Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115361 |
Resumo: | Este trabalho trata da avaliação in loco do conforto ambiental de salas de aula de duas edificações com arquitetura e técnicas construtivas diferentes, que compõe a estrutura da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa objetiva explorar essas edificações, buscando identificar a influência das tecnologias construtivas adotadas e da conformação física das mesmas no seu desempenho. Os dados técnicos levantados foram avaliados por modalidade de conforto. No conforto lumínico, realizaram-se medições próximas aos solstícios e equinócios. Os dados de conforto térmico coletados foram a temperatura e a umidade relativa do ar, por um período de onze meses. Já as medições acústicas buscaram a caracterização expedita do clima de ruídos (soundscape) em ambas as edificações, por meio da coleta dos níveis de pressão sonora ocorrentes ao longo de um dia de atividades cotidianas. Notou-se que apesar de as edificações possuírem orientação solar similar, os resultados de desempenho térmico e lumínico dos edifícios foram bastante diferenciados. Paralelamente às avaliações técnicas, foram aplicados questionários aos usuários das salas estudadas, que buscaram caracterizar a percepção destes, em relação a cada uma das modalidades de conforto. Da comparação dos dados técnicos e perceptivos, observou-se que as opiniões dos usuários não foram condizentes com os resultados da análise técnica. Detectou-se divergências entre a proposta de zona de conforto adotada e a satisfação dos usuários das edificações. |
id |
UFRGS-2_44c7cdcdac849a8982fdca048333a855 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115361 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ochoa, Juliana HerlemannAraújo, Daniel de LimaSattler, Miguel Aloysio2015-04-15T01:58:24Z20121415-8876http://hdl.handle.net/10183/115361000941701Este trabalho trata da avaliação in loco do conforto ambiental de salas de aula de duas edificações com arquitetura e técnicas construtivas diferentes, que compõe a estrutura da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa objetiva explorar essas edificações, buscando identificar a influência das tecnologias construtivas adotadas e da conformação física das mesmas no seu desempenho. Os dados técnicos levantados foram avaliados por modalidade de conforto. No conforto lumínico, realizaram-se medições próximas aos solstícios e equinócios. Os dados de conforto térmico coletados foram a temperatura e a umidade relativa do ar, por um período de onze meses. Já as medições acústicas buscaram a caracterização expedita do clima de ruídos (soundscape) em ambas as edificações, por meio da coleta dos níveis de pressão sonora ocorrentes ao longo de um dia de atividades cotidianas. Notou-se que apesar de as edificações possuírem orientação solar similar, os resultados de desempenho térmico e lumínico dos edifícios foram bastante diferenciados. Paralelamente às avaliações técnicas, foram aplicados questionários aos usuários das salas estudadas, que buscaram caracterizar a percepção destes, em relação a cada uma das modalidades de conforto. Da comparação dos dados técnicos e perceptivos, observou-se que as opiniões dos usuários não foram condizentes com os resultados da análise técnica. Detectou-se divergências entre a proposta de zona de conforto adotada e a satisfação dos usuários das edificações.This paper deals with the on-site evaluation of indoor environmental comfort in classrooms of two buildings at the Federal University of Goiás, characterized by different architecture and construction techniques. This study aims to analyze these buildings in order to identify the influence of the construction techniques and physical conformation on environmental performance. The technical data were collected and analyzed according to the type of comfort. The measurements concerning visual comfort were undertaken around the time of the annual solstices and equinoxes. Indoor microclimatic data, i.e. air temperature and relative humidity, were collected over eleven months. A simplified soundscape characterization was performed with the aid of sound pressure levels, which were collected over a whole day, in the midst of daily activities. It was observed that although the buildings have similar solar orientation, the visual and thermal comfort in these buildings were quite different. In addition to the technical evaluations, questionnaires were also applied to the occupants of the classrooms in order to get their perception for each type of comfort. The comparison of the technical data and the occupants’ perception shows that the opinions of the occupants were not consistent with the technical results. A discrepancy was identified between the proposal of comfort zones adopted and the occupants’ comfort perception in those buildings.application/pdfporAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 12, no. 1 (jan./mar. 2012), p. 91-114Conforto ambientalEdifícios escolaresPercepção do usuárioIndoor environmental qualitySchool buildingsComfort perceptionAnálise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuárioThermal comfort analysis in classrooms : comparison between technical data and occupants' perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000941701.pdf.txt000941701.pdf.txtExtracted Texttext/plain72215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/2/000941701.pdf.txt7c52e644e3659b77d894ec8868205c40MD52ORIGINAL000941701.pdf000941701.pdfTexto completoapplication/pdf2559425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/1/000941701.pdf81156f33e8afac4061b081e613cc68daMD51THUMBNAIL000941701.pdf.jpg000941701.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/3/000941701.pdf.jpg8793d725c241f12a3ec546c305a51138MD5310183/1153612022-08-19 04:45:41.031329oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-19T07:45:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Thermal comfort analysis in classrooms : comparison between technical data and occupants' perception |
title |
Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário |
spellingShingle |
Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário Ochoa, Juliana Herlemann Conforto ambiental Edifícios escolares Percepção do usuário Indoor environmental quality School buildings Comfort perception |
title_short |
Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário |
title_full |
Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário |
title_fullStr |
Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário |
title_full_unstemmed |
Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário |
title_sort |
Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário |
author |
Ochoa, Juliana Herlemann |
author_facet |
Ochoa, Juliana Herlemann Araújo, Daniel de Lima Sattler, Miguel Aloysio |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Daniel de Lima Sattler, Miguel Aloysio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ochoa, Juliana Herlemann Araújo, Daniel de Lima Sattler, Miguel Aloysio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conforto ambiental Edifícios escolares Percepção do usuário |
topic |
Conforto ambiental Edifícios escolares Percepção do usuário Indoor environmental quality School buildings Comfort perception |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Indoor environmental quality School buildings Comfort perception |
description |
Este trabalho trata da avaliação in loco do conforto ambiental de salas de aula de duas edificações com arquitetura e técnicas construtivas diferentes, que compõe a estrutura da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa objetiva explorar essas edificações, buscando identificar a influência das tecnologias construtivas adotadas e da conformação física das mesmas no seu desempenho. Os dados técnicos levantados foram avaliados por modalidade de conforto. No conforto lumínico, realizaram-se medições próximas aos solstícios e equinócios. Os dados de conforto térmico coletados foram a temperatura e a umidade relativa do ar, por um período de onze meses. Já as medições acústicas buscaram a caracterização expedita do clima de ruídos (soundscape) em ambas as edificações, por meio da coleta dos níveis de pressão sonora ocorrentes ao longo de um dia de atividades cotidianas. Notou-se que apesar de as edificações possuírem orientação solar similar, os resultados de desempenho térmico e lumínico dos edifícios foram bastante diferenciados. Paralelamente às avaliações técnicas, foram aplicados questionários aos usuários das salas estudadas, que buscaram caracterizar a percepção destes, em relação a cada uma das modalidades de conforto. Da comparação dos dados técnicos e perceptivos, observou-se que as opiniões dos usuários não foram condizentes com os resultados da análise técnica. Detectou-se divergências entre a proposta de zona de conforto adotada e a satisfação dos usuários das edificações. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-15T01:58:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115361 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-8876 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000941701 |
identifier_str_mv |
1415-8876 000941701 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 12, no. 1 (jan./mar. 2012), p. 91-114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/2/000941701.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/1/000941701.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/3/000941701.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c52e644e3659b77d894ec8868205c40 81156f33e8afac4061b081e613cc68da 8793d725c241f12a3ec546c305a51138 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447580001173504 |