A inclusão social de jovens e adultos : leituras além das letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wasserman, Camila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115796
Resumo: Este trabalho tem como tema principal a inclusão social de Jovens e Adultos por meio de apreciações de imagens, textos e vídeos enredados à Cultura Digital. Imersa no contexto pesquisado, a autora aborda a metodologia da pesquisa qualitativa de observação participante refletindo a respeito de sua prática docente e discente sobre suas experiências vividas como professora de informática para a terceira idade, bem como no estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este se deu em uma turma de alfabetização na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como podem ser desenvolvidas as práticas de inclusão social para este público, abordando aspectos do letramento e das tecnologias para com os textos midiáticos que nos envolvem. Trata, ainda, da valorização dos saberes discentes em outros espaços escolares, por entender que a educação se dá “dentro” e “fora” da escola, nos diferentes territórios educativos (BRASIL, 2013). Assim, é problematizado não só o conceito de “Cidade Educadora” (MOLL, 2009) como também a própria “Leitura de Mundo” (FREIRE, 1990) nesse contexto educador que avança em direção ao aluno contemporâneo da EJA. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se o mote propulsor do desenvolvimento da pesquisa, impulsionando a licencianda ao significado da docência nesses tempos de cultura digital.