Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Mello, Debora Falleiros de, Valadão, Marina Marcos, Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49532
Resumo: Neste artigo, a exploração dos sentidos associados à frase-síntese de uma campanha promovida no Dia Mundial Sem Tabaco instiga a discussão das principais ênfases constitutivas do campo da educação em saúde, no Brasil. Retoma-se o conceito de vulnerabilidade para situar/explorar suas interseções com o educativo para, então, apontar a produtividade teóricoprática e política da articulação entre educação em saúde e estudos de vulnerabilidade. Conclui-se que a necessária renovação das práticas de saúde em geral e, particularmente, das práticas de educação em saúde, pode beneficiar-se grandemente do referencial da vulnerabilidade, na medida em que ele delineia um novo horizonte para situar e articular riscos, “causalidades” e “determinações”, trazendo a saúde – assim como a possibilidade de adoecer – para o campo da vida real, para o mundo dos sujeitos em relação, no qual esses processos ganham sentidos singulares.
id UFRGS-2_42dc57ed0ddad0cf7faa2c07aa4a4c31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49532
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meyer, Dagmar Elisabeth EstermannMello, Debora Falleiros deValadão, Marina MarcosAyres, José Ricardo de Carvalho Mesquita2012-06-09T01:35:59Z20060102-311Xhttp://hdl.handle.net/10183/49532000585283Neste artigo, a exploração dos sentidos associados à frase-síntese de uma campanha promovida no Dia Mundial Sem Tabaco instiga a discussão das principais ênfases constitutivas do campo da educação em saúde, no Brasil. Retoma-se o conceito de vulnerabilidade para situar/explorar suas interseções com o educativo para, então, apontar a produtividade teóricoprática e política da articulação entre educação em saúde e estudos de vulnerabilidade. Conclui-se que a necessária renovação das práticas de saúde em geral e, particularmente, das práticas de educação em saúde, pode beneficiar-se grandemente do referencial da vulnerabilidade, na medida em que ele delineia um novo horizonte para situar e articular riscos, “causalidades” e “determinações”, trazendo a saúde – assim como a possibilidade de adoecer – para o campo da vida real, para o mundo dos sujeitos em relação, no qual esses processos ganham sentidos singulares.This article explores the meanings associated with the motto used in a World No-Tobacco Day campaign to stimulate a discussion of the principal underlying messages in the field of health education in Brazil. The study focuses on the concept of vulnerability to contextualize and explore its interfaces with education in order to highlight the theoretical, practical, and political productivity of the link between health education and studies on vulnerability. In conclusion, the necessary renewal of health practices in general and health education practices in particular can benefit tremendously from the vulnerability reference, to the extent that it demarcates a new horizon for situating and linking risks, “causalities”, and “determinations”, drawing health – as well as the possibility of illness – into the field of real life, into the world of inter-subjective relations, where these processes gain unique meanings.application/pdfporCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 22, n. 6 (jun. 2006), p. 1335-1342SaúdePromoção da saúdeVulnerabilidadeBrasilHealth educationVulnerabilityHealth promotionVocê aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidadeYou learn, we teach? : questioning relations between education and health from the perspective of vulnerabilityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000585283.pdf000585283.pdfTexto completoapplication/pdf72339http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49532/1/000585283.pdf6212bf8f9fd815e9607cae811d765640MD51TEXT000585283.pdf.txt000585283.pdf.txtExtracted Texttext/plain38858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49532/2/000585283.pdf.txt2d46e5c1776b8ba56b60ab6c320dbbd3MD52THUMBNAIL000585283.pdf.jpg000585283.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49532/3/000585283.pdf.jpg44d8fd1dca5d72e0f87f9903792aec52MD5310183/495322018-10-08 09:26:31.211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:26:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv You learn, we teach? : questioning relations between education and health from the perspective of vulnerability
title Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade
spellingShingle Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Saúde
Promoção da saúde
Vulnerabilidade
Brasil
Health education
Vulnerability
Health promotion
title_short Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade
title_full Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade
title_fullStr Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade
title_full_unstemmed Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade
title_sort Você aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade
author Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
author_facet Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Mello, Debora Falleiros de
Valadão, Marina Marcos
Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita
author_role author
author2 Mello, Debora Falleiros de
Valadão, Marina Marcos
Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Mello, Debora Falleiros de
Valadão, Marina Marcos
Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Promoção da saúde
Vulnerabilidade
Brasil
topic Saúde
Promoção da saúde
Vulnerabilidade
Brasil
Health education
Vulnerability
Health promotion
dc.subject.eng.fl_str_mv Health education
Vulnerability
Health promotion
description Neste artigo, a exploração dos sentidos associados à frase-síntese de uma campanha promovida no Dia Mundial Sem Tabaco instiga a discussão das principais ênfases constitutivas do campo da educação em saúde, no Brasil. Retoma-se o conceito de vulnerabilidade para situar/explorar suas interseções com o educativo para, então, apontar a produtividade teóricoprática e política da articulação entre educação em saúde e estudos de vulnerabilidade. Conclui-se que a necessária renovação das práticas de saúde em geral e, particularmente, das práticas de educação em saúde, pode beneficiar-se grandemente do referencial da vulnerabilidade, na medida em que ele delineia um novo horizonte para situar e articular riscos, “causalidades” e “determinações”, trazendo a saúde – assim como a possibilidade de adoecer – para o campo da vida real, para o mundo dos sujeitos em relação, no qual esses processos ganham sentidos singulares.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-09T01:35:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49532
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-311X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000585283
identifier_str_mv 0102-311X
000585283
url http://hdl.handle.net/10183/49532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 22, n. 6 (jun. 2006), p. 1335-1342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49532/1/000585283.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49532/2/000585283.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49532/3/000585283.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6212bf8f9fd815e9607cae811d765640
2d46e5c1776b8ba56b60ab6c320dbbd3
44d8fd1dca5d72e0f87f9903792aec52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224759059415040