CAVE desktop para jogos 3D em primeira pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roman, Fernando José
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26342
Resumo: Os jogos estão por toda a parte, e com a sensível melhora nos gráficos nos últimos anos, um novo desafio é o de criar interfaces melhores que ampliem a experiência sensorial dos jogadores. Nesse contexto, este trabalho propõe um sistema de CAVE para desktop fazendo uso de três monitores com calibração dinâmica do posicionamento e da angulação entre eles. A hipótese estudada é de que tal sistema ofereça uma ampliação da visão periférica de jogadores em um jogo 3D de tiro em primeira pessoa, o que eventualmente traria benefícios à performance do jogador. Na implementação foram utilizadas técnicas de realidade aumentada e visão computacional para fazer a calibração dos monitores. Bibliotecas gráficas (ARToolkit e OpenGL) foram utilizadas para detectar e calibrar os monitores em um espaço 3D e descobrir os ângulos entre eles. O jogo aberto AssaultCube foi modificado para suportar os três monitores e os ângulos entre eles. Este jogo ofereceu diversão e com ele foram feitos testes de adaptação do sistema proposto com o jogador. Os testes evidenciaram uma melhora na performance ao constatarem que o jogador move menos o mouse para olhar para os lados e consegue identificar inimigos como mais facilidade, uma vez que o campo de visão é maior.
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