Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deantoni, Carmen Regina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197717
Resumo: Este Trabalho de Conclusão é parte das aprendizagens no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No presente trabalho reflito sobre Educação do Campo e as Ciências da Natureza dialogando com os espaços escolares e não escolares do Município de Arambaré/RS. Busco através de temas geradores, redes de conceitos, planejamentos criativos e contextualizados com a comunidade local relatar as intervenções realizadas ao longo dos quatro anos de minha graduação. A partir de uma roda de mate realizada entre mim, Água, Terra, Semente, Tempo, Interdisciplinaridade, Fogo, identificando os principais eixos da Educação do Campo em um diálogo de muitas indagações sobre natureza, subjetividade e currículo escolar.
id UFRGS-2_44f905d6d1e3797b8b358087fb9c0823
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197717
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Deantoni, Carmen ReginaGai, Daniele NoalSilva, Rodrigo Lages e2019-08-08T15:04:38Z2018http://hdl.handle.net/10183/197717001073688Este Trabalho de Conclusão é parte das aprendizagens no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No presente trabalho reflito sobre Educação do Campo e as Ciências da Natureza dialogando com os espaços escolares e não escolares do Município de Arambaré/RS. Busco através de temas geradores, redes de conceitos, planejamentos criativos e contextualizados com a comunidade local relatar as intervenções realizadas ao longo dos quatro anos de minha graduação. A partir de uma roda de mate realizada entre mim, Água, Terra, Semente, Tempo, Interdisciplinaridade, Fogo, identificando os principais eixos da Educação do Campo em um diálogo de muitas indagações sobre natureza, subjetividade e currículo escolar.This Conclusion Paper is part of the learning process in the Course of Licenciatura in Field Education - Natural Sciences, Faculty of Education, Federal University of Rio Grande do Sul. The present work proposes to discuss Education of the Field and Natural Sciences in dialoguing with the school and non - school spaces in Arambaré/RS. Present through generative themes, networks of concepts, creative and contextual planning with the local community, reporting made from a wheel of Mate carried out between me, Water, Earth, Seed, Time, Interdisciplinarity, Fire identifying the main axes of Education of the Field in a dialogue of many questions about nature, subjectivity and school curriculum.application/pdfporEducação do campoCiências da naturezaInterdisciplinaridadeField educationMate wheelInterdisciplinarityGenerator themesNature scienceEducação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001073688.pdf.txt001073688.pdf.txtExtracted Texttext/plain77879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197717/2/001073688.pdf.txt06f3752fc0d6b0c06cd700b5a0c5f4d1MD52ORIGINAL001073688.pdfTexto completoapplication/pdf1747458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197717/1/001073688.pdf74c983660b45fca7f3b65b2a4a580ebdMD5110183/1977172019-08-09 02:38:42.77oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197717Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-09T05:38:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate
title Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate
spellingShingle Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate
Deantoni, Carmen Regina
Educação do campo
Ciências da natureza
Interdisciplinaridade
Field education
Mate wheel
Interdisciplinarity
Generator themes
Nature science
title_short Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate
title_full Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate
title_fullStr Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate
title_full_unstemmed Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate
title_sort Educação do campo e ciências da natureza Na materialização da vida : memórias da roda de mate
author Deantoni, Carmen Regina
author_facet Deantoni, Carmen Regina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deantoni, Carmen Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Rodrigo Lages e
contributor_str_mv Gai, Daniele Noal
Silva, Rodrigo Lages e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Ciências da natureza
Interdisciplinaridade
topic Educação do campo
Ciências da natureza
Interdisciplinaridade
Field education
Mate wheel
Interdisciplinarity
Generator themes
Nature science
dc.subject.eng.fl_str_mv Field education
Mate wheel
Interdisciplinarity
Generator themes
Nature science
description Este Trabalho de Conclusão é parte das aprendizagens no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No presente trabalho reflito sobre Educação do Campo e as Ciências da Natureza dialogando com os espaços escolares e não escolares do Município de Arambaré/RS. Busco através de temas geradores, redes de conceitos, planejamentos criativos e contextualizados com a comunidade local relatar as intervenções realizadas ao longo dos quatro anos de minha graduação. A partir de uma roda de mate realizada entre mim, Água, Terra, Semente, Tempo, Interdisciplinaridade, Fogo, identificando os principais eixos da Educação do Campo em um diálogo de muitas indagações sobre natureza, subjetividade e currículo escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-08T15:04:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197717
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073688
url http://hdl.handle.net/10183/197717
identifier_str_mv 001073688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197717/2/001073688.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197717/1/001073688.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 06f3752fc0d6b0c06cd700b5a0c5f4d1
74c983660b45fca7f3b65b2a4a580ebd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224577673592832