Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A formasimplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção. |
id |
UFGD-8_0e0ebed989fefeaa6fcfdcd4034db6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16612 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSESBOOK OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER PÉ DE BRINCADEIRA: : THE CONSOLIDATING THE DISCOURSESLivro do ProfessorEducação InfantilBNCCTeacher’s BookChild EducationBNCCO presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A formasimplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção.This article aims to analyze the Book of Early Childhood Education Teacher Pé debrincadeira, consolidating the discourses referent to verbal language (orality, reading and writing)and its approach present in this material, which in turn reveals educational practices, builds and consolidatesdiscourses. The theoretical basis will be Cultural Studies (EC) and the methodology usedwill be qualitative, with a documental nature. Based on the analyzes carried out, it is concluded thatthe book was prepared to legitimize the discourse of the National Common Curricular Base (BNCC)by implicitly and explicitly bringing fragments of this legal document in its pages. The simplistic wayin which the texts were prepared and presented seems inappropriate for teachers already trainedin higher education and the lack of mention of researchers, authors and scholars in the area alsodraws attention.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1661210.30612/hre.v11i19.16612Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 19 (2022): A Educação da América Latina em Debate; 80-942318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612/9116https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Janaina Bulcão deSILVA, Thaise da2023-01-09T15:47:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16612Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2023-01-09T15:47:45Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES BOOK OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER PÉ DE BRINCADEIRA: : THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES |
title |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES |
spellingShingle |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES OLIVEIRA, Janaina Bulcão de Livro do Professor Educação Infantil BNCC Teacher’s Book Child Education BNCC |
title_short |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES |
title_full |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES |
title_fullStr |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES |
title_full_unstemmed |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES |
title_sort |
Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC: THE CONSOLIDATING THE DISCOURSES |
author |
OLIVEIRA, Janaina Bulcão de |
author_facet |
OLIVEIRA, Janaina Bulcão de SILVA, Thaise da |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Thaise da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Janaina Bulcão de SILVA, Thaise da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro do Professor Educação Infantil BNCC Teacher’s Book Child Education BNCC |
topic |
Livro do Professor Educação Infantil BNCC Teacher’s Book Child Education BNCC |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A formasimplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612 10.30612/hre.v11i19.16612 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v11i19.16612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612/9116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 19 (2022): A Educação da América Latina em Debate; 80-94 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171068362752 |