Análise da mobilidade acadêmica realizada pelos estudantes estrangeiros na UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111947 |
Resumo: | O estudo a seguir apresenta uma pesquisa sobre estudantes estrangeiros na UFRGS, e tem como objetivo principal analisar a experiência de intercâmbio vivenciada por eles. Buscou-se definir o perfil destes estudantes, identificar quais foram os motivos da escolha pela UFRGS, e como a experiência contribuiu para sua vida pessoal e profissional. Através de entrevistas com dois grupos, analisar se houve diferença nos aspectos supracitados entre os participantes do Programa PEC-G e estudantes de mobilidade acadêmica. Por fim, busca avaliar o suporte que os alunos de mobilidade acadêmica tiveram através da RELINTER, principal órgão de apoio a este tipo de programa na UFRGS. O estudo conta com um referencial teórico alinhado à proposta, trazendo conceitos referentes ao surgimento da globalização, o aumento da comunicação e dos fluxos migratórios entre os países, além da internacionalização da educação como forma das instituições se ensino superior tornarem-se competitivas em um mercado global. Aborda também o crescimento dos acordos de cooperação internacional entre países e os benefícios do intercâmbio acadêmico para os indivíduos e a sociedade. A coleta de dados ocorreu nos meses de maio e junho de 2014, com realização de entrevistas em profundidade com 10 estudantes (3 alunos do Programa PEC-G e 7 estudantes de mobilidade acadêmica), e através de pesquisa quantitativa respondida por 73 estudantes em mobilidade acadêmica na UFRGS. Através da análise dos dados coletados, foram identificados os principais motivos de sua escolha pela Universidade, quais foram os impactos do intercâmbio em suas vidas e quais as diferenças na experiência entre os dois grupos amostrais. Baseado em diversos aspectos de sua experiência, foi possível avaliar o quão preparada está a UFRGS, para receber estudantes estrangeiros. Por fim, foram elaboradas sugestões de melhoria em alguns processos relacionados à internacionalização da UFRGS, com base nas percepções do pesquisador durante a elaboração deste trabalho. |
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