Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daiany Ferrão Pires de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95951
Resumo: Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilização deste recurso tecnológico. Foi comprovado que a Mesa Educacional é um ferramenta de aprendizagem que possibilita a construção do conhecimento nos anos iniciais. Assim através de suas atividades o aluno aprende e reforça o que aprendeu. Deve ser melhorada quanto ao seu tamanho, pois não acomoda de maneira confortável seis crianças, mas cumpre seu objetivo, que é de proporcionar troca e construção coletiva de conhecimentos.
id UFRGS-2_45f206d35015f1889ba6bd160a2cfdf1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95951
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Daiany Ferrão Pires deBitencourt, Jossiane Boyen2014-06-03T02:03:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/95951000912624Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilização deste recurso tecnológico. Foi comprovado que a Mesa Educacional é um ferramenta de aprendizagem que possibilita a construção do conhecimento nos anos iniciais. Assim através de suas atividades o aluno aprende e reforça o que aprendeu. Deve ser melhorada quanto ao seu tamanho, pois não acomoda de maneira confortável seis crianças, mas cumpre seu objetivo, que é de proporcionar troca e construção coletiva de conhecimentos.This study aims to investigate the use of the Educational Desk as a Learning Tool in the Early Years. The research was performed in a public school in the São Leopoldo city, through interviews with teachers of the early years classes and observations conducted with students in order to know the desks as well as the problems faced by educators in their use. From the research was also drawn up an action plan to assist the School in the utilization of this technological resource. It has been proven that the Educational Desk is a learning tool that enables the construction of knowledge in the early years. So through their activities the student learns and reinforces what you learned. Should be improved in terms of size, because there comfortably accommodates six children, but it fulfills its purpose, which is to provide exchange and collective construction of knowledge.application/pdfporSéries iniciaisEnsino fundamentalEducational desksEarly yearsLearningMesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Coutoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912624.pdf000912624.pdfTexto completoapplication/pdf969465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/1/000912624.pdfd7baf45088e302c0ec7f753a0da016aaMD51TEXT000912624.pdf.txt000912624.pdf.txtExtracted Texttext/plain65624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/2/000912624.pdf.txt774e937a56cd9b27f1cc3d5cf84e88a6MD52THUMBNAIL000912624.pdf.jpg000912624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/3/000912624.pdf.jpg86dd669cc9796918402e690c9a3194deMD5310183/959512018-10-15 09:17:23.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95951Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
title Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
spellingShingle Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
Souza, Daiany Ferrão Pires de
Séries iniciais
Ensino fundamental
Educational desks
Early years
Learning
title_short Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
title_full Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
title_fullStr Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
title_full_unstemmed Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
title_sort Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
author Souza, Daiany Ferrão Pires de
author_facet Souza, Daiany Ferrão Pires de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiany Ferrão Pires de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen
contributor_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen
dc.subject.por.fl_str_mv Séries iniciais
Ensino fundamental
topic Séries iniciais
Ensino fundamental
Educational desks
Early years
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational desks
Early years
Learning
description Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilização deste recurso tecnológico. Foi comprovado que a Mesa Educacional é um ferramenta de aprendizagem que possibilita a construção do conhecimento nos anos iniciais. Assim através de suas atividades o aluno aprende e reforça o que aprendeu. Deve ser melhorada quanto ao seu tamanho, pois não acomoda de maneira confortável seis crianças, mas cumpre seu objetivo, que é de proporcionar troca e construção coletiva de conhecimentos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95951
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912624
url http://hdl.handle.net/10183/95951
identifier_str_mv 000912624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/1/000912624.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/2/000912624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95951/3/000912624.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7baf45088e302c0ec7f753a0da016aa
774e937a56cd9b27f1cc3d5cf84e88a6
86dd669cc9796918402e690c9a3194de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465850302464