Educação de jovens e adultos : sociedade da inclusão e exclusão digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angélica Paulino da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35817
Resumo: A educação infantil é distinta da educação de jovens e adultos, uma vez que o adulto traz um histórico de vida, com família, emprego e seus próprios valores. Estar incluso em uma sociedade que está em constante transformação sob influência das novas tecnologias de informação e comunicação implica haver um engajamento da escola preparando estes jovens e adultos para uma nova realidade, a realidade tecnológica. Neste trabalho foram descritas a motivação e a justificativa para a realização deste projeto uma vez que o professor e escola precisam estar atualizados quanto às mudanças da sociedade. Assim como o problema da exclusão de jovens e adultos pela sociedade, exclusão social e digital. Fizemos um breve relato do histórico da EJA desde a 1ª Constituição Brasileira até a atualidade. Destacamos dois grupos distintos na sociedade atual: os nativos digitais e os imigrantes digitais. Além da importância da inclusão tanto digital quanto social na EJA. Para a conclusão do trabalho, descrevemos algumas práticas de sala de aula, além da entrevista com a turma a qual foi feito o estágio. A tecnologia veio para ficar e ajudar a resgatar a cidadania das pessoas que, por algum motivo, estão a margem da sociedade seja pela falta do conhecimento dos códigos de leitura e escrita, seja pela falta de oportunidade em usar as tecnologias. A sociedade necessita de pessoas aptas às novas tecnologias, com capacidade para decidirem, tomarem decisões quanto mais pessoas forem inclusas nesse processo menos desigualdades sociais e digitais teremos.
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