Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Adriane Beatriz Petry
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31818
Resumo: O objetivo deste relato de experiência foi avaliar, através de medidas de avaliação pré e pós-treino, um treinamento de habilidades sociais realizado com vendedores e caixas crediaristas, que apresentavam baixo rendimento nas vendas de artigos do varejo. Participaram nove funcionários de ambos os sexos, sendo sete vendedores e dois caixas crediaristas. O treinamento foi realizado em cinco encontros semanais, com duração de uma hora cada. Como medida de avaliação, foi utilizado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette), bem como um questionário de avaliação do treinamento, respondidos pelos participantes. Os resultados não indicaram diferença significativa nos escores gerais, pois o grupo já tinha um repertório bastante elaborado de habilidades sociais. Entretanto, algumas habilidades consideradas específicas para as vendas obtiveram relevância. Na avaliação de treinamento, os participantes relataram que o treino contribuiu para aumentar a integração e união do grupo, melhorar o relacionamento entre os colegas e promover aprendizagem de novas habilidades.
id UFRGS-2_42e780245a7f0f2baaa9068134f1c948
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31818
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Adriane Beatriz PetryLopes, Fernanda MachadoAraujo, Lisiane Bizarro2011-09-16T09:00:33Z2010http://hdl.handle.net/10183/31818000779163O objetivo deste relato de experiência foi avaliar, através de medidas de avaliação pré e pós-treino, um treinamento de habilidades sociais realizado com vendedores e caixas crediaristas, que apresentavam baixo rendimento nas vendas de artigos do varejo. Participaram nove funcionários de ambos os sexos, sendo sete vendedores e dois caixas crediaristas. O treinamento foi realizado em cinco encontros semanais, com duração de uma hora cada. Como medida de avaliação, foi utilizado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette), bem como um questionário de avaliação do treinamento, respondidos pelos participantes. Os resultados não indicaram diferença significativa nos escores gerais, pois o grupo já tinha um repertório bastante elaborado de habilidades sociais. Entretanto, algumas habilidades consideradas específicas para as vendas obtiveram relevância. Na avaliação de treinamento, os participantes relataram que o treino contribuiu para aumentar a integração e união do grupo, melhorar o relacionamento entre os colegas e promover aprendizagem de novas habilidades.application/pdfporHabilidades sociaisTreinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Clínicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000779163.pdf000779163.pdfTexto completoapplication/pdf263324http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31818/1/000779163.pdf8ad3cdb496afad0d2cfd66545e9de501MD51TEXT000779163.pdf.txt000779163.pdf.txtExtracted Texttext/plain39832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31818/2/000779163.pdf.txt7eb5c381e46191704d609acc4aa9db6aMD52THUMBNAIL000779163.pdf.jpg000779163.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31818/3/000779163.pdf.jpg81e3d6acd7dc91c81f4d86442a0e7a9aMD5310183/318182018-10-11 08:50:25.95oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31818Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:50:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo
title Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo
spellingShingle Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo
Alves, Adriane Beatriz Petry
Habilidades sociais
title_short Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo
title_full Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo
title_fullStr Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo
title_full_unstemmed Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo
title_sort Treinamento de habilidades sociais para vendedores e caixas crediaristas de artigos de varejo
author Alves, Adriane Beatriz Petry
author_facet Alves, Adriane Beatriz Petry
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Adriane Beatriz Petry
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Fernanda Machado
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Araujo, Lisiane Bizarro
contributor_str_mv Lopes, Fernanda Machado
Araujo, Lisiane Bizarro
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
topic Habilidades sociais
description O objetivo deste relato de experiência foi avaliar, através de medidas de avaliação pré e pós-treino, um treinamento de habilidades sociais realizado com vendedores e caixas crediaristas, que apresentavam baixo rendimento nas vendas de artigos do varejo. Participaram nove funcionários de ambos os sexos, sendo sete vendedores e dois caixas crediaristas. O treinamento foi realizado em cinco encontros semanais, com duração de uma hora cada. Como medida de avaliação, foi utilizado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette), bem como um questionário de avaliação do treinamento, respondidos pelos participantes. Os resultados não indicaram diferença significativa nos escores gerais, pois o grupo já tinha um repertório bastante elaborado de habilidades sociais. Entretanto, algumas habilidades consideradas específicas para as vendas obtiveram relevância. Na avaliação de treinamento, os participantes relataram que o treino contribuiu para aumentar a integração e união do grupo, melhorar o relacionamento entre os colegas e promover aprendizagem de novas habilidades.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-16T09:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31818
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000779163
url http://hdl.handle.net/10183/31818
identifier_str_mv 000779163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31818/1/000779163.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31818/2/000779163.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31818/3/000779163.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ad3cdb496afad0d2cfd66545e9de501
7eb5c381e46191704d609acc4aa9db6a
81e3d6acd7dc91c81f4d86442a0e7a9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062564569088