Educação museal e enfoque CTS : reflexões sobre a prática educativa no Museu Entomológico Fritz Plaumann

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martello, Caroline
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188205
Resumo: A presente dissertação foi orientada com o objetivo geral de refletir sobre a mediação humana como recurso da Educação Museal, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) com vistas à alfabetização Científica no Museu Entomológico Fritz Plaumann (MEFP), vinculado a Fundação Cultural de Seara e localizado na zona rural do município de Seara, estado de Santa Catarina (SC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou material empírico-analítico obtido a partir de entrevista semiestruturada, realizada com o mediador atuante no museu acima mencionado, observação não participativa das visitas de grupos escolares ao museu e intervenção por meio de estruturação e aplicação de mediação humana com referencial CTS com uma turma de sétimo ano de uma escola pública. A mediação teve como método o objeto gerador para demarcar a interação entre mediador e visitantes. Buscou-se, com esse trabalho, produzir reflexões sobre possibilidades da educação museal com enfoque CTS e fornecer subsídios teóricos para mediadores melhorarem suas práticas. Evidenciamos a necessidade de fortalecimento desse campo que reconhecemos como estando em grande expansão.
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