Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95951 |
Resumo: | Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilização deste recurso tecnológico. Foi comprovado que a Mesa Educacional é um ferramenta de aprendizagem que possibilita a construção do conhecimento nos anos iniciais. Assim através de suas atividades o aluno aprende e reforça o que aprendeu. Deve ser melhorada quanto ao seu tamanho, pois não acomoda de maneira confortável seis crianças, mas cumpre seu objetivo, que é de proporcionar troca e construção coletiva de conhecimentos. |
id |
UFRGS-2_45f206d35015f1889ba6bd160a2cfdf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95951 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Daiany Ferrão Pires deBitencourt, Jossiane Boyen2014-06-03T02:03:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/95951000912624Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilização deste recurso tecnológico. Foi comprovado que a Mesa Educacional é um ferramenta de aprendizagem que possibilita a construção do conhecimento nos anos iniciais. Assim através de suas atividades o aluno aprende e reforça o que aprendeu. Deve ser melhorada quanto ao seu tamanho, pois não acomoda de maneira confortável seis crianças, mas cumpre seu objetivo, que é de proporcionar troca e construção coletiva de conhecimentos.This study aims to investigate the use of the Educational Desk as a Learning Tool in the Early Years. The research was performed in a public school in the São Leopoldo city, through interviews with teachers of the early years classes and observations conducted with students in order to know the desks as well as the problems faced by educators in their use. From the research was also drawn up an action plan to assist the School in the utilization of this technological resource. It has been proven that the Educational Desk is a learning tool that enables the construction of knowledge in the early years. So through their activities the student learns and reinforces what you learned. Should be improved in terms of size, because there comfortably accommodates six children, but it fulfills its purpose, which is to provide exchange and collective construction of knowledge.application/pdfporSéries iniciaisEnsino fundamentalEducational desksEarly yearsLearningMesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Coutoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912624.pdf000912624.pdfTexto completoapplication/pdf969465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/1/000912624.pdfd7baf45088e302c0ec7f753a0da016aaMD51TEXT000912624.pdf.txt000912624.pdf.txtExtracted Texttext/plain65624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/2/000912624.pdf.txt774e937a56cd9b27f1cc3d5cf84e88a6MD52THUMBNAIL000912624.pdf.jpg000912624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/3/000912624.pdf.jpg86dd669cc9796918402e690c9a3194deMD5310183/959512018-10-15 09:17:23.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95951Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto |
title |
Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto |
spellingShingle |
Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto Souza, Daiany Ferrão Pires de Séries iniciais Ensino fundamental Educational desks Early years Learning |
title_short |
Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto |
title_full |
Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto |
title_fullStr |
Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto |
title_full_unstemmed |
Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto |
title_sort |
Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto |
author |
Souza, Daiany Ferrão Pires de |
author_facet |
Souza, Daiany Ferrão Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daiany Ferrão Pires de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bitencourt, Jossiane Boyen |
contributor_str_mv |
Bitencourt, Jossiane Boyen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Séries iniciais Ensino fundamental |
topic |
Séries iniciais Ensino fundamental Educational desks Early years Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational desks Early years Learning |
description |
Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilização deste recurso tecnológico. Foi comprovado que a Mesa Educacional é um ferramenta de aprendizagem que possibilita a construção do conhecimento nos anos iniciais. Assim através de suas atividades o aluno aprende e reforça o que aprendeu. Deve ser melhorada quanto ao seu tamanho, pois não acomoda de maneira confortável seis crianças, mas cumpre seu objetivo, que é de proporcionar troca e construção coletiva de conhecimentos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95951 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912624 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95951 |
identifier_str_mv |
000912624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/1/000912624.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/2/000912624.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/3/000912624.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7baf45088e302c0ec7f753a0da016aa 774e937a56cd9b27f1cc3d5cf84e88a6 86dd669cc9796918402e690c9a3194de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465850302464 |