Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartstein, Cristiane Lopes Nunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134032
Resumo: O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015.
id UFRGS-2_442ddce7de1e69922a9647cd7994aafc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134032
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hartstein, Cristiane Lopes NunesDeus, Sandra de Fatima Batista de2016-03-19T02:05:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/134032000979594O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015.This work is a study about radio appearance in Brazil, its importance to the educational process throughout Brazilian history and how today, schools are entering this media in the teaching- learning process. To verify this process, a theoretical study will be presented on educational radio, the radio service of education, school radio, the written and oral genres and a case study of how developed the School Radio project in the municipal Porto Alegre through the Municipal School of Basic Education Councilman Carlos Person of Brum. After the case study, that will be of a qualitative nature, because it will be divided into research, interviews, observations and collection of materials produced by the staff of radio, a reflection on what has been developed in Radio Brum will be presented , as well as proposals for the development of work on written and oral genres that favors , radio , working with the language in the second half 2015.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Língua portuguesaRadiodifusão educativaGênero textualEducational radioSchool radioTextual genresTeachingLearningRádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979594.pdf000979594.pdfTexto completoapplication/pdf188825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/1/000979594.pdfa4b888a99c87e4c7404fd3a3cc22a1e4MD51TEXT000979594.pdf.txt000979594.pdf.txtExtracted Texttext/plain92488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/2/000979594.pdf.txt49f3586e76890a7a688a45631422b033MD52THUMBNAIL000979594.pdf.jpg000979594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/3/000979594.pdf.jpg8d74d4b6f0b5587ebaff0e2c4692673fMD5310183/1340322018-10-29 07:45:26.907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134032Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
spellingShingle Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
Hartstein, Cristiane Lopes Nunes
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Radiodifusão educativa
Gênero textual
Educational radio
School radio
Textual genres
Teaching
Learning
title_short Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title_full Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title_fullStr Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
title_sort Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
author Hartstein, Cristiane Lopes Nunes
author_facet Hartstein, Cristiane Lopes Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartstein, Cristiane Lopes Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
contributor_str_mv Deus, Sandra de Fatima Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Radiodifusão educativa
Gênero textual
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Radiodifusão educativa
Gênero textual
Educational radio
School radio
Textual genres
Teaching
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational radio
School radio
Textual genres
Teaching
Learning
description O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134032
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979594
url http://hdl.handle.net/10183/134032
identifier_str_mv 000979594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/1/000979594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/2/000979594.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/3/000979594.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4b888a99c87e4c7404fd3a3cc22a1e4
49f3586e76890a7a688a45631422b033
8d74d4b6f0b5587ebaff0e2c4692673f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501299511296