Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Janaina Bulcão de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SILVA, Thaise da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A formasimplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção.
id UFGD-8_0e0ebed989fefeaa6fcfdcd4034db6e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16612
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSESBOOK OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER PÉ DE BRINCADEIRA: : THE CONSOLIDATING THE DISCOURSESLivro do ProfessorEducação InfantilBNCCTeacher’s BookChild EducationBNCCO presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A formasimplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção.This article aims to analyze the Book of Early Childhood Education Teacher Pé debrincadeira, consolidating the discourses referent to verbal language (orality, reading and writing)and its approach present in this material, which in turn reveals educational practices, builds and consolidatesdiscourses. The theoretical basis will be Cultural Studies (EC) and the methodology usedwill be qualitative, with a documental nature. Based on the analyzes carried out, it is concluded thatthe book was prepared to legitimize the discourse of the National Common Curricular Base (BNCC)by implicitly and explicitly bringing fragments of this legal document in its pages. The simplistic wayin which the texts were prepared and presented seems inappropriate for teachers already trainedin higher education and the lack of mention of researchers, authors and scholars in the area alsodraws attention.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1661210.30612/hre.v11i19.16612Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 19 (2022): A Educação da América Latina em Debate; 80-942318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612/9116https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Janaina Bulcão deSILVA, Thaise da2023-01-09T15:47:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16612Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2023-01-09T15:47:45Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
BOOK OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER PÉ DE BRINCADEIRA: : THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
title Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
spellingShingle Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
OLIVEIRA, Janaina Bulcão de
Livro do Professor
Educação Infantil
BNCC
Teacher’s Book
Child Education
BNCC
title_short Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
title_full Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
title_fullStr Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
title_full_unstemmed Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
title_sort Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
author OLIVEIRA, Janaina Bulcão de
author_facet OLIVEIRA, Janaina Bulcão de
SILVA, Thaise da
author_role author
author2 SILVA, Thaise da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Janaina Bulcão de
SILVA, Thaise da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro do Professor
Educação Infantil
BNCC
Teacher’s Book
Child Education
BNCC
topic Livro do Professor
Educação Infantil
BNCC
Teacher’s Book
Child Education
BNCC
description O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A formasimplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612
10.30612/hre.v11i19.16612
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612
identifier_str_mv 10.30612/hre.v11i19.16612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612/9116
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 19 (2022): A Educação da América Latina em Debate; 80-94
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171068362752