O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Roberta da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235388
Resumo: Este trabalho analisa dissertações produzidas por professores/as da Educação Básica, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), entre os anos de 2016 e 2021, sobre o tema do ensino da ditadura civil-militar brasileira. Apresenta uma síntese dessas produções com o objetivo de identificar as discussões e as contribuições das pesquisas para os debates sobre a temática. A análise foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de pesquisa levantados pelos/as professores/as pesquisadores/as, os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações e as chamadas dimensões propositivas. Observou-se que os/as professores/as têm produzido trabalhos que ampliam as possibilidades de recursos didáticos para o ensino da História da ditadura civil-militar brasileira, lançando mão de arcabouços teórico e metodológicos que possibilitem a aprendizagem crítica dos/as alunos/as. Há uma evidente preocupação com um ensino de História capaz de fortalecer os valores democráticos, o conceito de cidadania, de democracia e as liberdades individuais e coletivas, bem como a identificação da necessidade de conscientização sobre os Direitos Humanos. Percebeu-se que os/as professores/as têm proposto atividades que aproximem os estudantes do método historiográfico para que, dessa forma, aprendam a fazer uma leitura crítica da sociedade em que vivem.
id UFRGS-2_43bf7145c421ee7818eed6dc91e0a89e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235388
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morais, Roberta da SilvaBauer, Caroline Silveira2022-02-19T04:42:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/235388001136775Este trabalho analisa dissertações produzidas por professores/as da Educação Básica, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), entre os anos de 2016 e 2021, sobre o tema do ensino da ditadura civil-militar brasileira. Apresenta uma síntese dessas produções com o objetivo de identificar as discussões e as contribuições das pesquisas para os debates sobre a temática. A análise foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de pesquisa levantados pelos/as professores/as pesquisadores/as, os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações e as chamadas dimensões propositivas. Observou-se que os/as professores/as têm produzido trabalhos que ampliam as possibilidades de recursos didáticos para o ensino da História da ditadura civil-militar brasileira, lançando mão de arcabouços teórico e metodológicos que possibilitem a aprendizagem crítica dos/as alunos/as. Há uma evidente preocupação com um ensino de História capaz de fortalecer os valores democráticos, o conceito de cidadania, de democracia e as liberdades individuais e coletivas, bem como a identificação da necessidade de conscientização sobre os Direitos Humanos. Percebeu-se que os/as professores/as têm proposto atividades que aproximem os estudantes do método historiográfico para que, dessa forma, aprendam a fazer uma leitura crítica da sociedade em que vivem.application/pdfporEnsino de históriaDitadura civil-militarMestrado profissionalO ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021História: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136775.pdf.txt001136775.pdf.txtExtracted Texttext/plain61668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235388/2/001136775.pdf.txt6058cc1722c9f875514c6bac17c1efb0MD52ORIGINAL001136775.pdfTexto completoapplication/pdf391844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235388/1/001136775.pdfe5b7fcd2d43f1319aca5806d4fe25d1eMD5110183/2353882022-08-06 04:50:13.362432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235388Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
title O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
spellingShingle O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
Morais, Roberta da Silva
Ensino de história
Ditadura civil-militar
Mestrado profissional
title_short O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
title_full O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
title_fullStr O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
title_full_unstemmed O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
title_sort O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
author Morais, Roberta da Silva
author_facet Morais, Roberta da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Roberta da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bauer, Caroline Silveira
contributor_str_mv Bauer, Caroline Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Ditadura civil-militar
Mestrado profissional
topic Ensino de história
Ditadura civil-militar
Mestrado profissional
description Este trabalho analisa dissertações produzidas por professores/as da Educação Básica, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), entre os anos de 2016 e 2021, sobre o tema do ensino da ditadura civil-militar brasileira. Apresenta uma síntese dessas produções com o objetivo de identificar as discussões e as contribuições das pesquisas para os debates sobre a temática. A análise foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de pesquisa levantados pelos/as professores/as pesquisadores/as, os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações e as chamadas dimensões propositivas. Observou-se que os/as professores/as têm produzido trabalhos que ampliam as possibilidades de recursos didáticos para o ensino da História da ditadura civil-militar brasileira, lançando mão de arcabouços teórico e metodológicos que possibilitem a aprendizagem crítica dos/as alunos/as. Há uma evidente preocupação com um ensino de História capaz de fortalecer os valores democráticos, o conceito de cidadania, de democracia e as liberdades individuais e coletivas, bem como a identificação da necessidade de conscientização sobre os Direitos Humanos. Percebeu-se que os/as professores/as têm proposto atividades que aproximem os estudantes do método historiográfico para que, dessa forma, aprendam a fazer uma leitura crítica da sociedade em que vivem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-19T04:42:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235388
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136775
url http://hdl.handle.net/10183/235388
identifier_str_mv 001136775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235388/2/001136775.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235388/1/001136775.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6058cc1722c9f875514c6bac17c1efb0
e5b7fcd2d43f1319aca5806d4fe25d1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224621411794944