Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Robinson Luiz Franco da, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640739
Resumo: Orientador: Eliana Ayoub
id UNICAMP-30_6c75771376ef3067b579569eebe7ff86
oai_identifier_str oai::1161818
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolarThe teaching knowledge of physical education teachers : windows for teaching physical education in schoolsSaberes do docentePrática pedagógicaEnsinoEducação física escolarTeaching knowledgePedagogical practiceTeachingSchool physical educationOrientador: Eliana AyoubTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Essa tese tematiza a prática pedagógica de professores de educação física que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental com o objetivo de depreender os saberes que servem de base ao seu trabalho docente. Com base na compreensão de que os saberes docentes se constituem uma realidade social que se estabelece na articulação entre aspectos sociais e individuais, entendeu-se no contexto desta pesquisa, que, ao se conhecer esses saberes e sua dinâmica de produção nas práticas de ensino dos professores é possível construir uma dada leitura do ensino da educação física nas escolas que pode contribuir para sua compreensão. O estudo foi orientado pela seguinte questão: que saberes são mobilizados e, ao mesmo tempo, mobilizam os professores de educação física a realizar o ensino desse componente curricular na escola da forma como o fazem no contexto de suas aulas? A partir desse questionamento, outra pergunta foi apresentada como parte constitutiva da problemática da investigação: que contribuições o estudo dos saberes docentes de professores de educação física pode trazer ao ensino da educação física nas escolas? A pesquisa de campo foi desenvolvida com a colaboração de dois professores de educação física dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Limeira/SP, Tiago e Eduardo (nomes fictícios). As etapas realizadas foram: um período inicial de observação das aulas com registro em diário de campo; a realização de uma entrevista semiestruturada com cada professor; videogravações das aulas desses docentes, totalizando aproximadamente 23 horas e 20 minutos; desse total, 21 cenas de aulas de cada professor foram escolhidas para a coanálise de seus conteúdos pelos professores e pesquisador em duas entrevistas de autoconfrontação simples com cada docente; as entrevistas semiestruturadas e de autoconfrontação simples foram transcritas para análise. Para leitura, análise e compreensão dos dados/achados da pesquisa de campo tomou-se como inspiração o paradigma indiciário ao movimento interpretativo realizado. Um aspecto evidenciado a respeito dos saberes docentes dos professores Tiago e Eduardo foi sua pluralidade de saberes, informados por diferentes espaços sociais: saberes provenientes da infância, de outros espaços profissionais (extraescolares), das experiências discentes na educação física, da formação acadêmica para a docência, do programa curricular de sua rede de ensino e de suas próprias experiências docentes. Seus saberes docentes mostraram-se indissociáveis em toda sua pluralidade e heterogeneidade. Da experiência na profissão, foi analisada de forma acentuada a questão das apropriações docentes dos discursos didático-pedagógicos da área, as quais apareceram sempre atravessadas pelos saberes dos professores. O estudo dos saberes docentes dos dois professores participantes do estudo a partir de suas práticas de ensino e seus discursos pedagógicos mostrou-se uma "janela" importante para questões que perpassam as práticas profissionais dos professores escolares e indica um interessante movimento de aproximação entre os campos profissional e acadêmico da educação físicaAbstract: This thesis focuses on the pedagogical practice of physical education teachers who work in the early years of elementary school in order to understand the knowledge that serves as the basis for their teaching work. Based on the understanding that the teaching knowledge constitutes a social reality that is established in the articulation between social and individual aspects, it was understood in the context of this research, that, when knowing this knowledge and its production dynamics in the teaching practices of teachers it is possible to build a given reading of physical education teaching in schools that can contribute to their understanding. The study was guided by the following question: what knowledge is mobilized and, at the same time, mobilizes physical education teachers to carry out the teaching of this curricular component at school as they do in the context of their classes? From this questioning, another question was presented as a constituent part of the research problem: what contributions can the study of teaching knowledge of physical education teachers bring to the teaching of physical education in schools? The field research was developed with the collaboration of two physical education teachers from the initial years of a school in the municipal education network in the city of Limeira / SP, Tiago and Eduardo (fictitious names). The steps performed were: an initial period of observation of the classes recorded in a field diary; conducting a semi-structured interview with each teacher; video recordings of these teachers' classes, totaling approximately 23 hours and 20 minutes; of this total, 21 scenes of lessons from each teacher were chosen for the co-analysis of their contents by teachers and researcher in two simple self-confrontation interviews with each teacher; semi-structured and simple self-confrontation interviews were transcribed for analysis. For reading, analysis and understanding of the data / findings of the field research, the evidentiary paradigm for the interpretive movement carried out was inspired. One aspect highlighted regarding the teaching knowledge of teachers Tiago and Eduardo was their plurality of knowledge, informed by different social spaces: knowledge from childhood, from other professional spaces (out of school), from student experiences in physical education, from academic training to teaching, the curriculum of their teaching network and their own teaching experiences. Their teaching knowledge proved to be inseparable in all its plurality and heterogeneity. From the experience in the profession, the issue of teaching appropriations of the didactic-pedagogical discourses of the area was intensely analyzed, which always appeared crossed by the teachers' knowledge. The study of the teaching knowledge of the two teachers participating in the study from their teaching practices and their pedagogical discourses proved to be an important "window" for issues that permeate the professional practices of school teachers and indicates an interesting movement of approximation between the fields professional and academic of physical educationDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCNPQ142042/2016-1[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Almeida Junior, Admir Soares dePrado, Guilherme do Val ToledoDaolio, JocimarSouza Neto, Samuel deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Robinson Luiz Franco da, 1982-20202020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (329 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640739ROCHA, Robinson Luiz Franco da. Os saberes docentes de professores de educação física: janelas para o ensino da educação física escolar. 2020. 1 recurso online (329 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640739. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161818Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-16T16:56:24Zoai::1161818Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-16T16:56:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar
The teaching knowledge of physical education teachers : windows for teaching physical education in schools
title Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar
spellingShingle Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar
Rocha, Robinson Luiz Franco da, 1982-
Saberes do docente
Prática pedagógica
Ensino
Educação física escolar
Teaching knowledge
Pedagogical practice
Teaching
School physical education
title_short Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar
title_full Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar
title_fullStr Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar
title_full_unstemmed Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar
title_sort Os saberes docentes de professores de educação física : janelas para o ensino da educação física escolar
author Rocha, Robinson Luiz Franco da, 1982-
author_facet Rocha, Robinson Luiz Franco da, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ayoub, Eliana, 1966-
Almeida Junior, Admir Soares de
Prado, Guilherme do Val Toledo
Daolio, Jocimar
Souza Neto, Samuel de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Robinson Luiz Franco da, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes do docente
Prática pedagógica
Ensino
Educação física escolar
Teaching knowledge
Pedagogical practice
Teaching
School physical education
topic Saberes do docente
Prática pedagógica
Ensino
Educação física escolar
Teaching knowledge
Pedagogical practice
Teaching
School physical education
description Orientador: Eliana Ayoub
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640739
ROCHA, Robinson Luiz Franco da. Os saberes docentes de professores de educação física: janelas para o ensino da educação física escolar. 2020. 1 recurso online (329 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640739. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640739
identifier_str_mv ROCHA, Robinson Luiz Franco da. Os saberes docentes de professores de educação física: janelas para o ensino da educação física escolar. 2020. 1 recurso online (329 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640739. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161818
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (329 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189170730500096