A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35717
Resumo: A diversidade cultural presente na sala de aula pode ser ponto de partida para inúmeras aprendizagens. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir as questões etnicorraciais numa turma de educação infantil do município de Canoas, analisando a construção da identidade de crianças negras Para tanto, os conceitos de raça, etnia, diversidade, identidade e diferença são analisadas a partir da perspectiva cultural, e relacionados com a minha prática docente, utilizando a literatura infantil com protagonistas negros como um importante recurso pedagógico. As evidências comprovam o efeito positivo destes artefatos na construção da identidade de crianças negras.
id UFRGS-2_44948744e4f820654b606389ca497f59
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35717
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Honorato, Ivanize Christiane do NascimentoRapkiewicz, Clevi Elena2011-12-20T01:19:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/35717000815942A diversidade cultural presente na sala de aula pode ser ponto de partida para inúmeras aprendizagens. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir as questões etnicorraciais numa turma de educação infantil do município de Canoas, analisando a construção da identidade de crianças negras Para tanto, os conceitos de raça, etnia, diversidade, identidade e diferença são analisadas a partir da perspectiva cultural, e relacionados com a minha prática docente, utilizando a literatura infantil com protagonistas negros como um importante recurso pedagógico. As evidências comprovam o efeito positivo destes artefatos na construção da identidade de crianças negras.application/pdfporLiteratura infantilIdentidadeEtniaRaçaNegrosA cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815942.pdf.txt000815942.pdf.txtExtracted Texttext/plain75741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/2/000815942.pdf.txt4a58cf723612b03b0203f47fedf9870aMD52ORIGINAL000815942.pdf000815942.pdfTexto completoapplication/pdf814944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/1/000815942.pdf60cbb6036aff6c1faeb72c48c1f28bebMD51THUMBNAIL000815942.pdf.jpg000815942.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/3/000815942.pdf.jpg709fe0594bf6024980d11a44d011b1f1MD5310183/357172018-10-08 09:23:42.159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:23:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
title A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
spellingShingle A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento
Literatura infantil
Identidade
Etnia
Raça
Negros
title_short A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
title_full A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
title_fullStr A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
title_full_unstemmed A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
title_sort A cinderela pode ser negra? construindo identidades de crianças negras numa turma de educação infantil
author Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento
author_facet Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honorato, Ivanize Christiane do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Identidade
Etnia
Raça
Negros
topic Literatura infantil
Identidade
Etnia
Raça
Negros
description A diversidade cultural presente na sala de aula pode ser ponto de partida para inúmeras aprendizagens. Este trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir as questões etnicorraciais numa turma de educação infantil do município de Canoas, analisando a construção da identidade de crianças negras Para tanto, os conceitos de raça, etnia, diversidade, identidade e diferença são analisadas a partir da perspectiva cultural, e relacionados com a minha prática docente, utilizando a literatura infantil com protagonistas negros como um importante recurso pedagógico. As evidências comprovam o efeito positivo destes artefatos na construção da identidade de crianças negras.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35717
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815942
url http://hdl.handle.net/10183/35717
identifier_str_mv 000815942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/2/000815942.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/1/000815942.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35717/3/000815942.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a58cf723612b03b0203f47fedf9870a
60cbb6036aff6c1faeb72c48c1f28beb
709fe0594bf6024980d11a44d011b1f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419180281856