Uma insanidade narrativa : configuração urbana e realismo em Quincas Borba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157023 |
Resumo: | A influência do realismo europeu do século XIX na literatura brasileira encontra dificuldades de adoção de uma forma literária que não se adapta à realidade local, dificuldades que podem ser transpostas também para a representação urbana. Partindo do pressuposto de que Machado desenha, em Quincas Borba, um arco de observação histórica do Rio de Janeiro, buscamos realizar uma leitura do romance sobre o pano de fundo da representação urbana como critério de análise do realismo no romance. A partir do exame do uso da linguagem pelo narrador, via estudos enunciativos, percebemos que o narrador de Quincas Borba altera o tempo todo o efeito de realidade que se torna uma construção de sentido moldada por aproximação e afastamento dos acontecimentos narrados, o que espelha a insanidade progressiva de Rubião. Com um narrador insano e oscilante, percebe-se um movimento de distanciamento da objetivação realista moderna auerbachiana. Assim, Quincas Borba torna necessário que se aproximem a linguagem e o contexto histórico como critérios de análise da configuração urbana. Partindo da noção de paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, em que pistas e indícios operam como detalhes reveladores, visamos à identificação do modo como o espaço urbano cobre-se de significação Ao mesmo tempo, procedemos à elaboração de um mapa/imagem do Rio de Janeiro, adaptando-se o trabalho de Kevin Lynch. Os indícios textuais com que se vinculam ação e espaço levam à percepção de que Machado preocupava-se de modo intenso em criar um vínculo entre espaço ficcional e espaço urbano, a partir de mimese e de interpretação do Rio de Janeiro. Concluímos que a cidade é representada como uma mancha de fundo onipresente e desfocada, que, associada aos jogos narrativos, sedimenta formalmente uma dualidade externa que se resolve literariamente pelo paradoxo de um narrador insano perfeitamente situado historicamente. |
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Estacio, Denise de QuintanaSanseverino, Antônio Marcos Vieira2017-04-21T02:35:43Z2016http://hdl.handle.net/10183/157023001016425A influência do realismo europeu do século XIX na literatura brasileira encontra dificuldades de adoção de uma forma literária que não se adapta à realidade local, dificuldades que podem ser transpostas também para a representação urbana. Partindo do pressuposto de que Machado desenha, em Quincas Borba, um arco de observação histórica do Rio de Janeiro, buscamos realizar uma leitura do romance sobre o pano de fundo da representação urbana como critério de análise do realismo no romance. A partir do exame do uso da linguagem pelo narrador, via estudos enunciativos, percebemos que o narrador de Quincas Borba altera o tempo todo o efeito de realidade que se torna uma construção de sentido moldada por aproximação e afastamento dos acontecimentos narrados, o que espelha a insanidade progressiva de Rubião. Com um narrador insano e oscilante, percebe-se um movimento de distanciamento da objetivação realista moderna auerbachiana. Assim, Quincas Borba torna necessário que se aproximem a linguagem e o contexto histórico como critérios de análise da configuração urbana. Partindo da noção de paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, em que pistas e indícios operam como detalhes reveladores, visamos à identificação do modo como o espaço urbano cobre-se de significação Ao mesmo tempo, procedemos à elaboração de um mapa/imagem do Rio de Janeiro, adaptando-se o trabalho de Kevin Lynch. Os indícios textuais com que se vinculam ação e espaço levam à percepção de que Machado preocupava-se de modo intenso em criar um vínculo entre espaço ficcional e espaço urbano, a partir de mimese e de interpretação do Rio de Janeiro. Concluímos que a cidade é representada como uma mancha de fundo onipresente e desfocada, que, associada aos jogos narrativos, sedimenta formalmente uma dualidade externa que se resolve literariamente pelo paradoxo de um narrador insano perfeitamente situado historicamente.The influence of European Realism on nineteenth-century Brazilian literature faced many difficulties related to the adoption of a literary form that did not suit local conditions. These difficulties were also incorporated into urban representation. Assuming that Machado de Assis has traced a historical observation of Rio de Janeiro in Quincas Borba, we read the novel focusing on urban representation as criteria for the analysis of Realism. Also, the investigation of the narrator‘s use of language via studies of enunciation led to the realization that the narrator frequently changes the effect of reality, by moving towards and away from narrated events, in a way that mirrors Rubião‘s progressive insanity. Therefore, an insane and oscillating narrator distances himself from the characteristic objectivity of Auerbach‘s Modern Realism. Thus, Quincas Borba demands both language and historical context for analyzing the urban setting. From Carlo Ginzburg‘s indiciary paradigm, in which traces operate as revealing details, we aimed at identifying the meanings urban space might evoke within the narrative. We realized that the textual evidence connecting action and space leads to the perception that Machado was concerned in creating a link between fictional and urban space, from mimesis and interpretation of Rio de Janeiro. To conclude, the city is represented in Quincas Borba as an omnipresent and unfocused background, which, coupled with narrative games, formally settles an external duality that is literarily solved by the paradox of a both insane and historically situated narrator.application/pdfporAssis, Machado de, 1839-1908. Quincas Borba : Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileira : RomanceRealismoNovelRealismUrban ImageryUma insanidade narrativa : configuração urbana e realismo em Quincas Borbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001016425.pdf001016425.pdfTexto completoapplication/pdf2800607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157023/1/001016425.pdf8919644ba8de9e451c16f6ae9ca04d85MD51TEXT001016425.pdf.txt001016425.pdf.txtExtracted Texttext/plain107054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157023/2/001016425.pdf.txt1e512e8111a5358b190a45f88a79f86bMD52THUMBNAIL001016425.pdf.jpg001016425.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157023/3/001016425.pdf.jpga28df44eed774ec5d3b017aae4cc507aMD5310183/1570232024-06-07 06:17:09.499912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-07T09:17:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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