O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235388 |
Resumo: | Este trabalho analisa dissertações produzidas por professores/as da Educação Básica, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), entre os anos de 2016 e 2021, sobre o tema do ensino da ditadura civil-militar brasileira. Apresenta uma síntese dessas produções com o objetivo de identificar as discussões e as contribuições das pesquisas para os debates sobre a temática. A análise foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de pesquisa levantados pelos/as professores/as pesquisadores/as, os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações e as chamadas dimensões propositivas. Observou-se que os/as professores/as têm produzido trabalhos que ampliam as possibilidades de recursos didáticos para o ensino da História da ditadura civil-militar brasileira, lançando mão de arcabouços teórico e metodológicos que possibilitem a aprendizagem crítica dos/as alunos/as. Há uma evidente preocupação com um ensino de História capaz de fortalecer os valores democráticos, o conceito de cidadania, de democracia e as liberdades individuais e coletivas, bem como a identificação da necessidade de conscientização sobre os Direitos Humanos. Percebeu-se que os/as professores/as têm proposto atividades que aproximem os estudantes do método historiográfico para que, dessa forma, aprendam a fazer uma leitura crítica da sociedade em que vivem. |
id |
UFRGS-2_43bf7145c421ee7818eed6dc91e0a89e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235388 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Morais, Roberta da SilvaBauer, Caroline Silveira2022-02-19T04:42:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/235388001136775Este trabalho analisa dissertações produzidas por professores/as da Educação Básica, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), entre os anos de 2016 e 2021, sobre o tema do ensino da ditadura civil-militar brasileira. Apresenta uma síntese dessas produções com o objetivo de identificar as discussões e as contribuições das pesquisas para os debates sobre a temática. A análise foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de pesquisa levantados pelos/as professores/as pesquisadores/as, os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações e as chamadas dimensões propositivas. Observou-se que os/as professores/as têm produzido trabalhos que ampliam as possibilidades de recursos didáticos para o ensino da História da ditadura civil-militar brasileira, lançando mão de arcabouços teórico e metodológicos que possibilitem a aprendizagem crítica dos/as alunos/as. Há uma evidente preocupação com um ensino de História capaz de fortalecer os valores democráticos, o conceito de cidadania, de democracia e as liberdades individuais e coletivas, bem como a identificação da necessidade de conscientização sobre os Direitos Humanos. Percebeu-se que os/as professores/as têm proposto atividades que aproximem os estudantes do método historiográfico para que, dessa forma, aprendam a fazer uma leitura crítica da sociedade em que vivem.application/pdfporEnsino de históriaDitadura civil-militarMestrado profissionalO ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021História: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136775.pdf.txt001136775.pdf.txtExtracted Texttext/plain61668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235388/2/001136775.pdf.txt6058cc1722c9f875514c6bac17c1efb0MD52ORIGINAL001136775.pdfTexto completoapplication/pdf391844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235388/1/001136775.pdfe5b7fcd2d43f1319aca5806d4fe25d1eMD5110183/2353882022-08-06 04:50:13.362432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235388Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021) |
title |
O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021) |
spellingShingle |
O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021) Morais, Roberta da Silva Ensino de história Ditadura civil-militar Mestrado profissional |
title_short |
O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021) |
title_full |
O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021) |
title_fullStr |
O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021) |
title_full_unstemmed |
O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021) |
title_sort |
O ensino da ditadura civil-militar brasileira : um olhar sobre as dissertações do profhistória (2016-2021) |
author |
Morais, Roberta da Silva |
author_facet |
Morais, Roberta da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Roberta da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bauer, Caroline Silveira |
contributor_str_mv |
Bauer, Caroline Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Ditadura civil-militar Mestrado profissional |
topic |
Ensino de história Ditadura civil-militar Mestrado profissional |
description |
Este trabalho analisa dissertações produzidas por professores/as da Educação Básica, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), entre os anos de 2016 e 2021, sobre o tema do ensino da ditadura civil-militar brasileira. Apresenta uma síntese dessas produções com o objetivo de identificar as discussões e as contribuições das pesquisas para os debates sobre a temática. A análise foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de pesquisa levantados pelos/as professores/as pesquisadores/as, os referenciais teóricos que subsidiaram as investigações e as chamadas dimensões propositivas. Observou-se que os/as professores/as têm produzido trabalhos que ampliam as possibilidades de recursos didáticos para o ensino da História da ditadura civil-militar brasileira, lançando mão de arcabouços teórico e metodológicos que possibilitem a aprendizagem crítica dos/as alunos/as. Há uma evidente preocupação com um ensino de História capaz de fortalecer os valores democráticos, o conceito de cidadania, de democracia e as liberdades individuais e coletivas, bem como a identificação da necessidade de conscientização sobre os Direitos Humanos. Percebeu-se que os/as professores/as têm proposto atividades que aproximem os estudantes do método historiográfico para que, dessa forma, aprendam a fazer uma leitura crítica da sociedade em que vivem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-19T04:42:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235388 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136775 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235388 |
identifier_str_mv |
001136775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235388/2/001136775.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235388/1/001136775.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6058cc1722c9f875514c6bac17c1efb0 e5b7fcd2d43f1319aca5806d4fe25d1e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224621411794944 |