A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35717 |
Resumo: | A diversidade cultural presente na sala de aula pode ser ponto de partida para inúmeras aprendizagens. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir as questões etnicorraciais numa turma de educação infantil do município de Canoas, analisando a construção da identidade de crianças negras Para tanto, os conceitos de raça, etnia, diversidade, identidade e diferença são analisadas a partir da perspectiva cultural, e relacionados com a minha prática docente, utilizando a literatura infantil com protagonistas negros como um importante recurso pedagógico. As evidências comprovam o efeito positivo destes artefatos na construção da identidade de crianças negras. |
id |
UFRGS-2_44948744e4f820654b606389ca497f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35717 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Honorato, Ivanize Christiane do NascimentoRapkiewicz, Clevi Elena2011-12-20T01:19:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/35717000815942A diversidade cultural presente na sala de aula pode ser ponto de partida para inúmeras aprendizagens. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir as questões etnicorraciais numa turma de educação infantil do município de Canoas, analisando a construção da identidade de crianças negras Para tanto, os conceitos de raça, etnia, diversidade, identidade e diferença são analisadas a partir da perspectiva cultural, e relacionados com a minha prática docente, utilizando a literatura infantil com protagonistas negros como um importante recurso pedagógico. As evidências comprovam o efeito positivo destes artefatos na construção da identidade de crianças negras.application/pdfporLiteratura infantilIdentidadeEtniaRaçaNegrosA cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815942.pdf.txt000815942.pdf.txtExtracted Texttext/plain75741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/2/000815942.pdf.txt4a58cf723612b03b0203f47fedf9870aMD52ORIGINAL000815942.pdf000815942.pdfTexto completoapplication/pdf814944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/1/000815942.pdf60cbb6036aff6c1faeb72c48c1f28bebMD51THUMBNAIL000815942.pdf.jpg000815942.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/3/000815942.pdf.jpg709fe0594bf6024980d11a44d011b1f1MD5310183/357172018-10-08 09:23:42.159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:23:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil |
title |
A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil |
spellingShingle |
A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento Literatura infantil Identidade Etnia Raça Negros |
title_short |
A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil |
title_full |
A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil |
title_fullStr |
A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil |
title_full_unstemmed |
A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil |
title_sort |
A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil |
author |
Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento |
author_facet |
Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
contributor_str_mv |
Rapkiewicz, Clevi Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Identidade Etnia Raça Negros |
topic |
Literatura infantil Identidade Etnia Raça Negros |
description |
A diversidade cultural presente na sala de aula pode ser ponto de partida para inúmeras aprendizagens. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir as questões etnicorraciais numa turma de educação infantil do município de Canoas, analisando a construção da identidade de crianças negras Para tanto, os conceitos de raça, etnia, diversidade, identidade e diferença são analisadas a partir da perspectiva cultural, e relacionados com a minha prática docente, utilizando a literatura infantil com protagonistas negros como um importante recurso pedagógico. As evidências comprovam o efeito positivo destes artefatos na construção da identidade de crianças negras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35717 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000815942 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35717 |
identifier_str_mv |
000815942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/2/000815942.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/1/000815942.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/3/000815942.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a58cf723612b03b0203f47fedf9870a 60cbb6036aff6c1faeb72c48c1f28beb 709fe0594bf6024980d11a44d011b1f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419180281856 |