O ensino de ciências como prática pedagógica no museu : a experiência no Museu Entomológico Fritz Plaumann

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martello, Caroline
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197001
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar como a mediação fundamentada no referencial CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), por meio da coleção de entomologia do Museu Entomológico Fritz Plaumann, pode contribuir para o ensino e aprendizagem sobre insetos com vistas à alfabetização científica dos indivíduos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida com os estudantes do 7º ano de uma escola pública de Santa Catarina, realizando-se as seguintes etapas: aplicação de questionário, desenvolvimento e aplicação da mediação com enfoque CTS com os estudantes e gravação da mediação. Os resultados demonstraram que a mediação CTS no museu de ciências naturais, transposta para a relação de ensino e aprendizagem de insetos, contribuiu significativamente para a apropriação dos conhecimentos por parte dos estudantes, além de permitir um olhar mais crítico sobre a prática do mediador.
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spelling Martello, CarolineTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2019-07-17T02:36:15Z20182238-8079http://hdl.handle.net/10183/197001001097530Este artigo teve como objetivo analisar como a mediação fundamentada no referencial CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), por meio da coleção de entomologia do Museu Entomológico Fritz Plaumann, pode contribuir para o ensino e aprendizagem sobre insetos com vistas à alfabetização científica dos indivíduos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida com os estudantes do 7º ano de uma escola pública de Santa Catarina, realizando-se as seguintes etapas: aplicação de questionário, desenvolvimento e aplicação da mediação com enfoque CTS com os estudantes e gravação da mediação. Os resultados demonstraram que a mediação CTS no museu de ciências naturais, transposta para a relação de ensino e aprendizagem de insetos, contribuiu significativamente para a apropriação dos conhecimentos por parte dos estudantes, além de permitir um olhar mais crítico sobre a prática do mediador.This article aims to analyze how the mediation based on the CTS (Science, Technology and Society) referential, held in the entomology collection of the Entomological Museum Fritz Plaumann, can contribute to the teaching and learning about insects with a view to the scientific literacy of individuals. It is a qualitative research and it is characterized as an action research, developed with 7th grade students from a public school in Santa Catarina, performing the following steps: questionnaire application, development and application of mediation using CTS focus with the students and mediation recording. The results showed that the CTS mediation in the natural science museum, transposed to the teaching and learning relation of insects, contributed significantly to the appropriation of knowledge by the students, in addition to allowing a more critical view at the practice of the mediator.application/pdfporRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, RN. Vol. 4, n. 12 (nov. 2018), p. 517-530Ensino e aprendizagemEducação em museusCTS approachEducation in museumsScienceO ensino de ciências como prática pedagógica no museu : a experiência no Museu Entomológico Fritz PlaumannThe teaching of science as a pedagogical practice at the museum: the experience at Entomological Museum Fritz Plaumanninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097530.pdf.txt001097530.pdf.txtExtracted Texttext/plain49805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197001/2/001097530.pdf.txtcc6ab891d2ae473397022f7e316d7dd6MD52ORIGINAL001097530.pdfTexto completoapplication/pdf268785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197001/1/001097530.pdf3a9fb3ab38dd636f5878d16da698fba8MD5110183/1970012022-07-22 04:53:55.150608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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