Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182144 |
Resumo: | Este trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário. |
id |
UFRGS-2_7cc63dd77bb2052490c70a6c95a60633 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182144 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lohmann, RenataMartins, Ana Tais2018-09-18T02:30:22Z20181677-0943http://hdl.handle.net/10183/182144001076654Este trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário.This work is located in the border areas of communication, photography and imaginary studies. We assume that the photographs taken from the Instagram app and the LOMO cameras reached great popularity due to its aesthetic similarity. In order to achieve this work, we did a thorough analysis of these two tools, their modes of creation and enjoyment aby influential Theorists of the Imaginary and communication theories. In the literature, we use the mitodologia to check the recourent symbolic images and imaginary schemes that guide these tools and their constellations of images. We found that the aesthetic similarity between the two tools would be only a potentiality, since Instagram users do not have as motor drive the search for aesthetics, but the click – publish – impress, guided by technique. Thus, it was possible to locate Instagram as a model of what would be a Communicational Imaginary, guided by the imaginary Heroic Regime, characterized by Titanism and the deaesthetization while lomography would stand in the opposite polarity, guided by Mystic Regime and the aesthetic pursuit, and a natural balancing of the imaginary itself.application/pdfporConexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 239-261LomografiaFotografiaImaginárioInstagram (Site)CommunicationPhotographyImaginaryInstagramLomographyLomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacionalLomography and Instagram : traces of a communicational imaginaryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076654.pdfTexto completoapplication/pdf1100254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/1/001076654.pdf8b5e52dddcbfc5fabde830214a39d658MD51TEXT001076654.pdf.txt001076654.pdf.txtExtracted Texttext/plain59126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/2/001076654.pdf.txtcb40b2b769095114a2bf6ee897c34885MD52THUMBNAIL001076654.pdf.jpg001076654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/3/001076654.pdf.jpge261b716bd6f5a83bfd148752fcbeebcMD5310183/1821442021-03-09 04:38:06.166295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:38:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Lomography and Instagram : traces of a communicational imaginary |
title |
Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional |
spellingShingle |
Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional Lohmann, Renata Lomografia Fotografia Imaginário Instagram (Site) Communication Photography Imaginary Lomography |
title_short |
Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional |
title_full |
Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional |
title_fullStr |
Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional |
title_full_unstemmed |
Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional |
title_sort |
Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional |
author |
Lohmann, Renata |
author_facet |
Lohmann, Renata Martins, Ana Tais |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ana Tais |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lohmann, Renata Martins, Ana Tais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lomografia Fotografia Imaginário Instagram (Site) |
topic |
Lomografia Fotografia Imaginário Instagram (Site) Communication Photography Imaginary Lomography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Photography Imaginary Lomography |
description |
Este trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-18T02:30:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182144 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-0943 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001076654 |
identifier_str_mv |
1677-0943 001076654 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Conexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 239-261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/1/001076654.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/2/001076654.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/3/001076654.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b5e52dddcbfc5fabde830214a39d658 cb40b2b769095114a2bf6ee897c34885 e261b716bd6f5a83bfd148752fcbeebc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447668462190592 |