O currículo cultural da Educação Física e os significados das práticas corporais: análise de uma prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro Neta, Abília Ana Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Boa Sorte, Drieli Fernandes, Borges de Oliveira, Glaurea Nádia, Costa Cardoso, Berta Leni, Santana Cruz, Marlon Messias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55046
Resumo: Esta investigação objetivou analisar as possíveis marcas do currículo cultural da Educação Física no modo como os alunos se relacionam com os significados das práticas corporais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, consubstanciada por uma intervenção pedagógica. Os sujeitos desta pesquisa foram os alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública do município de Guanambi-BA. É possível inferir que a problematização dos significados conferidos às práticas corporais tematizadas criou condições para hibridizar discursos e intercambiar conhecimentos. As significações inicialmente atribuídas às práticas investigadas foram sendo desestabilizadas, conquanto a legitimação dessa abertura dependa de circunstâncias que transcendem os limites da escola.
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