A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wasserman, Camila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115796
Resumo: Este trabalho tem como tema principal a inclusão social de Jovens e Adultos por meio de apreciações de imagens, textos e vídeos enredados à Cultura Digital. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre suas experiências vividas como professora de informática para a terceira idade, bem como no estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este se deu em uma turma de alfabetização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como podem ser desenvolvidas as práticas de inclusão social para este público, abordando aspectos do letramento e das tecnologias para com os textos midiáticos que nos envolvem. Trata, ainda, da valorização dos saberes discentes em outros espaços escolares, por entender que a educação se dá “dentro” e “fora” da escola, nos diferentes territórios educativos (BRASIL, 2013). Assim, é problematizado não só o conceito de “Cidade Educadora” (MOLL, 2009) como também a própria “Leitura de Mundo” (FREIRE, 1990) nesse contexto educador que avança em direção ao aluno contemporâneo da EJA. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se o mote propulsor do desenvolvimento da pesquisa, impulsionando a licencianda ao significado da docência nesses tempos de cultura digital.
id UFRGS-2_454d18f6a8b2dbe956ec14da97e44a7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115796
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wasserman, CamilaBoll, Cíntia Inês2015-05-05T01:58:30Z2014http://hdl.handle.net/10183/115796000954087Este trabalho tem como tema principal a inclusão social de Jovens e Adultos por meio de apreciações de imagens, textos e vídeos enredados à Cultura Digital. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre suas experiências vividas como professora de informática para a terceira idade, bem como no estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este se deu em uma turma de alfabetização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como podem ser desenvolvidas as práticas de inclusão social para este público, abordando aspectos do letramento e das tecnologias para com os textos midiáticos que nos envolvem. Trata, ainda, da valorização dos saberes discentes em outros espaços escolares, por entender que a educação se dá “dentro” e “fora” da escola, nos diferentes territórios educativos (BRASIL, 2013). Assim, é problematizado não só o conceito de “Cidade Educadora” (MOLL, 2009) como também a própria “Leitura de Mundo” (FREIRE, 1990) nesse contexto educador que avança em direção ao aluno contemporâneo da EJA. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se o mote propulsor do desenvolvimento da pesquisa, impulsionando a licencianda ao significado da docência nesses tempos de cultura digital.application/pdfporEducação de jovens e adultosInclusão digitalInclusão socialCultura digitalA inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954087.pdf000954087.pdfTexto completoapplication/pdf339856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/1/000954087.pdfd8a59f4a249e22ebe0bfb5f8c15be292MD51TEXT000954087.pdf.txt000954087.pdf.txtExtracted Texttext/plain77445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/2/000954087.pdf.txt7ef046ad99d390ca8d7f6ccfa3dd2fd2MD52THUMBNAIL000954087.pdf.jpg000954087.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/3/000954087.pdf.jpgb1c42bd522459326ba6bd66e13f14dabMD5310183/1157962018-10-22 07:42:45.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115796Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:42:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
title A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
spellingShingle A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
Wasserman, Camila
Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
Inclusão social
Cultura digital
title_short A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
title_full A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
title_fullStr A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
title_full_unstemmed A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
title_sort A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
author Wasserman, Camila
author_facet Wasserman, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wasserman, Camila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
Inclusão social
Cultura digital
topic Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
Inclusão social
Cultura digital
description Este trabalho tem como tema principal a inclusão social de Jovens e Adultos por meio de apreciações de imagens, textos e vídeos enredados à Cultura Digital. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre suas experiências vividas como professora de informática para a terceira idade, bem como no estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este se deu em uma turma de alfabetização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como podem ser desenvolvidas as práticas de inclusão social para este público, abordando aspectos do letramento e das tecnologias para com os textos midiáticos que nos envolvem. Trata, ainda, da valorização dos saberes discentes em outros espaços escolares, por entender que a educação se dá “dentro” e “fora” da escola, nos diferentes territórios educativos (BRASIL, 2013). Assim, é problematizado não só o conceito de “Cidade Educadora” (MOLL, 2009) como também a própria “Leitura de Mundo” (FREIRE, 1990) nesse contexto educador que avança em direção ao aluno contemporâneo da EJA. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se o mote propulsor do desenvolvimento da pesquisa, impulsionando a licencianda ao significado da docência nesses tempos de cultura digital.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115796
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954087
url http://hdl.handle.net/10183/115796
identifier_str_mv 000954087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/1/000954087.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/2/000954087.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/3/000954087.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d8a59f4a249e22ebe0bfb5f8c15be292
7ef046ad99d390ca8d7f6ccfa3dd2fd2
b1c42bd522459326ba6bd66e13f14dab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789951418466304