A construção social do mercado do leite : um estudo de caso no município de Itaqui - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Juliane Dalcin de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87413
Resumo: A atividade leiteira é comumente desenvolvida por produtores pertencentes à Agricultura Familiar, embora as políticas públicas tenham penalizado este setor por um longo período. Este trabalho teve como principal objetivo identificar e caracterizar as relações de mercado que são estabelecidas com os produtores formais e com os produtores informais de leite pertencentes ao 1º Distrito do município de Itaqui-RS. Esta pesquisa exploratória caracterizou-se como qualitativa e quantitativa, com a coleta de informações primárias realizadas com produtores formais e informais, através de questionários com questões mistas (abertas e fechadas) e entrevistas semiestruturadas e informais. Os dados secundários foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa eletrônica. Para analisar e descrever os dados de campo, os produtores e as propriedades foram descritos a partir da categoria denominada de Unidade de Produção Familiar Formal (UPFF) e Unidade de Produção Familiar Informal (UPFI). A construção social do mercado do leite do 1º Distrito do município em estudo envolve a comercialização diretamente para a indústria por parte das UPFF, e, diretamente ao consumidor final por parte das UPFI, através da venda de porta em porta. No primeiro as relações de mercado são estabelecidas través de contrato formal, e no outro, através da tradição e das relações de proximidade e confiança que são estabelecidas com os consumidores.
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