Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kich, Fábio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133497
Resumo: A Educação Física escolar passa por transformação em seus métodos, concepções e enfoques adotados. Alguns autores defendem uma pedagogia com enfoques flexíveis e abordagem lúdica. Outras abordagens optam pelo enfoque tecnicista. O presente trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de planos de aula de graduandos de educação física licenciatura, da UFRGS, em estágio do ensino fundamental, do 3º ao 8º ano, nas instituições de ensino disponibilizadas. A partir dos dados coletados, identificar, através do registro das práticas corporais nos respectivos planos, qual o enfoque aplicado por este grupo, em sua ação docente. Para tanto, se optou pela seguinte categorização: tecnicista, lúdico ou misto. A amostra contou com 181 planos de aula (PA) e 515 práticas corporais (PC), neles inseridas. A análise dos dados indica que 15% das práticas corporais, são realizadas na Parte Inicial (PI); 72%, feitas na Parte Principal (PP); e 13%, na Parte Final (PF). Na PI, 72% das PC apresentadas, teve enfoque lúdico, ficando o tecnicista com 18% e o misto com 10%. Na PP, lúdico 47%, o tecnicista recebeu 33% e o misto 20%. Enfim, na PF, o lúdico obteve 80% das PC, ficando para o tecnicista e o misto, 9% e 11%, respectivamente. Considerando os resultados da análise obtidos neste grupo, o enfoque lúdico recebeu destaque com 56%, ou 286 práticas corporais, de 515. Se, contabilizarmos mais os 17%, ou 89 PC do misto, os graduandos que aplicam em suas PC um enfoque com ludicidade, atingem a significativa marca de 73%, ou 375 de 515 práticas corporais, aproximadamente ¾, restando 27% das práticas corporais exclusivamente com enfoque tecnicista. Diante de embasamento no referencial e dos resultados das amostras obtidos neste grupo investigado, indica-se que, o tema lúdico mostrou-se consideravelmente utilizado pelos graduandos da UFRGS, em seus estágios.
id UFRGS-2_43356e62b40198c96460c264ad84931d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133497
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kich, FábioGoncalves, Clezio Jose dos Santos2016-03-09T02:06:07Z2015http://hdl.handle.net/10183/133497000984068A Educação Física escolar passa por transformação em seus métodos, concepções e enfoques adotados. Alguns autores defendem uma pedagogia com enfoques flexíveis e abordagem lúdica. Outras abordagens optam pelo enfoque tecnicista. O presente trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de planos de aula de graduandos de educação física licenciatura, da UFRGS, em estágio do ensino fundamental, do 3º ao 8º ano, nas instituições de ensino disponibilizadas. A partir dos dados coletados, identificar, através do registro das práticas corporais nos respectivos planos, qual o enfoque aplicado por este grupo, em sua ação docente. Para tanto, se optou pela seguinte categorização: tecnicista, lúdico ou misto. A amostra contou com 181 planos de aula (PA) e 515 práticas corporais (PC), neles inseridas. A análise dos dados indica que 15% das práticas corporais, são realizadas na Parte Inicial (PI); 72%, feitas na Parte Principal (PP); e 13%, na Parte Final (PF). Na PI, 72% das PC apresentadas, teve enfoque lúdico, ficando o tecnicista com 18% e o misto com 10%. Na PP, lúdico 47%, o tecnicista recebeu 33% e o misto 20%. Enfim, na PF, o lúdico obteve 80% das PC, ficando para o tecnicista e o misto, 9% e 11%, respectivamente. Considerando os resultados da análise obtidos neste grupo, o enfoque lúdico recebeu destaque com 56%, ou 286 práticas corporais, de 515. Se, contabilizarmos mais os 17%, ou 89 PC do misto, os graduandos que aplicam em suas PC um enfoque com ludicidade, atingem a significativa marca de 73%, ou 375 de 515 práticas corporais, aproximadamente ¾, restando 27% das práticas corporais exclusivamente com enfoque tecnicista. Diante de embasamento no referencial e dos resultados das amostras obtidos neste grupo investigado, indica-se que, o tema lúdico mostrou-se consideravelmente utilizado pelos graduandos da UFRGS, em seus estágios.application/pdfporEducação física e treinamentoPráticas corporaisPráticas corporais nos estágios de educação física da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984068.pdf000984068.pdfTexto completoapplication/pdf469838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/1/000984068.pdfda3ad5c8bddd4132cfa76309cb52320dMD51TEXT000984068.pdf.txt000984068.pdf.txtExtracted Texttext/plain66832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/2/000984068.pdf.txt15a6aa8c4dd5797ffd72fcad3a2db6dcMD52THUMBNAIL000984068.pdf.jpg000984068.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/3/000984068.pdf.jpg6d46bb12f4dfe0868e31dd364a7a8225MD5310183/1334972018-10-26 09:57:15.557oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133497Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:57:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
title Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
spellingShingle Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
Kich, Fábio
Educação física e treinamento
Práticas corporais
title_short Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
title_full Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
title_fullStr Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
title_full_unstemmed Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
title_sort Práticas corporais nos estágios de educação física da UFRGS
author Kich, Fábio
author_facet Kich, Fábio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kich, Fábio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goncalves, Clezio Jose dos Santos
contributor_str_mv Goncalves, Clezio Jose dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física e treinamento
Práticas corporais
topic Educação física e treinamento
Práticas corporais
description A Educação Física escolar passa por transformação em seus métodos, concepções e enfoques adotados. Alguns autores defendem uma pedagogia com enfoques flexíveis e abordagem lúdica. Outras abordagens optam pelo enfoque tecnicista. O presente trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de planos de aula de graduandos de educação física licenciatura, da UFRGS, em estágio do ensino fundamental, do 3º ao 8º ano, nas instituições de ensino disponibilizadas. A partir dos dados coletados, identificar, através do registro das práticas corporais nos respectivos planos, qual o enfoque aplicado por este grupo, em sua ação docente. Para tanto, se optou pela seguinte categorização: tecnicista, lúdico ou misto. A amostra contou com 181 planos de aula (PA) e 515 práticas corporais (PC), neles inseridas. A análise dos dados indica que 15% das práticas corporais, são realizadas na Parte Inicial (PI); 72%, feitas na Parte Principal (PP); e 13%, na Parte Final (PF). Na PI, 72% das PC apresentadas, teve enfoque lúdico, ficando o tecnicista com 18% e o misto com 10%. Na PP, lúdico 47%, o tecnicista recebeu 33% e o misto 20%. Enfim, na PF, o lúdico obteve 80% das PC, ficando para o tecnicista e o misto, 9% e 11%, respectivamente. Considerando os resultados da análise obtidos neste grupo, o enfoque lúdico recebeu destaque com 56%, ou 286 práticas corporais, de 515. Se, contabilizarmos mais os 17%, ou 89 PC do misto, os graduandos que aplicam em suas PC um enfoque com ludicidade, atingem a significativa marca de 73%, ou 375 de 515 práticas corporais, aproximadamente ¾, restando 27% das práticas corporais exclusivamente com enfoque tecnicista. Diante de embasamento no referencial e dos resultados das amostras obtidos neste grupo investigado, indica-se que, o tema lúdico mostrou-se consideravelmente utilizado pelos graduandos da UFRGS, em seus estágios.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-09T02:06:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133497
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984068
url http://hdl.handle.net/10183/133497
identifier_str_mv 000984068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/1/000984068.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/2/000984068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133497/3/000984068.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da3ad5c8bddd4132cfa76309cb52320d
15a6aa8c4dd5797ffd72fcad3a2db6dc
6d46bb12f4dfe0868e31dd364a7a8225
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447162723500032