Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ochoa, Juliana Herlemann
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo, Daniel de Lima, Sattler, Miguel Aloysio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115361
Resumo: Este trabalho trata da avaliação in loco do conforto ambiental de salas de aula de duas edificações com arquitetura e técnicas construtivas diferentes, que compõe a estrutura da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa objetiva explorar essas edificações, buscando identificar a influência das tecnologias construtivas adotadas e da conformação física das mesmas no seu desempenho. Os dados técnicos levantados foram avaliados por modalidade de conforto. No conforto lumínico, realizaram-se medições próximas aos solstícios e equinócios. Os dados de conforto térmico coletados foram a temperatura e a umidade relativa do ar, por um período de onze meses. Já as medições acústicas buscaram a caracterização expedita do clima de ruídos (soundscape) em ambas as edificações, por meio da coleta dos níveis de pressão sonora ocorrentes ao longo de um dia de atividades cotidianas. Notou-se que apesar de as edificações possuírem orientação solar similar, os resultados de desempenho térmico e lumínico dos edifícios foram bastante diferenciados. Paralelamente às avaliações técnicas, foram aplicados questionários aos usuários das salas estudadas, que buscaram caracterizar a percepção destes, em relação a cada uma das modalidades de conforto. Da comparação dos dados técnicos e perceptivos, observou-se que as opiniões dos usuários não foram condizentes com os resultados da análise técnica. Detectou-se divergências entre a proposta de zona de conforto adotada e a satisfação dos usuários das edificações.
id UFRGS-2_44c7cdcdac849a8982fdca048333a855
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115361
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ochoa, Juliana HerlemannAraújo, Daniel de LimaSattler, Miguel Aloysio2015-04-15T01:58:24Z20121415-8876http://hdl.handle.net/10183/115361000941701Este trabalho trata da avaliação in loco do conforto ambiental de salas de aula de duas edificações com arquitetura e técnicas construtivas diferentes, que compõe a estrutura da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa objetiva explorar essas edificações, buscando identificar a influência das tecnologias construtivas adotadas e da conformação física das mesmas no seu desempenho. Os dados técnicos levantados foram avaliados por modalidade de conforto. No conforto lumínico, realizaram-se medições próximas aos solstícios e equinócios. Os dados de conforto térmico coletados foram a temperatura e a umidade relativa do ar, por um período de onze meses. Já as medições acústicas buscaram a caracterização expedita do clima de ruídos (soundscape) em ambas as edificações, por meio da coleta dos níveis de pressão sonora ocorrentes ao longo de um dia de atividades cotidianas. Notou-se que apesar de as edificações possuírem orientação solar similar, os resultados de desempenho térmico e lumínico dos edifícios foram bastante diferenciados. Paralelamente às avaliações técnicas, foram aplicados questionários aos usuários das salas estudadas, que buscaram caracterizar a percepção destes, em relação a cada uma das modalidades de conforto. Da comparação dos dados técnicos e perceptivos, observou-se que as opiniões dos usuários não foram condizentes com os resultados da análise técnica. Detectou-se divergências entre a proposta de zona de conforto adotada e a satisfação dos usuários das edificações.This paper deals with the on-site evaluation of indoor environmental comfort in classrooms of two buildings at the Federal University of Goiás, characterized by different architecture and construction techniques. This study aims to analyze these buildings in order to identify the influence of the construction techniques and physical conformation on environmental performance. The technical data were collected and analyzed according to the type of comfort. The measurements concerning visual comfort were undertaken around the time of the annual solstices and equinoxes. Indoor microclimatic data, i.e. air temperature and relative humidity, were collected over eleven months. A simplified soundscape characterization was performed with the aid of sound pressure levels, which were collected over a whole day, in the midst of daily activities. It was observed that although the buildings have similar solar orientation, the visual and thermal comfort in these buildings were quite different. In addition to the technical evaluations, questionnaires were also applied to the occupants of the classrooms in order to get their perception for each type of comfort. The comparison of the technical data and the occupants’ perception shows that the opinions of the occupants were not consistent with the technical results. A discrepancy was identified between the proposal of comfort zones adopted and the occupants’ comfort perception in those buildings.application/pdfporAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 12, no. 1 (jan./mar. 2012), p. 91-114Conforto ambientalEdifícios escolaresPercepção do usuárioIndoor environmental qualitySchool buildingsComfort perceptionAnálise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuárioThermal comfort analysis in classrooms : comparison between technical data and occupants' perceptioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000941701.pdf.txt000941701.pdf.txtExtracted Texttext/plain72215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/2/000941701.pdf.txt7c52e644e3659b77d894ec8868205c40MD52ORIGINAL000941701.pdf000941701.pdfTexto completoapplication/pdf2559425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/1/000941701.pdf81156f33e8afac4061b081e613cc68daMD51THUMBNAIL000941701.pdf.jpg000941701.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/3/000941701.pdf.jpg8793d725c241f12a3ec546c305a51138MD5310183/1153612022-08-19 04:45:41.031329oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115361Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-19T07:45:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Thermal comfort analysis in classrooms : comparison between technical data and occupants' perception
title Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
spellingShingle Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
Ochoa, Juliana Herlemann
Conforto ambiental
Edifícios escolares
Percepção do usuário
Indoor environmental quality
School buildings
Comfort perception
title_short Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
title_full Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
title_fullStr Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
title_full_unstemmed Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
title_sort Análise do conforto ambiental em salas de aula : comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário
author Ochoa, Juliana Herlemann
author_facet Ochoa, Juliana Herlemann
Araújo, Daniel de Lima
Sattler, Miguel Aloysio
author_role author
author2 Araújo, Daniel de Lima
Sattler, Miguel Aloysio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ochoa, Juliana Herlemann
Araújo, Daniel de Lima
Sattler, Miguel Aloysio
dc.subject.por.fl_str_mv Conforto ambiental
Edifícios escolares
Percepção do usuário
topic Conforto ambiental
Edifícios escolares
Percepção do usuário
Indoor environmental quality
School buildings
Comfort perception
dc.subject.eng.fl_str_mv Indoor environmental quality
School buildings
Comfort perception
description Este trabalho trata da avaliação in loco do conforto ambiental de salas de aula de duas edificações com arquitetura e técnicas construtivas diferentes, que compõe a estrutura da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa objetiva explorar essas edificações, buscando identificar a influência das tecnologias construtivas adotadas e da conformação física das mesmas no seu desempenho. Os dados técnicos levantados foram avaliados por modalidade de conforto. No conforto lumínico, realizaram-se medições próximas aos solstícios e equinócios. Os dados de conforto térmico coletados foram a temperatura e a umidade relativa do ar, por um período de onze meses. Já as medições acústicas buscaram a caracterização expedita do clima de ruídos (soundscape) em ambas as edificações, por meio da coleta dos níveis de pressão sonora ocorrentes ao longo de um dia de atividades cotidianas. Notou-se que apesar de as edificações possuírem orientação solar similar, os resultados de desempenho térmico e lumínico dos edifícios foram bastante diferenciados. Paralelamente às avaliações técnicas, foram aplicados questionários aos usuários das salas estudadas, que buscaram caracterizar a percepção destes, em relação a cada uma das modalidades de conforto. Da comparação dos dados técnicos e perceptivos, observou-se que as opiniões dos usuários não foram condizentes com os resultados da análise técnica. Detectou-se divergências entre a proposta de zona de conforto adotada e a satisfação dos usuários das edificações.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-15T01:58:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115361
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941701
identifier_str_mv 1415-8876
000941701
url http://hdl.handle.net/10183/115361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre. Vol. 12, no. 1 (jan./mar. 2012), p. 91-114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/2/000941701.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/1/000941701.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115361/3/000941701.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c52e644e3659b77d894ec8868205c40
81156f33e8afac4061b081e613cc68da
8793d725c241f12a3ec546c305a51138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447580001173504