Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loeser, Shirlei Wagner
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133883
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a escola, bem como da necessidade de uma prática pedagógica eficiente, que use os recursos tecnológicos, a fim de desenvolver competências pertinentes aos alunos de hoje. A pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa apresenta dados importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica que deve visar os multiletramentos e o trabalho com os gêneros textuais digitais e as TICs.
id UFRGS-2_4fae8ce08182affe392adc7049e5faf6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133883
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loeser, Shirlei WagnerHahn, Raquel Usevicius2016-03-16T02:06:18Z2015http://hdl.handle.net/10183/133883000982339Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a escola, bem como da necessidade de uma prática pedagógica eficiente, que use os recursos tecnológicos, a fim de desenvolver competências pertinentes aos alunos de hoje. A pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa apresenta dados importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica que deve visar os multiletramentos e o trabalho com os gêneros textuais digitais e as TICs.This work has as objective search into the pedagogical practice by Portuguese teachers, in terms of their work with digital textual genres and technological resources. It starts by a concept of literacy, to present the current view of multiliteracies, approached by Rojo. It presents an overview about textual genres, formulated by Bakhtin, and specifies the emerging digital textual genres, based on Marcuschi. It is about the current relationship between information and communication technologies (TICs) and the school, as well as the necessity of an efficient pedagogical practice using technological resources in order to develop relevant abilities to today’s students. The research made with Portuguese teachers presents important data to reflect about the pedagogical practice that should aim the multiliteracies and the work with the digital textual genres and the TICs.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Língua portuguesaGênero textualAmbiente digitalMultiliteracyDigital textual genresTechnologiesGêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982339.pdf000982339.pdfTexto completoapplication/pdf454610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/1/000982339.pdfd42aec48c321ed7a4d99316a500a2848MD51TEXT000982339.pdf.txt000982339.pdf.txtExtracted Texttext/plain73915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/2/000982339.pdf.txte145da54e0bf944c4f9faf34a82be059MD52THUMBNAIL000982339.pdf.jpg000982339.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/3/000982339.pdf.jpg6fce024b4955eac59a27bdfb022a931aMD5310183/1338832018-10-26 10:21:32.691oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133883Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
title Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
spellingShingle Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
Loeser, Shirlei Wagner
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Gênero textual
Ambiente digital
Multiliteracy
Digital textual genres
Technologies
title_short Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
title_full Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
title_fullStr Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
title_sort Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa
author Loeser, Shirlei Wagner
author_facet Loeser, Shirlei Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loeser, Shirlei Wagner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
contributor_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Gênero textual
Ambiente digital
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Gênero textual
Ambiente digital
Multiliteracy
Digital textual genres
Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Multiliteracy
Digital textual genres
Technologies
description Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, para apresentar a concepção atual de multiletramentos, abordada por Rojo. Apresenta uma visão geral sobre os gêneros textuais, formulada por Bakhtin, e especifica os gêneros textuais digitais emergentes, com base em Marcuschi. Trata da relação atual entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a escola, bem como da necessidade de uma prática pedagógica eficiente, que use os recursos tecnológicos, a fim de desenvolver competências pertinentes aos alunos de hoje. A pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa apresenta dados importantes para uma reflexão acerca da prática pedagógica que deve visar os multiletramentos e o trabalho com os gêneros textuais digitais e as TICs.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133883
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982339
url http://hdl.handle.net/10183/133883
identifier_str_mv 000982339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/1/000982339.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/2/000982339.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133883/3/000982339.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d42aec48c321ed7a4d99316a500a2848
e145da54e0bf944c4f9faf34a82be059
6fce024b4955eac59a27bdfb022a931a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500629471232