Sistema de monitoramento, contagem e classificação de fluxo de veículos usando Redes Neurais Convolucionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222486 |
Resumo: | O uso de Redes Neurais Convolucionais na detecção, classificação e contagem de veículos é uma opção de baixo custo e alta eficiência na modernização de processos corriqueiros em serviços relacionados ao fluxo de veículos em estradas de rodagem. Este projeto apresenta os detalhes do projeto, análise e implementação de um sistema para identificação, classificação e contagem de veículos em estradas de rodagem com uso de um detector de objetos baseado no YOLOv4, que é baseado em uma rede neural convolucional (CNN) e de um rastreador de objetos, também baseado em uma CNN, que utiliza uma variação de um algoritmo denominado Simple Online and Realtime Tracking algorithm - DeepSORT. Resultados preliminares mostraram que o sistema desenvolvido obteve um RMSE normalizado de 2.67% em um contexto de aplicação simples, sendo capaz de detectar e rastrear os veículos em intersecções e rodovias em imagens com cenas claras e sem obstáculos, possibilitando a contabilização e a registro das rotas. Os próximos passos do trabalho incluem aperfei- çoamentos para incrementar a viabilidade do sistema frente à obstáculos e oclusões ou certos eventos quando a câmera que obtém as imagens não possui uma vista clara e uma boa resolução, visto que os resultados obtidos em exemplos desse tipo apresentaram uma redução de 50% na sobre contagem de carros com os modelos re-treinados desenvolvidos no projeto. |
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Gatelli, Luiz CarlosBrusamarello, Valner Joao2021-06-19T04:40:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/222486001126575O uso de Redes Neurais Convolucionais na detecção, classificação e contagem de veículos é uma opção de baixo custo e alta eficiência na modernização de processos corriqueiros em serviços relacionados ao fluxo de veículos em estradas de rodagem. Este projeto apresenta os detalhes do projeto, análise e implementação de um sistema para identificação, classificação e contagem de veículos em estradas de rodagem com uso de um detector de objetos baseado no YOLOv4, que é baseado em uma rede neural convolucional (CNN) e de um rastreador de objetos, também baseado em uma CNN, que utiliza uma variação de um algoritmo denominado Simple Online and Realtime Tracking algorithm - DeepSORT. Resultados preliminares mostraram que o sistema desenvolvido obteve um RMSE normalizado de 2.67% em um contexto de aplicação simples, sendo capaz de detectar e rastrear os veículos em intersecções e rodovias em imagens com cenas claras e sem obstáculos, possibilitando a contabilização e a registro das rotas. Os próximos passos do trabalho incluem aperfei- çoamentos para incrementar a viabilidade do sistema frente à obstáculos e oclusões ou certos eventos quando a câmera que obtém as imagens não possui uma vista clara e uma boa resolução, visto que os resultados obtidos em exemplos desse tipo apresentaram uma redução de 50% na sobre contagem de carros com os modelos re-treinados desenvolvidos no projeto.The use of Convolutional Neural Networks on detection, classification and counting of vehicles is a low-cost and high-efficiency option for modernizing daily activities in public agencies and entities that are responsible for the vehicle flow in roadways. This project presents the details on the planning, analysis and implementation of a system to identify, classify and count vehicles in roadways, with the aid of an object detector based on YOLOv4, which is based on a convolutional neural network (CNN) and an object tracker, which is also based on a CNN, which uses a variation of an algorithm denominated Simple Online and Realtime Tracking algorithm - DeepSORT. Preliminary results show that the developed system achieves a normalized RMSE of 2.67% in a simple appliction scenario, being able to detect and track vehicles in intersections and roadways in images of clear scenes without any obstacles, making it possible to account and register the routes. Next steps of such project may include further improvements to increment the system robustness on the presence of obstacles and occlusions, or events where the camera that collects the images does not provide a clear vision and has low resolution, since the achieved results on such scenarios showed a reduction of 50% in the overcounting of cars with the re-trained models developed during the project.application/pdfporControle de tráfegoRedes neuraisAplicação dos computadoresR-CNNsVehicle detectionComputer visionDeep learningTransfer learningSistema de monitoramento, contagem e classificação de fluxo de veículos usando Redes Neurais Convolucionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2021Engenharia Elétricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126575.pdf.txt001126575.pdf.txtExtracted Texttext/plain106970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222486/2/001126575.pdf.txt3894aac3d8e47f07431dbce58b68f4fcMD52ORIGINAL001126575.pdfTexto completoapplication/pdf19552363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222486/1/001126575.pdf61261ae004df2cb23c5a9cf9642786aaMD5110183/2224862021-06-26 04:48:11.660654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222486Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:48:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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