Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6272 |
Resumo: | O Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos? |
id |
RCAP_48d8ecf68639bde6a51faa8dd97ee9f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6272 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em PortugalAn approach to the training of teachers in special and inclusive educational in PortugalEducação especial e inclusivaTrabalho projeto em educação especialInvestigação em educação especial e inclusivaFormação especializada em educação especial e inclusivaSpecial and inclusive educationProject work in special and inclusive educationResearch in special and inclusive educationSpecialized training in special and inclusive educationO Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos?The final project developed to obtain the Master’s Degree in Special Education (SE) at the Castelo Branco Higher School of Education (ESECB) includes the development of knowledge in thematic areas of SE in the cognitive and motor domains, involving a critical, in reflections provided by an adequate and updated “state of art” of the thematic area in which it is inserted. In the SE Master’s degree, the research is organized around 3 lines, according to thematic areas, integrated in theoretical paradigms, suitable for this type of investigation. These lines focus on studies conducted at any stage in the life of special populations. The research lines are systematized as follows: - Evaluation and Intervention in Special and Inclusive Education - Historical and Ecological Dimensions of Special and Inclusive Education - Educational Policies, School Management and Teacher Training in Special and Inclusive Education. Thus, we sought to contribute to the characterization of the research activity carried out in the scope of Special and Inclusive Education through the final Project of ESECB Master, using as reference the categorization focused on some fundamental questions: What problems are studied? With what research methodologies? What is the geographical origin of the studies?Pensa MultiMedia Editore srlRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaQuelhas, Rosário2018-11-22T12:06:52Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6272porMesquita, H. ; Quelhas, M.R. (2018). Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal. Italian Journal of Special Education for Inclusion. ISSN 2282-5061. Vol 6, n.º 1, pp. 63-74.ISSN 2282-5061 in pressinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:07Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:56.915139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal An approach to the training of teachers in special and inclusive educational in Portugal |
title |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal |
spellingShingle |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal Mesquita, Helena Educação especial e inclusiva Trabalho projeto em educação especial Investigação em educação especial e inclusiva Formação especializada em educação especial e inclusiva Special and inclusive education Project work in special and inclusive education Research in special and inclusive education Specialized training in special and inclusive education |
title_short |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal |
title_full |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal |
title_fullStr |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal |
title_sort |
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal |
author |
Mesquita, Helena |
author_facet |
Mesquita, Helena Quelhas, Rosário |
author_role |
author |
author2 |
Quelhas, Rosário |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Helena Quelhas, Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial e inclusiva Trabalho projeto em educação especial Investigação em educação especial e inclusiva Formação especializada em educação especial e inclusiva Special and inclusive education Project work in special and inclusive education Research in special and inclusive education Specialized training in special and inclusive education |
topic |
Educação especial e inclusiva Trabalho projeto em educação especial Investigação em educação especial e inclusiva Formação especializada em educação especial e inclusiva Special and inclusive education Project work in special and inclusive education Research in special and inclusive education Specialized training in special and inclusive education |
description |
O Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos? |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22T12:06:52Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6272 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, H. ; Quelhas, M.R. (2018). Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal. Italian Journal of Special Education for Inclusion. ISSN 2282-5061. Vol 6, n.º 1, pp. 63-74. ISSN 2282-5061 in press |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pensa MultiMedia Editore srl |
publisher.none.fl_str_mv |
Pensa MultiMedia Editore srl |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130830569734144 |