Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Gabriela Walter da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183344
Resumo: O objetivo da pesquisa foi compreender a atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da odontologia. Trata-se de um estudo exploratório de base qualitativa realizado por meio de entrevistas semiestruturadas respondidas por 11 estudantes, 3 professores e 6 preceptores vinculados ao estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos serviços de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos de modo intencional, sendo que os estudantes já deveriam ter concluído o estágio curricular na Atenção Primária à Saúde e os professores e preceptores deveriam estar atuando nesse estágio por um período mínimo de um ano. O método de amostragem utilizado foi o da saturação. A análise do material verbal obtido nas entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (número 18139). Emergiram da análise das entrevistas três categorias: Chegada do estudante ao serviço: o acolhimento e a receptividade do preceptor; Preceptor-professor: a importância da competência didático-pedagógica; Integração teórico-prática: o preceptor enquanto facilitador da integração dos conhecimentos teóricos com a realidade do serviço. Experiências positivas com o preceptor, junto a um profissional considerado ‘competente’, resultam em um modelo de trabalhador para os estudantes. Entende-se o preceptor cirurgião-dentista como o profissional que atua na inserção e a integração do estudante de odontologia na equipe e rotina do serviço de saúde, caracterizando-se pela receptividade e acolhimento a esse estudante, pela competência didático-pedagógica, segurança no trabalho e influencia na construção do pensamento crítico-reflexivo. Recomenda-se a realização de outros estudos qualitativos em diferentes Instituições de Ensino Superior no país, que possam trazer maiores contribuições para a compreensão da atuação do preceptor no ensino da odontologia.
id UFRGS-2_430fba490d2c8b6e428af62028a9490c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183344
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Luz, Gabriela Walter daToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2018-10-16T02:42:59Z2014http://hdl.handle.net/10183/183344000982066O objetivo da pesquisa foi compreender a atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da odontologia. Trata-se de um estudo exploratório de base qualitativa realizado por meio de entrevistas semiestruturadas respondidas por 11 estudantes, 3 professores e 6 preceptores vinculados ao estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos serviços de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos de modo intencional, sendo que os estudantes já deveriam ter concluído o estágio curricular na Atenção Primária à Saúde e os professores e preceptores deveriam estar atuando nesse estágio por um período mínimo de um ano. O método de amostragem utilizado foi o da saturação. A análise do material verbal obtido nas entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (número 18139). Emergiram da análise das entrevistas três categorias: Chegada do estudante ao serviço: o acolhimento e a receptividade do preceptor; Preceptor-professor: a importância da competência didático-pedagógica; Integração teórico-prática: o preceptor enquanto facilitador da integração dos conhecimentos teóricos com a realidade do serviço. Experiências positivas com o preceptor, junto a um profissional considerado ‘competente’, resultam em um modelo de trabalhador para os estudantes. Entende-se o preceptor cirurgião-dentista como o profissional que atua na inserção e a integração do estudante de odontologia na equipe e rotina do serviço de saúde, caracterizando-se pela receptividade e acolhimento a esse estudante, pela competência didático-pedagógica, segurança no trabalho e influencia na construção do pensamento crítico-reflexivo. Recomenda-se a realização de outros estudos qualitativos em diferentes Instituições de Ensino Superior no país, que possam trazer maiores contribuições para a compreensão da atuação do preceptor no ensino da odontologia.The goal of the research was to comprehend the practice of the preceptor dental practitioner of the Primary Care in the dentistry education. An exploratory study of qualitative basis was conducted through semi-structured interviews answered by 11 students, 3 teachers and 6 preceptors bound to the supervised curricular internship of the dentistry graduation of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul at the Primary Care service at the Unified Health System in Porto Alegre. The subjects of the research were chosen intentionally being that students must already have completed the curricular internship at the Primary Care and the teachers and preceptors should be practicing in the internship for at least one year. The sample method employed was of saturation. The verbal material obtained in the interviews was analyzed through Bardin’s method. The Ethics Committee of The Federal University of Rio Grande do Sul (number 18139) approved the study. Emerged from the analysis of the interviews three categories: Students’ arrival in the service: the acceptance and receptivity of the preceptor; the preceptor-teacher: the importance of the didactic-pedagogic competence of the preceptor; Integration between theory and practice: the preceptor as a facilitator of integrating theoretical knowledge and the service reality. Positive experiences with the preceptor along with a professional considered ‘competent’ result in a role model to students. It was understood that the preceptor dental practitioner enables the insertion and integration of the student of dentistry in the team and routine of the health care service, characterized by receptiveness and acceptance to this student, by the didactic-pedagogical competence, security at work and influences in the developing of the critical and reflexive thinking. It is recommended the realization of other qualitative studies in different higher education institutions in the country, that can bring more contributions to comprehend the role of the preceptor in dentistry education.application/pdfporEducação em odontologiaAtenção primária à saúdeEducation, DentalPrimary health careHealth servicesPreceptorQualitative researchAtuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da OdontologiaPractice of the preceptor dental practitioner of the Primary Care in dentistry education info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2014Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982066.pdfTexto completoapplication/pdf445249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183344/1/000982066.pdf9acdcfac471b95c5654516612c3dd104MD51TEXT000982066.pdf.txt000982066.pdf.txtExtracted Texttext/plain53490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183344/2/000982066.pdf.txtaa3cd6b3650c5d358ff403a0d4279a90MD52THUMBNAIL000982066.pdf.jpg000982066.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183344/3/000982066.pdf.jpg9a804bc1c4e991d019e8988380c92f2dMD5310183/1833442018-10-17 02:37:23.413222oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183344Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T05:37:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Practice of the preceptor dental practitioner of the Primary Care in dentistry education
title Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia
spellingShingle Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia
Luz, Gabriela Walter da
Educação em odontologia
Atenção primária à saúde
Education, Dental
Primary health care
Health services
Preceptor
Qualitative research
title_short Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia
title_full Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia
title_fullStr Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia
title_full_unstemmed Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia
title_sort Atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária no ensino da Odontologia
author Luz, Gabriela Walter da
author_facet Luz, Gabriela Walter da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Gabriela Walter da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
contributor_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia
Atenção primária à saúde
topic Educação em odontologia
Atenção primária à saúde
Education, Dental
Primary health care
Health services
Preceptor
Qualitative research
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, Dental
Primary health care
Health services
Preceptor
Qualitative research
description O objetivo da pesquisa foi compreender a atuação do preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da odontologia. Trata-se de um estudo exploratório de base qualitativa realizado por meio de entrevistas semiestruturadas respondidas por 11 estudantes, 3 professores e 6 preceptores vinculados ao estágio curricular supervisionado do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos serviços de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos de modo intencional, sendo que os estudantes já deveriam ter concluído o estágio curricular na Atenção Primária à Saúde e os professores e preceptores deveriam estar atuando nesse estágio por um período mínimo de um ano. O método de amostragem utilizado foi o da saturação. A análise do material verbal obtido nas entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (número 18139). Emergiram da análise das entrevistas três categorias: Chegada do estudante ao serviço: o acolhimento e a receptividade do preceptor; Preceptor-professor: a importância da competência didático-pedagógica; Integração teórico-prática: o preceptor enquanto facilitador da integração dos conhecimentos teóricos com a realidade do serviço. Experiências positivas com o preceptor, junto a um profissional considerado ‘competente’, resultam em um modelo de trabalhador para os estudantes. Entende-se o preceptor cirurgião-dentista como o profissional que atua na inserção e a integração do estudante de odontologia na equipe e rotina do serviço de saúde, caracterizando-se pela receptividade e acolhimento a esse estudante, pela competência didático-pedagógica, segurança no trabalho e influencia na construção do pensamento crítico-reflexivo. Recomenda-se a realização de outros estudos qualitativos em diferentes Instituições de Ensino Superior no país, que possam trazer maiores contribuições para a compreensão da atuação do preceptor no ensino da odontologia.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-16T02:42:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183344
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982066
url http://hdl.handle.net/10183/183344
identifier_str_mv 000982066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183344/1/000982066.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183344/2/000982066.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183344/3/000982066.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9acdcfac471b95c5654516612c3dd104
aa3cd6b3650c5d358ff403a0d4279a90
9a804bc1c4e991d019e8988380c92f2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724650238509056