Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182821 |
Resumo: | O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento. |
id |
UFRGS-2_453104dc261d272473e07b8b0ff418bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182821 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gruszynski, Ana ClaudiaLindemann, Cristiane2018-09-27T02:33:48Z20180104-6160http://hdl.handle.net/10183/182821001077943O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.The article identifies and evaluates articulations between the editorial and commercial positions adopted by the Zero Hora (ZH) newspaper, edited by Rede Brasil Sul (RBS), in order to build an image of the publication considering the convergence processes. Texts about ZH (editorial content and advertisements) published in the period between November 2015 and May 2017 are analyzed. Methodological procedures cover bibliographic, documentary and exploratory research. It is observed in the publication’s discourse that ZH has been adjusting its business models through actions that aim to consolidate its relationship with the public in the process of journalistic convergence. To do so, it uses as a strategy repeated forms of construction of self-representations intending the formation of an image that accounts for elements such as innovation, credibility and recognition.application/pdfporEco-Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 2 (2018), p. 486-510Cultura da convergênciaJornalismo onlineZero Hora (Jornal)Institutional imageEditorial projectCommercial projectConvergenceZero HoraImagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017)Self-images : the newspaper Zero Hora is both news and advertiser (2015-2017)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001077943.pdfTexto completoapplication/pdf581278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/1/001077943.pdf4c5fe2d88c61343fb4a9a5cd05e8e9ddMD51TEXT001077943.pdf.txt001077943.pdf.txtExtracted Texttext/plain56801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/2/001077943.pdf.txt75bd51a02dd9deaefaf7649a4411cac0MD52THUMBNAIL001077943.pdf.jpg001077943.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/3/001077943.pdf.jpg90d2f049dce7df1ddd497b00f1d37b3aMD5310183/1828212023-12-21 04:31:25.174651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182821Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-21T06:31:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Self-images : the newspaper Zero Hora is both news and advertiser (2015-2017) |
title |
Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017) |
spellingShingle |
Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017) Gruszynski, Ana Claudia Cultura da convergência Jornalismo online Zero Hora (Jornal) Institutional image Editorial project Commercial project Convergence Zero Hora |
title_short |
Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017) |
title_full |
Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017) |
title_fullStr |
Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017) |
title_full_unstemmed |
Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017) |
title_sort |
Imagens de si : o jornal Zero Hora é notícia e anunciante (2015-2017) |
author |
Gruszynski, Ana Claudia |
author_facet |
Gruszynski, Ana Claudia Lindemann, Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Lindemann, Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gruszynski, Ana Claudia Lindemann, Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura da convergência Jornalismo online Zero Hora (Jornal) |
topic |
Cultura da convergência Jornalismo online Zero Hora (Jornal) Institutional image Editorial project Commercial project Convergence Zero Hora |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Institutional image Editorial project Commercial project Convergence Zero Hora |
description |
O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-27T02:33:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182821 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-6160 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077943 |
identifier_str_mv |
0104-6160 001077943 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Eco-Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 2 (2018), p. 486-510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/1/001077943.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/2/001077943.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182821/3/001077943.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c5fe2d88c61343fb4a9a5cd05e8e9dd 75bd51a02dd9deaefaf7649a4411cac0 90d2f049dce7df1ddd497b00f1d37b3a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447670667345920 |