A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115796 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema principal a inclusão social de Jovens e Adultos por meio de apreciações de imagens, textos e vídeos enredados à Cultura Digital. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre suas experiências vividas como professora de informática para a terceira idade, bem como no estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este se deu em uma turma de alfabetização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como podem ser desenvolvidas as práticas de inclusão social para este público, abordando aspectos do letramento e das tecnologias para com os textos midiáticos que nos envolvem. Trata, ainda, da valorização dos saberes discentes em outros espaços escolares, por entender que a educação se dá “dentro” e “fora” da escola, nos diferentes territórios educativos (BRASIL, 2013). Assim, é problematizado não só o conceito de “Cidade Educadora” (MOLL, 2009) como também a própria “Leitura de Mundo” (FREIRE, 1990) nesse contexto educador que avança em direção ao aluno contemporâneo da EJA. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se o mote propulsor do desenvolvimento da pesquisa, impulsionando a licencianda ao significado da docência nesses tempos de cultura digital. |
id |
UFRGS-2_454d18f6a8b2dbe956ec14da97e44a7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115796 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wasserman, CamilaBoll, Cíntia Inês2015-05-05T01:58:30Z2014http://hdl.handle.net/10183/115796000954087Este trabalho tem como tema principal a inclusão social de Jovens e Adultos por meio de apreciações de imagens, textos e vídeos enredados à Cultura Digital. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre suas experiências vividas como professora de informática para a terceira idade, bem como no estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este se deu em uma turma de alfabetização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como podem ser desenvolvidas as práticas de inclusão social para este público, abordando aspectos do letramento e das tecnologias para com os textos midiáticos que nos envolvem. Trata, ainda, da valorização dos saberes discentes em outros espaços escolares, por entender que a educação se dá “dentro” e “fora” da escola, nos diferentes territórios educativos (BRASIL, 2013). Assim, é problematizado não só o conceito de “Cidade Educadora” (MOLL, 2009) como também a própria “Leitura de Mundo” (FREIRE, 1990) nesse contexto educador que avança em direção ao aluno contemporâneo da EJA. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se o mote propulsor do desenvolvimento da pesquisa, impulsionando a licencianda ao significado da docência nesses tempos de cultura digital.application/pdfporEducação de jovens e adultosInclusão digitalInclusão socialCultura digitalA inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954087.pdf000954087.pdfTexto completoapplication/pdf339856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/1/000954087.pdfd8a59f4a249e22ebe0bfb5f8c15be292MD51TEXT000954087.pdf.txt000954087.pdf.txtExtracted Texttext/plain77445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/2/000954087.pdf.txt7ef046ad99d390ca8d7f6ccfa3dd2fd2MD52THUMBNAIL000954087.pdf.jpg000954087.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/3/000954087.pdf.jpgb1c42bd522459326ba6bd66e13f14dabMD5310183/1157962018-10-22 07:42:45.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115796Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T10:42:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras |
title |
A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras |
spellingShingle |
A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras Wasserman, Camila Educação de jovens e adultos Inclusão digital Inclusão social Cultura digital |
title_short |
A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras |
title_full |
A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras |
title_fullStr |
A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras |
title_full_unstemmed |
A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras |
title_sort |
A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras |
author |
Wasserman, Camila |
author_facet |
Wasserman, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wasserman, Camila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
contributor_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Inclusão digital Inclusão social Cultura digital |
topic |
Educação de jovens e adultos Inclusão digital Inclusão social Cultura digital |
description |
Este trabalho tem como tema principal a inclusão social de Jovens e Adultos por meio de apreciações de imagens, textos e vídeos enredados à Cultura Digital. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre suas experiências vividas como professora de informática para a terceira idade, bem como no estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este se deu em uma turma de alfabetização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como podem ser desenvolvidas as práticas de inclusão social para este público, abordando aspectos do letramento e das tecnologias para com os textos midiáticos que nos envolvem. Trata, ainda, da valorização dos saberes discentes em outros espaços escolares, por entender que a educação se dá “dentro” e “fora” da escola, nos diferentes territórios educativos (BRASIL, 2013). Assim, é problematizado não só o conceito de “Cidade Educadora” (MOLL, 2009) como também a própria “Leitura de Mundo” (FREIRE, 1990) nesse contexto educador que avança em direção ao aluno contemporâneo da EJA. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se o mote propulsor do desenvolvimento da pesquisa, impulsionando a licencianda ao significado da docência nesses tempos de cultura digital. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115796 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000954087 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115796 |
identifier_str_mv |
000954087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/1/000954087.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/2/000954087.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115796/3/000954087.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8a59f4a249e22ebe0bfb5f8c15be292 7ef046ad99d390ca8d7f6ccfa3dd2fd2 b1c42bd522459326ba6bd66e13f14dab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724579580215296 |