Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265780 |
Resumo: | A presente pesquisa, estavinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como enfoque o direito a educação contextualizando a presença do livro Pé de brincadeira, destinado aos docentes pela primeira vez recebido nas escolas públicas e creches as quais atendem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade na zona rural e urbana. Breve explanação sobre o processo de escolha e o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático na introdução. Justificando-se em descrever e analisar o livro enquanto artefato cultural e o processo de escolha, sua função na Instituição Escolar favorecendo a criticidade e possibilidades a que o material se destina. Destacando as brincadeiras, rodas de conversa, oralidade e escrita na construção de valores acerca dos Direitos Humanos utilizou-se de uma abordagem de análise documental com cunho qualitativo. A pesquisa sugere contribuição para com o fomento de valores de princípios como o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia das crianças da educação infantil, primeira etapa da educação básica auxiliando o desenvolvimento da cidadania e resgate da dignidade, estabelecimento de relações entre o material de apoio às práticas docentes e os anseios da sociedade com ênfase no atendimento as especificidades das crianças da educação infantil, contudo, possibilitar maior aprofundamento teórico sobre orientações sobre o uso do livro do professor da educação infantil para elaboração de novos conceitos sobre as atividades dispostas sempre na perspectiva da inclusão. Conclui-se que a criança é protagonista do processo de ensino-aprendizagem detentora de direitos e o professor mediador do saber utilizando não só do livro, mas, diversas outras bibliográficas e materiais de apoio como complemento de práticas pedagógicas satisfatórias e humanizadas. |
id |
UFRGS-2_45d8a3e4e6d041b94e864103efde7cd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265780 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Janaina Bulcão deGerotto, Lorraine MartinsSilva, Thaise da2023-10-07T03:44:59Z20222525-8761http://hdl.handle.net/10183/265780001177864A presente pesquisa, estavinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como enfoque o direito a educação contextualizando a presença do livro Pé de brincadeira, destinado aos docentes pela primeira vez recebido nas escolas públicas e creches as quais atendem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade na zona rural e urbana. Breve explanação sobre o processo de escolha e o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático na introdução. Justificando-se em descrever e analisar o livro enquanto artefato cultural e o processo de escolha, sua função na Instituição Escolar favorecendo a criticidade e possibilidades a que o material se destina. Destacando as brincadeiras, rodas de conversa, oralidade e escrita na construção de valores acerca dos Direitos Humanos utilizou-se de uma abordagem de análise documental com cunho qualitativo. A pesquisa sugere contribuição para com o fomento de valores de princípios como o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia das crianças da educação infantil, primeira etapa da educação básica auxiliando o desenvolvimento da cidadania e resgate da dignidade, estabelecimento de relações entre o material de apoio às práticas docentes e os anseios da sociedade com ênfase no atendimento as especificidades das crianças da educação infantil, contudo, possibilitar maior aprofundamento teórico sobre orientações sobre o uso do livro do professor da educação infantil para elaboração de novos conceitos sobre as atividades dispostas sempre na perspectiva da inclusão. Conclui-se que a criança é protagonista do processo de ensino-aprendizagem detentora de direitos e o professor mediador do saber utilizando não só do livro, mas, diversas outras bibliográficas e materiais de apoio como complemento de práticas pedagógicas satisfatórias e humanizadas.This research is linked to the group of Studies and Research in Early Childhood Education and Childhood (GEINFAN) of theFederal University of Grande Dourados. It focuses on the right to education by contextualizing the presence of the book Pé de brincadeira, intended for teachers for the first time received in public schools and day care centers which serve children from 0to 5 years and 11 months of age in rural and urban areas. A brief explanation of the selection process and the PNLD -National Program of the Didactic Book -in the introduction. Justifying the description and analysis of the book as a cultural artifact and the process of choice, its function in the School Institution favoring the criticality and possibilities to which the material is intended. Highlighting the games, conversation circles, orality, and writing in the construction of values about Human Rights, a documentary analysis approach was used, with a qualitative focus. The research suggests contribution to the promotion of values of principles such as respect for human rights in the daily lives of children in early childhood education, the first stage of basic education, helping the development of citizenship and rescue of dignity, establishing relationships between the material to support teaching practices and the desires of society with emphasis on meeting the specific needs of children in early childhood education, however, enable further theoretical study on guidelines on the use of the teacher's book of early childhood education for the development of new concepts about the activities available always in the perspective of inclusion. It is concluded that the child is the protagonist of the teaching-learning process, holder of rights, and the teacher mediator of knowledge using not only the book, but also several other bibliographic and support materials as a complement to satisfactory and humanized pedagogical practices.application/pdfporBrazilian journal of development. Curitiba, PR. Vol. 8, n. 8 (ago. 2022), p. 59305-59317Educação infantilDireitos humanosLivro didáticoEarly childhood educationHuman rightsTeacher's bookDireitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantilHuman rights, children and the child education teacher’s book info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177864.pdf.txt001177864.pdf.txtExtracted Texttext/plain30095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265780/2/001177864.pdf.txt69ac6c25d2c11db57a52afa6fb31a4e0MD52ORIGINAL001177864.pdfTexto completoapplication/pdf438540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265780/1/001177864.pdfd964c3de7bc38e72d89beeea615a4a9eMD5110183/2657802023-10-08 03:34:21.000758oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265780Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-08T06:34:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Human rights, children and the child education teacher’s book |
title |
Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil |
spellingShingle |
Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil Oliveira, Janaina Bulcão de Educação infantil Direitos humanos Livro didático Early childhood education Human rights Teacher's book |
title_short |
Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil |
title_full |
Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil |
title_fullStr |
Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil |
title_sort |
Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil |
author |
Oliveira, Janaina Bulcão de |
author_facet |
Oliveira, Janaina Bulcão de Gerotto, Lorraine Martins Silva, Thaise da |
author_role |
author |
author2 |
Gerotto, Lorraine Martins Silva, Thaise da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Janaina Bulcão de Gerotto, Lorraine Martins Silva, Thaise da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Direitos humanos Livro didático |
topic |
Educação infantil Direitos humanos Livro didático Early childhood education Human rights Teacher's book |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Human rights Teacher's book |
description |
A presente pesquisa, estavinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como enfoque o direito a educação contextualizando a presença do livro Pé de brincadeira, destinado aos docentes pela primeira vez recebido nas escolas públicas e creches as quais atendem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade na zona rural e urbana. Breve explanação sobre o processo de escolha e o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático na introdução. Justificando-se em descrever e analisar o livro enquanto artefato cultural e o processo de escolha, sua função na Instituição Escolar favorecendo a criticidade e possibilidades a que o material se destina. Destacando as brincadeiras, rodas de conversa, oralidade e escrita na construção de valores acerca dos Direitos Humanos utilizou-se de uma abordagem de análise documental com cunho qualitativo. A pesquisa sugere contribuição para com o fomento de valores de princípios como o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia das crianças da educação infantil, primeira etapa da educação básica auxiliando o desenvolvimento da cidadania e resgate da dignidade, estabelecimento de relações entre o material de apoio às práticas docentes e os anseios da sociedade com ênfase no atendimento as especificidades das crianças da educação infantil, contudo, possibilitar maior aprofundamento teórico sobre orientações sobre o uso do livro do professor da educação infantil para elaboração de novos conceitos sobre as atividades dispostas sempre na perspectiva da inclusão. Conclui-se que a criança é protagonista do processo de ensino-aprendizagem detentora de direitos e o professor mediador do saber utilizando não só do livro, mas, diversas outras bibliográficas e materiais de apoio como complemento de práticas pedagógicas satisfatórias e humanizadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-07T03:44:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265780 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-8761 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177864 |
identifier_str_mv |
2525-8761 001177864 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian journal of development. Curitiba, PR. Vol. 8, n. 8 (ago. 2022), p. 59305-59317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265780/2/001177864.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265780/1/001177864.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
69ac6c25d2c11db57a52afa6fb31a4e0 d964c3de7bc38e72d89beeea615a4a9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447841626128384 |