De monstros a heroínas: a transformação de um mito pelo sereísmo no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marina Borges Rosa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169480
Resumo: O presente trabalho trata do “sereísmo”, estilo de vida relacionado às sereias, e sua presença na rede social Instagram. Tem como objetivo geral verificar se o fenômeno social chamado “sereísmo” observado na rede social Instagram pode ser caracterizado como uma atualização do mito das sereias. E, como objetivos específicos: analisar as características do mito a partir das Teorias do Imaginário; interpretar as narrativas míticas em torno do tema das sereias numa linha temporal, tanto na literatura quanto na mitologia comparada, anotando suas características recorrentes e divergentes e elegendo indicadores para comparação com o “sereísmo”; analisar o corpus empírico constituído pelos perfis @projectmermaids, @mirellasereia e @sereismo, utilizando os indicadores anteriormente arrolados e cruzar os achados do corpus empírico com a revisão bibliográfica. Para isso, foi feita uma análise dos conceitos de redes sociais, acompanhada de uma imersão nas Teorias Gerais do Imaginário, principalmente no conceito de mito, fundada em Gilbert Durand, Mircea Eliade e Pierre Grimal. Para as narrativas míticas de sereias foi utilizada a Odisseia, de Homero, que exigiu uma imersão na vasta Mitologia Grega a partir de Junito Brandão. As conclusões revelaram que houve uma grande mudança no comportamento da sereia atual em comparação à sereia dos mitos passados. Enquanto as sereias da mitologia grega eram representadas como monstros, as sereias evidenciadas no Instagram se identificam mais com heroínas.
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