Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Janaina Bulcão de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gerotto, Lorraine Martins, Silva, Thaise da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265780
Resumo: A presente pesquisa, estavinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como enfoque o direito a educação contextualizando a presença do livro Pé de brincadeira, destinado aos docentes pela primeira vez recebido nas escolas públicas e creches as quais atendem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade na zona rural e urbana. Breve explanação sobre o processo de escolha e o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático na introdução. Justificando-se em descrever e analisar o livro enquanto artefato cultural e o processo de escolha, sua função na Instituição Escolar favorecendo a criticidade e possibilidades a que o material se destina. Destacando as brincadeiras, rodas de conversa, oralidade e escrita na construção de valores acerca dos Direitos Humanos utilizou-se de uma abordagem de análise documental com cunho qualitativo. A pesquisa sugere contribuição para com o fomento de valores de princípios como o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia das crianças da educação infantil, primeira etapa da educação básica auxiliando o desenvolvimento da cidadania e resgate da dignidade, estabelecimento de relações entre o material de apoio às práticas docentes e os anseios da sociedade com ênfase no atendimento as especificidades das crianças da educação infantil, contudo, possibilitar maior aprofundamento teórico sobre orientações sobre o uso do livro do professor da educação infantil para elaboração de novos conceitos sobre as atividades dispostas sempre na perspectiva da inclusão. Conclui-se que a criança é protagonista do processo de ensino-aprendizagem detentora de direitos e o professor mediador do saber utilizando não só do livro, mas, diversas outras bibliográficas e materiais de apoio como complemento de práticas pedagógicas satisfatórias e humanizadas.
id UFRGS-2_45d8a3e4e6d041b94e864103efde7cd1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265780
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Janaina Bulcão deGerotto, Lorraine MartinsSilva, Thaise da2023-10-07T03:44:59Z20222525-8761http://hdl.handle.net/10183/265780001177864A presente pesquisa, estavinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como enfoque o direito a educação contextualizando a presença do livro Pé de brincadeira, destinado aos docentes pela primeira vez recebido nas escolas públicas e creches as quais atendem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade na zona rural e urbana. Breve explanação sobre o processo de escolha e o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático na introdução. Justificando-se em descrever e analisar o livro enquanto artefato cultural e o processo de escolha, sua função na Instituição Escolar favorecendo a criticidade e possibilidades a que o material se destina. Destacando as brincadeiras, rodas de conversa, oralidade e escrita na construção de valores acerca dos Direitos Humanos utilizou-se de uma abordagem de análise documental com cunho qualitativo. A pesquisa sugere contribuição para com o fomento de valores de princípios como o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia das crianças da educação infantil, primeira etapa da educação básica auxiliando o desenvolvimento da cidadania e resgate da dignidade, estabelecimento de relações entre o material de apoio às práticas docentes e os anseios da sociedade com ênfase no atendimento as especificidades das crianças da educação infantil, contudo, possibilitar maior aprofundamento teórico sobre orientações sobre o uso do livro do professor da educação infantil para elaboração de novos conceitos sobre as atividades dispostas sempre na perspectiva da inclusão. Conclui-se que a criança é protagonista do processo de ensino-aprendizagem detentora de direitos e o professor mediador do saber utilizando não só do livro, mas, diversas outras bibliográficas e materiais de apoio como complemento de práticas pedagógicas satisfatórias e humanizadas.This research is linked to the group of Studies and Research in Early Childhood Education and Childhood (GEINFAN) of theFederal University of Grande Dourados. It focuses on the right to education by contextualizing the presence of the book Pé de brincadeira, intended for teachers for the first time received in public schools and day care centers which serve children from 0to 5 years and 11 months of age in rural and urban areas. A brief explanation of the selection process and the PNLD -National Program of the Didactic Book -in the introduction. Justifying the description and analysis of the book as a cultural artifact and the process of choice, its function in the School Institution favoring the criticality and possibilities to which the material is intended. Highlighting the games, conversation circles, orality, and writing in the construction of values about Human Rights, a documentary analysis approach was used, with a qualitative focus. The research suggests contribution to the promotion of values of principles such as respect for human rights in the daily lives of children in early childhood education, the first stage of basic education, helping the development of citizenship and rescue of dignity, establishing relationships between the material to support teaching practices and the desires of society with emphasis on meeting the specific needs of children in early childhood education, however, enable further theoretical study on guidelines on the use of the teacher's book of early childhood education for the development of new concepts about the activities available always in the perspective of inclusion. It is concluded that the child is the protagonist of the teaching-learning process, holder of rights, and the teacher mediator of knowledge using not only the book, but also several other bibliographic and support materials as a complement to satisfactory and humanized pedagogical practices.application/pdfporBrazilian journal of development. Curitiba, PR. Vol. 8, n. 8 (ago. 2022), p. 59305-59317Educação infantilDireitos humanosLivro didáticoEarly childhood educationHuman rightsTeacher's bookDireitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantilHuman rights, children and the child education teacher’s book info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177864.pdf.txt001177864.pdf.txtExtracted Texttext/plain30095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265780/2/001177864.pdf.txt69ac6c25d2c11db57a52afa6fb31a4e0MD52ORIGINAL001177864.pdfTexto completoapplication/pdf438540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265780/1/001177864.pdfd964c3de7bc38e72d89beeea615a4a9eMD5110183/2657802023-10-08 03:34:21.000758oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265780Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-08T06:34:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Human rights, children and the child education teacher’s book
title Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
spellingShingle Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
Oliveira, Janaina Bulcão de
Educação infantil
Direitos humanos
Livro didático
Early childhood education
Human rights
Teacher's book
title_short Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
title_full Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
title_fullStr Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
title_full_unstemmed Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
title_sort Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil
author Oliveira, Janaina Bulcão de
author_facet Oliveira, Janaina Bulcão de
Gerotto, Lorraine Martins
Silva, Thaise da
author_role author
author2 Gerotto, Lorraine Martins
Silva, Thaise da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Janaina Bulcão de
Gerotto, Lorraine Martins
Silva, Thaise da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Direitos humanos
Livro didático
topic Educação infantil
Direitos humanos
Livro didático
Early childhood education
Human rights
Teacher's book
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Human rights
Teacher's book
description A presente pesquisa, estavinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como enfoque o direito a educação contextualizando a presença do livro Pé de brincadeira, destinado aos docentes pela primeira vez recebido nas escolas públicas e creches as quais atendem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade na zona rural e urbana. Breve explanação sobre o processo de escolha e o PNLD – Programa Nacional do Livro Didático na introdução. Justificando-se em descrever e analisar o livro enquanto artefato cultural e o processo de escolha, sua função na Instituição Escolar favorecendo a criticidade e possibilidades a que o material se destina. Destacando as brincadeiras, rodas de conversa, oralidade e escrita na construção de valores acerca dos Direitos Humanos utilizou-se de uma abordagem de análise documental com cunho qualitativo. A pesquisa sugere contribuição para com o fomento de valores de princípios como o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia das crianças da educação infantil, primeira etapa da educação básica auxiliando o desenvolvimento da cidadania e resgate da dignidade, estabelecimento de relações entre o material de apoio às práticas docentes e os anseios da sociedade com ênfase no atendimento as especificidades das crianças da educação infantil, contudo, possibilitar maior aprofundamento teórico sobre orientações sobre o uso do livro do professor da educação infantil para elaboração de novos conceitos sobre as atividades dispostas sempre na perspectiva da inclusão. Conclui-se que a criança é protagonista do processo de ensino-aprendizagem detentora de direitos e o professor mediador do saber utilizando não só do livro, mas, diversas outras bibliográficas e materiais de apoio como complemento de práticas pedagógicas satisfatórias e humanizadas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-07T03:44:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265780
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-8761
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177864
identifier_str_mv 2525-8761
001177864
url http://hdl.handle.net/10183/265780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian journal of development. Curitiba, PR. Vol. 8, n. 8 (ago. 2022), p. 59305-59317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265780/2/001177864.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265780/1/001177864.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69ac6c25d2c11db57a52afa6fb31a4e0
d964c3de7bc38e72d89beeea615a4a9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447841626128384