Educação de jovens e adultos : sociedade da inclusão e exclusão digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35817 |
Resumo: | A educação infantil é distinta da educação de jovens e adultos, uma vez que o adulto traz um histórico de vida, com família, emprego e seus próprios valores. Estar incluso em uma sociedade que está em constante transformação sob influência das novas tecnologias de informação e comunicação implica haver um engajamento da escola preparando estes jovens e adultos para uma nova realidade, a realidade tecnológica. Neste trabalho foram descritas a motivação e a justificativa para a realização deste projeto uma vez que o professor e escola precisam estar atualizados quanto às mudanças da sociedade. Assim como o problema da exclusão de jovens e adultos pela sociedade, exclusão social e digital. Fizemos um breve relato do histórico da EJA desde a 1ª Constituição Brasileira até a atualidade. Destacamos dois grupos distintos na sociedade atual: os nativos digitais e os imigrantes digitais. Além da importância da inclusão tanto digital quanto social na EJA. Para a conclusão do trabalho, descrevemos algumas práticas de sala de aula, além da entrevista com a turma a qual foi feito o estágio. A tecnologia veio para ficar e ajudar a resgatar a cidadania das pessoas que, por algum motivo, estão a margem da sociedade seja pela falta do conhecimento dos códigos de leitura e escrita, seja pela falta de oportunidade em usar as tecnologias. A sociedade necessita de pessoas aptas às novas tecnologias, com capacidade para decidirem, tomarem decisões quanto mais pessoas forem inclusas nesse processo menos desigualdades sociais e digitais teremos. |
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Silva, Angélica Paulino daRapkiewicz, Clevi Elena2011-12-22T01:19:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/35817000815780A educação infantil é distinta da educação de jovens e adultos, uma vez que o adulto traz um histórico de vida, com família, emprego e seus próprios valores. Estar incluso em uma sociedade que está em constante transformação sob influência das novas tecnologias de informação e comunicação implica haver um engajamento da escola preparando estes jovens e adultos para uma nova realidade, a realidade tecnológica. Neste trabalho foram descritas a motivação e a justificativa para a realização deste projeto uma vez que o professor e escola precisam estar atualizados quanto às mudanças da sociedade. Assim como o problema da exclusão de jovens e adultos pela sociedade, exclusão social e digital. Fizemos um breve relato do histórico da EJA desde a 1ª Constituição Brasileira até a atualidade. Destacamos dois grupos distintos na sociedade atual: os nativos digitais e os imigrantes digitais. Além da importância da inclusão tanto digital quanto social na EJA. Para a conclusão do trabalho, descrevemos algumas práticas de sala de aula, além da entrevista com a turma a qual foi feito o estágio. A tecnologia veio para ficar e ajudar a resgatar a cidadania das pessoas que, por algum motivo, estão a margem da sociedade seja pela falta do conhecimento dos códigos de leitura e escrita, seja pela falta de oportunidade em usar as tecnologias. A sociedade necessita de pessoas aptas às novas tecnologias, com capacidade para decidirem, tomarem decisões quanto mais pessoas forem inclusas nesse processo menos desigualdades sociais e digitais teremos.application/pdfporEducação de jovens e adultosInclusão digitalEducação de jovens e adultos : sociedade da inclusão e exclusão digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSão Leopoldo, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815780.pdf.txt000815780.pdf.txtExtracted Texttext/plain78832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35817/2/000815780.pdf.txte0a3a87f2ffe38ecd04d01e23759c17aMD52ORIGINAL000815780.pdf000815780.pdfTexto completoapplication/pdf707499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35817/1/000815780.pdfc7b4c24947351c17b4052ea3edba1d5aMD51THUMBNAIL000815780.pdf.jpg000815780.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35817/3/000815780.pdf.jpg27f4b02f150cf0b60d79d46574da4babMD5310183/358172018-10-05 08:18:04.194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35817Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-05T11:18:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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