A educação especial : para além do dilema possibilidades de uma educação inclusiva bem sucedida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Margareth Kayser
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69862
Resumo: O presente estudo aborda a temática possibilidades de sucesso da aprendizagem dos alunos da Educação Especial no ensino regular, e teve como objetivo identificar elementos que constituem as experiências de sucesso na educação regular com base nos referenciais teóricos da Educação Inclusiva. Para isso, esse estudo consiste em apresentar uma revisão teórica sobre alguns conceitos presentes no contexto da educação inclusiva, tais como definição de Educação Especial, atendimento educacional especializado (AEE), adaptação curricular, sujeitos da educação especial. Além disso, traz uma reflexão sobre alguns elementos que precisam ser considerados no processo de aprendizagem de alunos da Educação Especial na perspectiva inclusiva, ou seja, elementos constituidores para que a mesma seja uma experiência bem sucedida, realizando uma interlocução dos mesmos com algumas experiências da Educação Especial no ensino regular, obtidas através de pesquisa de bibliográfica. Essa interlocução objetiva analisar se os conceitos e elementos apontados a partir da reflexão teórica foram considerados e se estiveram presentes nas experiências apresentadas. Para isso a análise toma como base teórica, referenciais de BEYER (2005), CARVALHO (2007), MANTOAN (2006). O estudo conclui que as boas práticas de educação inclusiva dependem de uma nova forma de pensar o ensino/aprendizagem considerando para isso alguns elementos tais como individualização do ensino, um currículo que atenda à educação na perspectiva inclusiva, possibilidade de um ensino através da “bidocência”. Além disso, a análise sobre as experiências inclusivas apresentadas nesse estudo proporcionaram compreender que essas experiências atendem a alguns elementos apontados pelas teorias da Educação Inclusiva e que o sucesso de aprendizagem na Educação Especial é possível desde que as mesmas sejam realizadas a partir de uma perspectiva inclusiva tomando como princípio norteador o respeito à diversidade, princípio comum entre referenciais teóricos apresentados no estudo.
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Além disso, traz uma reflexão sobre alguns elementos que precisam ser considerados no processo de aprendizagem de alunos da Educação Especial na perspectiva inclusiva, ou seja, elementos constituidores para que a mesma seja uma experiência bem sucedida, realizando uma interlocução dos mesmos com algumas experiências da Educação Especial no ensino regular, obtidas através de pesquisa de bibliográfica. Essa interlocução objetiva analisar se os conceitos e elementos apontados a partir da reflexão teórica foram considerados e se estiveram presentes nas experiências apresentadas. Para isso a análise toma como base teórica, referenciais de BEYER (2005), CARVALHO (2007), MANTOAN (2006). O estudo conclui que as boas práticas de educação inclusiva dependem de uma nova forma de pensar o ensino/aprendizagem considerando para isso alguns elementos tais como individualização do ensino, um currículo que atenda à educação na perspectiva inclusiva, possibilidade de um ensino através da “bidocência”. Além disso, a análise sobre as experiências inclusivas apresentadas nesse estudo proporcionaram compreender que essas experiências atendem a alguns elementos apontados pelas teorias da Educação Inclusiva e que o sucesso de aprendizagem na Educação Especial é possível desde que as mesmas sejam realizadas a partir de uma perspectiva inclusiva tomando como princípio norteador o respeito à diversidade, princípio comum entre referenciais teóricos apresentados no estudo.The present study addresses the thematic possibilities of the learning success of students in Special Education in regular education, and it aimed to identify elements that constitute the successful experiences in regular education based on the theoretical framework of Inclusive Education. For this reason, this study consists of presenting a theoretical review of some concepts in the context of inclusive education, such as the definition of Special Education, specialized educational service, curriculum adaptation, subjects of special education. In addition, it brings a reflection on some elements that need to be considered in the learning process of students in Special Education in the inclusive perspective, that is, constituent elements for it to be a successful experience, performing a dialogue between them and some of the experiences from Special Education in regular education, obtained through bibliographic research. This dialogue aims to analyze if the concepts and elements pointed out from the theoretical reflexion were considered and if they were present in the experiments presented. For this, the analysis is based on theoretical references from BEYER (2005), CARVALHO (2007), MANTOAN (2006). The study concludes that the good practices of inclusive education depend on a new way of thinking the teaching/learning process, considering some elements such as individualization of teaching, a curriculum that meets the education in inclusive perspective, the possibility of teaching through "bi-instruction". Moreover, the analysis of the inclusive experiments presented in this study provided understanding that these experiences serve some elements highlighted by the theories of Inclusive Education and that the learning success in Special Education is possible since they are made from an inclusive perspective taking as the guiding principle the respect for diversity, a common principle in the theoretical framework presented in this study.application/pdfporEducação inclusivaInclusão socialSpecial educationInclusive educationInclusive experiencesA educação especial : para além do dilema possibilidades de uma educação inclusiva bem sucedidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875103.pdf000875103.pdfTexto completoapplication/pdf567517http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69862/1/000875103.pdfe1a4801be1d9725abc1c6488a5a177cfMD51TEXT000875103.pdf.txt000875103.pdf.txtExtracted Texttext/plain89335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69862/2/000875103.pdf.txtae96b621d9fc070ee0421e4e297f1f23MD52THUMBNAIL000875103.pdf.jpg000875103.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69862/3/000875103.pdf.jpg54bf6fafcc5aa6471a1ce5080873cb69MD5310183/698622018-10-15 08:05:32.86oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69862Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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