elementary education
teacher’s profile
title_short Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
title_full Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
title_fullStr Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
title_full_unstemmed Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
title_sort Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
author Machado, Giovanni Bohm
author_facet Machado, Giovanni Bohm
Kühn, Ígor
Santos Junior, Francisco Dutra dos
Wives, Leandro Krug
author_role author
author2 Kühn, Ígor
Santos Junior, Francisco Dutra dos
Wives, Leandro Krug
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Giovanni Bohm
Kühn, Ígor
Santos Junior, Francisco Dutra dos
Wives, Leandro Krug
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
topic Informática
continuing education
information and communication technologies
elementary education
teacher’s profile
dc.subject.eng.fl_str_mv continuing education
information and communication technologies
elementary education
teacher’s profile
description Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-02T04:26:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229470
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114467
identifier_str_mv 1679-1916
001114467
url http://hdl.handle.net/10183/229470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, no. 2, (dez. 2018), p. 91-100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229470/2/001114467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229470/1/001114467.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6631c06b34a52359828df7891722919
8700c6aa4e872d0b09b34362d3a07bda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225034955489280