Modelagem e otimização de suspensão de ônibus articulado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Artur Dieguez
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217383
Resumo: O uso do transporte público é uma das soluções para o problema de mobilidade enfrentado por diversas cidades no mundo. O uso de meios de transporte individual apenas faz sentido no caso de bicicletas e veículos de menos impacto no ambiente, sendo insustentável para veículos automotores à combustão ou mesmo elétricos em função do espaço físico limitado. O incentivo do uso de transportes em massa certamente passa pela demonstração que este transporte é seguro, confiável e confortável. Neste trabalho, o modelamento e otimização de um sistema de suspensão de ônibus articulado (solução adotada por muitas cidades) é apresentado. Objetiva-se avaliar os níveis de vibração e conforto neste tipo de ônibus e associado a algoritmos de otimização, propor melhorias. Análises são feitas para dinâmica de corpos rígidos e simulações empregadas em situações de obstáculos e pistas irregulares com o intuito de caracterizar seu comportamento. Ao final, resultados referentes ao modelo e a sua otimização são apresentados indicando os níveis de conforto esperado neste tipo de transporte.
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