Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gitz, Ariel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116044
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender como se constrói a prática pedagógica do professorado de Educação Física e entender a influência dos saberes docentes, das experiências de vida e de fatores específicos do ambiente escolar na constituição da identidade docente destes professores. A literatura apresenta a prática pedagógica como um resultado de diversos processos e experiências vividas pelo professor, os quais influenciam diretamente em suas estratégias na escola. Embora diversos atos e rituais executados pelos professores de educação física em suas aulas pareçam simples, e até mesmo naturalizadas, é possível identificar saberes e vivências que constituem as práticas. Assim, este estudo pretendeu descrever estas práticas pedagógicas e compreender suas influências. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo, no qual foram feitas observações e entrevistas com três professores de diferentes escolas (uma privada, uma estadual e uma municipal), as quais se constituem em diferentes contextos sociais e organizacionais. As coletas de informações ocorreram no segundo semestre de 2014, sendo estas analisadas através da análise do conteúdo. Foi possível compreender que a construção da prática pedagógica do professorado de Educação Física é desenvolvida em um longo processo de produção e apropriação de saberes, que se inicia na sua infância, se desenvolve ao longo da sua vida escolar e formação acadêmica, e é transportada para sua prática como docente. Ou seja, sua prática pedagógica não é estática, sendo continuamente redefinida e ressignificada pelos saberes produzidos e apropriados dentro e fora da escola. As influências dos fatores específicos do ambiente escolar na constituição da identidade docente dos professores de Educação Física são visíveis, especialmente na prática de professores iniciantes, que criam estratégias e rituais para contornar os obstáculos e enfrentamentos presentes em seu cotidiano na escola. As experiências de vida de cada professor são essenciais na constituição de suas identidades docentes. Deste modo, aprendi que os professores deste estudo norteiam suas aulas por objetivos claros, os quais foram construídos e influenciados por determinados saberes produzidos durante sua vida, construindo assim sua identidade docente.
id UFRGS-2_45715d34744979b8f6b58414f0324b19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116044
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gitz, ArielWittizorecki, Elisandro Schultz2015-05-09T02:00:14Z2014http://hdl.handle.net/10183/116044000964681O presente estudo tem como objetivo compreender como se constrói a prática pedagógica do professorado de Educação Física e entender a influência dos saberes docentes, das experiências de vida e de fatores específicos do ambiente escolar na constituição da identidade docente destes professores. A literatura apresenta a prática pedagógica como um resultado de diversos processos e experiências vividas pelo professor, os quais influenciam diretamente em suas estratégias na escola. Embora diversos atos e rituais executados pelos professores de educação física em suas aulas pareçam simples, e até mesmo naturalizadas, é possível identificar saberes e vivências que constituem as práticas. Assim, este estudo pretendeu descrever estas práticas pedagógicas e compreender suas influências. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo, no qual foram feitas observações e entrevistas com três professores de diferentes escolas (uma privada, uma estadual e uma municipal), as quais se constituem em diferentes contextos sociais e organizacionais. As coletas de informações ocorreram no segundo semestre de 2014, sendo estas analisadas através da análise do conteúdo. Foi possível compreender que a construção da prática pedagógica do professorado de Educação Física é desenvolvida em um longo processo de produção e apropriação de saberes, que se inicia na sua infância, se desenvolve ao longo da sua vida escolar e formação acadêmica, e é transportada para sua prática como docente. Ou seja, sua prática pedagógica não é estática, sendo continuamente redefinida e ressignificada pelos saberes produzidos e apropriados dentro e fora da escola. As influências dos fatores específicos do ambiente escolar na constituição da identidade docente dos professores de Educação Física são visíveis, especialmente na prática de professores iniciantes, que criam estratégias e rituais para contornar os obstáculos e enfrentamentos presentes em seu cotidiano na escola. As experiências de vida de cada professor são essenciais na constituição de suas identidades docentes. Deste modo, aprendi que os professores deste estudo norteiam suas aulas por objetivos claros, os quais foram construídos e influenciados por determinados saberes produzidos durante sua vida, construindo assim sua identidade docente.This study aims to understand how it is constructed the pedagogical practice of teachers of physical education and understand the influence of teacher knowledge, life experiences and the specific school environment in the formation of teacher identity of these factors teachers. The literature presents pedagogical practice as a result of several processes and experiences of the teacher, which directly influence their strategies in school. Although several acts and rituals performed by the physical education teachers in their classes seem simple and even naturalized, it is possible to identify knowledge and experiences that constitute the formation of these practices. Thus, this study intended to describe these pedagogical practices and understand their influences. Methodologically, it is a descriptive study in which observations and interviews with three teachers from different schools, which constitute different social and organizational contexts were made. The collections of information occurred in the second half of 2014, which are worked by analyzing the content. It could be understood that the construction of pedagogical practices of teachers of physical education is developed in a long process of production and appropriation of knowledge that begins in childhood, develops throughout his school life and academic training, and it is transported to their practice as teachers. In other words, their practice is not static, being continually redefined and re-signified by the knowledge produced and appropriated within and outside the school. The influences of specific factors in the school environment in the formation of professional identity of teachers of Physical Education are visible, especially in the practice of beginning teachers, that create rituals and strategies to overcome obstacles and confrontations present in their daily lives at school. The life experiences of each teacher are excenciais to the constitution of their faculty identity. Thus, I realized that the teachers of this study guide their lessons by clear objectives, which are built and influenced by certain knowledge produced during his lifetime, thus building their professional identity.application/pdfporEducação física escolarPrática pedagógicaTeachers knowledgeOs saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964681.pdf000964681.pdfTexto completoapplication/pdf341985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116044/1/000964681.pdfc8137c756049b70d68ff89b3baf8465fMD51TEXT000964681.pdf.txt000964681.pdf.txtExtracted Texttext/plain202566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116044/2/000964681.pdf.txtd6174f1bb4824eb78956a4f6ff9a53d4MD52THUMBNAIL000964681.pdf.jpg000964681.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116044/3/000964681.pdf.jpga9c4abda803e9fbb71771874f2e5f5dfMD5310183/1160442018-10-22 07:51:25.969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116044Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:51:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
title Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
spellingShingle Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
Gitz, Ariel
Educação física escolar
Prática pedagógica
Teachers knowledge
title_short Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
title_full Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
title_fullStr Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
title_full_unstemmed Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
title_sort Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
author Gitz, Ariel
author_facet Gitz, Ariel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gitz, Ariel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Prática pedagógica
topic Educação física escolar
Prática pedagógica
Teachers knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers knowledge
description O presente estudo tem como objetivo compreender como se constrói a prática pedagógica do professorado de Educação Física e entender a influência dos saberes docentes, das experiências de vida e de fatores específicos do ambiente escolar na constituição da identidade docente destes professores. A literatura apresenta a prática pedagógica como um resultado de diversos processos e experiências vividas pelo professor, os quais influenciam diretamente em suas estratégias na escola. Embora diversos atos e rituais executados pelos professores de educação física em suas aulas pareçam simples, e até mesmo naturalizadas, é possível identificar saberes e vivências que constituem as práticas. Assim, este estudo pretendeu descrever estas práticas pedagógicas e compreender suas influências. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo, no qual foram feitas observações e entrevistas com três professores de diferentes escolas (uma privada, uma estadual e uma municipal), as quais se constituem em diferentes contextos sociais e organizacionais. As coletas de informações ocorreram no segundo semestre de 2014, sendo estas analisadas através da análise do conteúdo. Foi possível compreender que a construção da prática pedagógica do professorado de Educação Física é desenvolvida em um longo processo de produção e apropriação de saberes, que se inicia na sua infância, se desenvolve ao longo da sua vida escolar e formação acadêmica, e é transportada para sua prática como docente. Ou seja, sua prática pedagógica não é estática, sendo continuamente redefinida e ressignificada pelos saberes produzidos e apropriados dentro e fora da escola. As influências dos fatores específicos do ambiente escolar na constituição da identidade docente dos professores de Educação Física são visíveis, especialmente na prática de professores iniciantes, que criam estratégias e rituais para contornar os obstáculos e enfrentamentos presentes em seu cotidiano na escola. As experiências de vida de cada professor são essenciais na constituição de suas identidades docentes. Deste modo, aprendi que os professores deste estudo norteiam suas aulas por objetivos claros, os quais foram construídos e influenciados por determinados saberes produzidos durante sua vida, construindo assim sua identidade docente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-09T02:00:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116044
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964681
url http://hdl.handle.net/10183/116044
identifier_str_mv 000964681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116044/1/000964681.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116044/2/000964681.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116044/3/000964681.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8137c756049b70d68ff89b3baf8465f
d6174f1bb4824eb78956a4f6ff9a53d4
a9c4abda803e9fbb71771874f2e5f5df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447147061968896