Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133497 |
Resumo: | A Educação Física escolar passa por transformação em seus métodos, concepções e enfoques adotados. Alguns autores defendem uma pedagogia com enfoques flexíveis e abordagem lúdica. Outras abordagens optam pelo enfoque tecnicista. O presente trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de planos de aula de graduandos de educação física licenciatura, da UFRGS, em estágio do ensino fundamental, do 3º ao 8º ano, nas instituições de ensino disponibilizadas. A partir dos dados coletados, identificar, através do registro das práticas corporais nos respectivos planos, qual o enfoque aplicado por este grupo, em sua ação docente. Para tanto, se optou pela seguinte categorização: tecnicista, lúdico ou misto. A amostra contou com 181 planos de aula (PA) e 515 práticas corporais (PC), neles inseridas. A análise dos dados indica que 15% das práticas corporais, são realizadas na Parte Inicial (PI); 72%, feitas na Parte Principal (PP); e 13%, na Parte Final (PF). Na PI, 72% das PC apresentadas, teve enfoque lúdico, ficando o tecnicista com 18% e o misto com 10%. Na PP, lúdico 47%, o tecnicista recebeu 33% e o misto 20%. Enfim, na PF, o lúdico obteve 80% das PC, ficando para o tecnicista e o misto, 9% e 11%, respectivamente. Considerando os resultados da análise obtidos neste grupo, o enfoque lúdico recebeu destaque com 56%, ou 286 práticas corporais, de 515. Se, contabilizarmos mais os 17%, ou 89 PC do misto, os graduandos que aplicam em suas PC um enfoque com ludicidade, atingem a significativa marca de 73%, ou 375 de 515 práticas corporais, aproximadamente ¾, restando 27% das práticas corporais exclusivamente com enfoque tecnicista. Diante de embasamento no referencial e dos resultados das amostras obtidos neste grupo investigado, indica-se que, o tema lúdico mostrou-se consideravelmente utilizado pelos graduandos da UFRGS, em seus estágios. |
id |
UFRGS-2_43356e62b40198c96460c264ad84931d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133497 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kich, FábioGoncalves, Clezio Jose dos Santos2016-03-09T02:06:07Z2015http://hdl.handle.net/10183/133497000984068A Educação Física escolar passa por transformação em seus métodos, concepções e enfoques adotados. Alguns autores defendem uma pedagogia com enfoques flexíveis e abordagem lúdica. Outras abordagens optam pelo enfoque tecnicista. O presente trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de planos de aula de graduandos de educação física licenciatura, da UFRGS, em estágio do ensino fundamental, do 3º ao 8º ano, nas instituições de ensino disponibilizadas. A partir dos dados coletados, identificar, através do registro das práticas corporais nos respectivos planos, qual o enfoque aplicado por este grupo, em sua ação docente. Para tanto, se optou pela seguinte categorização: tecnicista, lúdico ou misto. A amostra contou com 181 planos de aula (PA) e 515 práticas corporais (PC), neles inseridas. A análise dos dados indica que 15% das práticas corporais, são realizadas na Parte Inicial (PI); 72%, feitas na Parte Principal (PP); e 13%, na Parte Final (PF). Na PI, 72% das PC apresentadas, teve enfoque lúdico, ficando o tecnicista com 18% e o misto com 10%. Na PP, lúdico 47%, o tecnicista recebeu 33% e o misto 20%. Enfim, na PF, o lúdico obteve 80% das PC, ficando para o tecnicista e o misto, 9% e 11%, respectivamente. Considerando os resultados da análise obtidos neste grupo, o enfoque lúdico recebeu destaque com 56%, ou 286 práticas corporais, de 515. Se, contabilizarmos mais os 17%, ou 89 PC do misto, os graduandos que aplicam em suas PC um enfoque com ludicidade, atingem a significativa marca de 73%, ou 375 de 515 práticas corporais, aproximadamente ¾, restando 27% das práticas corporais exclusivamente com enfoque tecnicista. Diante de embasamento no referencial e dos resultados das amostras obtidos neste grupo investigado, indica-se que, o tema lúdico mostrou-se consideravelmente utilizado pelos graduandos da UFRGS, em seus estágios.application/pdfporEducação física e treinamentoPráticas corporaisPráticas corporais nos estágios de educação física da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984068.pdf000984068.pdfTexto completoapplication/pdf469838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/1/000984068.pdfda3ad5c8bddd4132cfa76309cb52320dMD51TEXT000984068.pdf.txt000984068.pdf.txtExtracted Texttext/plain66832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/2/000984068.pdf.txt15a6aa8c4dd5797ffd72fcad3a2db6dcMD52THUMBNAIL000984068.pdf.jpg000984068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/3/000984068.pdf.jpg6d46bb12f4dfe0868e31dd364a7a8225MD5310183/1334972018-10-26 09:57:15.557oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133497Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:57:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS |
title |
Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS |
spellingShingle |
Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS Kich, Fábio Educação física e treinamento Práticas corporais |
title_short |
Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS |
title_full |
Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS |
title_fullStr |
Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS |
title_sort |
Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS |
author |
Kich, Fábio |
author_facet |
Kich, Fábio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kich, Fábio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goncalves, Clezio Jose dos Santos |
contributor_str_mv |
Goncalves, Clezio Jose dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física e treinamento Práticas corporais |
topic |
Educação física e treinamento Práticas corporais |
description |
A Educação Física escolar passa por transformação em seus métodos, concepções e enfoques adotados. Alguns autores defendem uma pedagogia com enfoques flexíveis e abordagem lúdica. Outras abordagens optam pelo enfoque tecnicista. O presente trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de planos de aula de graduandos de educação física licenciatura, da UFRGS, em estágio do ensino fundamental, do 3º ao 8º ano, nas instituições de ensino disponibilizadas. A partir dos dados coletados, identificar, através do registro das práticas corporais nos respectivos planos, qual o enfoque aplicado por este grupo, em sua ação docente. Para tanto, se optou pela seguinte categorização: tecnicista, lúdico ou misto. A amostra contou com 181 planos de aula (PA) e 515 práticas corporais (PC), neles inseridas. A análise dos dados indica que 15% das práticas corporais, são realizadas na Parte Inicial (PI); 72%, feitas na Parte Principal (PP); e 13%, na Parte Final (PF). Na PI, 72% das PC apresentadas, teve enfoque lúdico, ficando o tecnicista com 18% e o misto com 10%. Na PP, lúdico 47%, o tecnicista recebeu 33% e o misto 20%. Enfim, na PF, o lúdico obteve 80% das PC, ficando para o tecnicista e o misto, 9% e 11%, respectivamente. Considerando os resultados da análise obtidos neste grupo, o enfoque lúdico recebeu destaque com 56%, ou 286 práticas corporais, de 515. Se, contabilizarmos mais os 17%, ou 89 PC do misto, os graduandos que aplicam em suas PC um enfoque com ludicidade, atingem a significativa marca de 73%, ou 375 de 515 práticas corporais, aproximadamente ¾, restando 27% das práticas corporais exclusivamente com enfoque tecnicista. Diante de embasamento no referencial e dos resultados das amostras obtidos neste grupo investigado, indica-se que, o tema lúdico mostrou-se consideravelmente utilizado pelos graduandos da UFRGS, em seus estágios. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-09T02:06:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133497 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984068 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133497 |
identifier_str_mv |
000984068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/1/000984068.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/2/000984068.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/3/000984068.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da3ad5c8bddd4132cfa76309cb52320d 15a6aa8c4dd5797ffd72fcad3a2db6dc 6d46bb12f4dfe0868e31dd364a7a8225 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447162723500032 |