Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Helena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Quelhas, Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6272
Resumo: O Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos?
id RCAP_48d8ecf68639bde6a51faa8dd97ee9f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em PortugalAn approach to the training of teachers in special and inclusive educational in PortugalEducação especial e inclusivaTrabalho projeto em educação especialInvestigação em educação especial e inclusivaFormação especializada em educação especial e inclusivaSpecial and inclusive educationProject work in special and inclusive educationResearch in special and inclusive educationSpecialized training in special and inclusive educationO Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos?The final project developed to obtain the Master’s Degree in Special Education (SE) at the Castelo Branco Higher School of Education (ESECB) includes the development of knowledge in thematic areas of SE in the cognitive and motor domains, involving a critical, in reflections provided by an adequate and updated “state of art” of the thematic area in which it is inserted. In the SE Master’s degree, the research is organized around 3 lines, according to thematic areas, integrated in theoretical paradigms, suitable for this type of investigation. These lines focus on studies conducted at any stage in the life of special populations. The research lines are systematized as follows: - Evaluation and Intervention in Special and Inclusive Education - Historical and Ecological Dimensions of Special and Inclusive Education - Educational Policies, School Management and Teacher Training in Special and Inclusive Education. Thus, we sought to contribute to the characterization of the research activity carried out in the scope of Special and Inclusive Education through the final Project of ESECB Master, using as reference the categorization focused on some fundamental questions: What problems are studied? With what research methodologies? What is the geographical origin of the studies?Pensa MultiMedia Editore srlRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaQuelhas, Rosário2018-11-22T12:06:52Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6272porMesquita, H. ; Quelhas, M.R. (2018). Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal. Italian Journal of Special Education for Inclusion. ISSN 2282-5061. Vol 6, n.º 1, pp. 63-74.ISSN 2282-5061 in pressinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:07Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:56.915139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
An approach to the training of teachers in special and inclusive educational in Portugal
title Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
spellingShingle Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
Mesquita, Helena
Educação especial e inclusiva
Trabalho projeto em educação especial
Investigação em educação especial e inclusiva
Formação especializada em educação especial e inclusiva
Special and inclusive education
Project work in special and inclusive education
Research in special and inclusive education
Specialized training in special and inclusive education
title_short Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
title_full Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
title_fullStr Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
title_full_unstemmed Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
title_sort Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
author Mesquita, Helena
author_facet Mesquita, Helena
Quelhas, Rosário
author_role author
author2 Quelhas, Rosário
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Helena
Quelhas, Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial e inclusiva
Trabalho projeto em educação especial
Investigação em educação especial e inclusiva
Formação especializada em educação especial e inclusiva
Special and inclusive education
Project work in special and inclusive education
Research in special and inclusive education
Specialized training in special and inclusive education
topic Educação especial e inclusiva
Trabalho projeto em educação especial
Investigação em educação especial e inclusiva
Formação especializada em educação especial e inclusiva
Special and inclusive education
Project work in special and inclusive education
Research in special and inclusive education
Specialized training in special and inclusive education
description O Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos?
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T12:06:52Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6272
url http://hdl.handle.net/10400.11/6272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mesquita, H. ; Quelhas, M.R. (2018). Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal. Italian Journal of Special Education for Inclusion. ISSN 2282-5061. Vol 6, n.º 1, pp. 63-74.
ISSN 2282-5061 in press
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pensa MultiMedia Editore srl
publisher.none.fl_str_mv Pensa MultiMedia Editore srl
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130830569734144