Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lohmann, Renata
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Ana Tais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182144
Resumo: Este trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário.
id UFRGS-2_7cc63dd77bb2052490c70a6c95a60633
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lohmann, RenataMartins, Ana Tais2018-09-18T02:30:22Z20181677-0943http://hdl.handle.net/10183/182144001076654Este trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário.This work is located in the border areas of communication, photography and imaginary studies. We assume that the photographs taken from the Instagram app and the LOMO cameras reached great popularity due to its aesthetic similarity. In order to achieve this work, we did a thorough analysis of these two tools, their modes of creation and enjoyment aby influential Theorists of the Imaginary and communication theories. In the literature, we use the mitodologia to check the recourent symbolic images and imaginary schemes that guide these tools and their constellations of images. We found that the aesthetic similarity between the two tools would be only a potentiality, since Instagram users do not have as motor drive the search for aesthetics, but the click – publish – impress, guided by technique. Thus, it was possible to locate Instagram as a model of what would be a Communicational Imaginary, guided by the imaginary Heroic Regime, characterized by Titanism and the deaesthetization while lomography would stand in the opposite polarity, guided by Mystic Regime and the aesthetic pursuit, and a natural balancing of the imaginary itself.application/pdfporConexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 239-261LomografiaFotografiaImaginárioInstagram (Site)CommunicationPhotographyImaginaryInstagramLomographyLomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacionalLomography and Instagram : traces of a communicational imaginaryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076654.pdfTexto completoapplication/pdf1100254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/1/001076654.pdf8b5e52dddcbfc5fabde830214a39d658MD51TEXT001076654.pdf.txt001076654.pdf.txtExtracted Texttext/plain59126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/2/001076654.pdf.txtcb40b2b769095114a2bf6ee897c34885MD52THUMBNAIL001076654.pdf.jpg001076654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/3/001076654.pdf.jpge261b716bd6f5a83bfd148752fcbeebcMD5310183/1821442021-03-09 04:38:06.166295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:38:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Lomography and Instagram : traces of a communicational imaginary
title Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
spellingShingle Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
Lohmann, Renata
Lomografia
Fotografia
Imaginário
Instagram (Site)
Communication
Photography
Imaginary
Instagram
Lomography
title_short Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
title_full Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
title_fullStr Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
title_full_unstemmed Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
title_sort Lomografia e Instagram : marcas de um imaginário comunicacional
author Lohmann, Renata
author_facet Lohmann, Renata
Martins, Ana Tais
author_role author
author2 Martins, Ana Tais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lohmann, Renata
Martins, Ana Tais
dc.subject.por.fl_str_mv Lomografia
Fotografia
Imaginário
Instagram (Site)
topic Lomografia
Fotografia
Imaginário
Instagram (Site)
Communication
Photography
Imaginary
Instagram
Lomography
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Photography
Imaginary
Instagram
Lomography
description Este trabalho se situa na fronteira das áreas de comunicação, fotografia e estudos do imaginário e resume uma extensa pesquisa que resultou em dissertação de mestrado. Partimos do pressuposto de que as fotografias produzidas a partir do aplicativo Instagram e das câmeras da marca LOMO atingiram grande popularidade em razão de sua semelhança estética. Para concretizar este trabalho, fizemos uma exaustiva análise dessas duas ferramentas, de seus modos de criação e fruição através de teóricos influentes das Teorias do Imaginário e da comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos da mitodologia de Gilbert Durand para buscar as imagens simbólicas recorrentes e regimes do imaginário que guiam essas ferramentas e suas constelações de imagens. Descobrimos que a semelhança estética entre as duas ferramentas seria apenas uma potencialidade, uma vez que os usuários do Instagram não têm como pulsão motora a busca pela estética, mas o clicar-publicar-impressionar, guiado pela técnica. Dessa forma, foi possível situar o Instagram como modelo do que seria um imaginário comunicacional, guiado pelo Regime Heroico do imaginário, caracterizado pelo titanismo e pela desestetização, enquanto a lomografia se situaria na polaridade oposta, guiada pelo Regime Místico e pela busca estética, sendo uma equilibração natural do próprio imaginário.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-18T02:30:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182144
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-0943
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076654
identifier_str_mv 1677-0943
001076654
url http://hdl.handle.net/10183/182144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Conexão : comunicação e cultura. Caxias do Sul. Vol. 17, n. 33 (jan./jun. 2018), p. 239-261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/1/001076654.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/2/001076654.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182144/3/001076654.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b5e52dddcbfc5fabde830214a39d658
cb40b2b769095114a2bf6ee897c34885
e261b716bd6f5a83bfd148752fcbeebc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447668462190592