Diálogo entre professores da rede pública de ensino de Porto Alegre : o planejamento nas aulas de educação física escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133522 |
Resumo: | A ação de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Algumas pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou até das pessoas que as rodeiam. Não é apenas na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge várias esferas sociais. No ambiente educacional não poderia ser diferente, o planejamento é a base sólida do sucesso das ações tanto intra como extra sala de aula. O docente que, em linhas gerais, deseja realizar uma boa atuação no ambiente escolar sabe que deve participar, elaborar e organizar os planos para atender o nível de seus alunos bem como o objetivo almejado. O planejamento deve ser pensado para saber onde se deseja chegar, o que se quer ensinar e o que o aluno deverá aprender. No entanto, apesar do planejamento escolar ser de grande importância, há professores que são negligentes na sua prática educativa, utilizando de improvisações e chegam ao ponto de, no caso da Educação Física, proporcionar um tempo livre de aulas, uma espécie de momento de lazer no lugar da realização de suas atividades em sala de aula. A partir disso, o objetivo deste trabalho é investigar a cerca do planejamento escolar, tendo como foco específico a disciplina de Educação Física, procurando identificar e analisar como o professor de educação física e a coordenadora pedagógica da escola entendem e organizam o planejamento escolar. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa e descritiva dos depoimentos dos entrevistados. O material para esta análise foi coletado através de entrevistas gravadas. Para guiar a entrevista foi utilizado um roteiro com questões abertas que, por sua vez, possibilitam aos entrevistados, entendendo o tema e as informações que interessam ao pesquisador, responder livremente, podendo assim surgir em suas respostas informações relevantes à pesquisa que provavelmente não estariam presentes em um questionário fechado. Esse estudo me fez perceber que a função escolar e da disciplina de EFI passa muito pelo professor e suas crenças, seus pensamentos e que esses são influenciados pela sua formação e da maneira como ele encara a educação física como uma parte da cultura patrimonial da humanidade. |
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