Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134032 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015. |
id |
UFRGS-2_442ddce7de1e69922a9647cd7994aafc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134032 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hartstein, Cristiane Lopes NunesDeus, Sandra de Fatima Batista de2016-03-19T02:05:01Z2015http://hdl.handle.net/10183/134032000979594O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015.This work is a study about radio appearance in Brazil, its importance to the educational process throughout Brazilian history and how today, schools are entering this media in the teaching- learning process. To verify this process, a theoretical study will be presented on educational radio, the radio service of education, school radio, the written and oral genres and a case study of how developed the School Radio project in the municipal Porto Alegre through the Municipal School of Basic Education Councilman Carlos Person of Brum. After the case study, that will be of a qualitative nature, because it will be divided into research, interviews, observations and collection of materials produced by the staff of radio, a reflection on what has been developed in Radio Brum will be presented , as well as proposals for the development of work on written and oral genres that favors , radio , working with the language in the second half 2015.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Língua portuguesaRadiodifusão educativaGênero textualEducational radioSchool radioTextual genresTeachingLearningRádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979594.pdf000979594.pdfTexto completoapplication/pdf188825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/1/000979594.pdfa4b888a99c87e4c7404fd3a3cc22a1e4MD51TEXT000979594.pdf.txt000979594.pdf.txtExtracted Texttext/plain92488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/2/000979594.pdf.txt49f3586e76890a7a688a45631422b033MD52THUMBNAIL000979594.pdf.jpg000979594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/3/000979594.pdf.jpg8d74d4b6f0b5587ebaff0e2c4692673fMD5310183/1340322018-10-29 07:45:26.907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134032Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa |
title |
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa Hartstein, Cristiane Lopes Nunes Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua portuguesa Radiodifusão educativa Gênero textual Educational radio School radio Textual genres Teaching Learning |
title_short |
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa |
title_full |
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa |
title_sort |
Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa |
author |
Hartstein, Cristiane Lopes Nunes |
author_facet |
Hartstein, Cristiane Lopes Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hartstein, Cristiane Lopes Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Deus, Sandra de Fatima Batista de |
contributor_str_mv |
Deus, Sandra de Fatima Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua portuguesa Radiodifusão educativa Gênero textual |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Língua portuguesa Radiodifusão educativa Gênero textual Educational radio School radio Textual genres Teaching Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational radio School radio Textual genres Teaching Learning |
description |
O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:05:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134032 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000979594 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134032 |
identifier_str_mv |
000979594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/1/000979594.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/2/000979594.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134032/3/000979594.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4b888a99c87e4c7404fd3a3cc22a1e4 49f3586e76890a7a688a45631422b033 8d74d4b6f0b5587ebaff0e2c4692673f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501299511296 |