Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220974 |
Resumo: | 0 presente Trabalho de Conclusao de Curso de Pedagogia relata uma pesquisa sabre saude mental, focando na permanencia dos estudantes de Pedagogia que ja vivenciaram ou vivem epis6dios depressivos. Os objetivos deste trabalho buscam investigar as açoes de precauçoes e cuidados que os sujeitos desta pesquisa propoem e consideram cruciais para evitar o desencadeamento da depressao, assim coma mapear coma se estabelecem redes de apoio para alunos de ensino superior em situaçao de diagn6stico de depressao. A analise se concentra em identificar qual apoio estes alunos recebem das instituiçoes e verificar quais procedimentos poderiam ser adotados pelos professores para auxiliar os estudantes a encontrar um meio de sair do possivel desencadeamento da depressao, logo aos primeiros sintomas e ate mesmo antes destes se manifestarem, constituindo maneiras preventivas de fato. Para alcançar respostas para estes objetivos, foram realizadas buscas de pesquisas bibliograficas, com base em autores coma: Maria Rita Kehl (2009), Edneia Albino Nunes Cerchiari (2004), entre outro autores, alem de utilizar de entrevistas semi estruturadas aos estudantes de Pedagogia. A partir da analise dos dados obtidos destaca-se uma grande dificuldade de adaptaçao na universidade, pois tudo começa na transiçao de um ambiente para outro, da juventude para vida adulta, alem das demandas que aparecem num ambito academico. Assim causando possiveis desencadeamentos de problemas na saude mental. |
id |
UFRGS-2_4631dec72621e2628c793188ac727a25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220974 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Raquel Cardoso deGiordani, Liliane Ferrari2021-05-14T04:25:54Z2020http://hdl.handle.net/10183/2209740011254140 presente Trabalho de Conclusao de Curso de Pedagogia relata uma pesquisa sabre saude mental, focando na permanencia dos estudantes de Pedagogia que ja vivenciaram ou vivem epis6dios depressivos. Os objetivos deste trabalho buscam investigar as açoes de precauçoes e cuidados que os sujeitos desta pesquisa propoem e consideram cruciais para evitar o desencadeamento da depressao, assim coma mapear coma se estabelecem redes de apoio para alunos de ensino superior em situaçao de diagn6stico de depressao. A analise se concentra em identificar qual apoio estes alunos recebem das instituiçoes e verificar quais procedimentos poderiam ser adotados pelos professores para auxiliar os estudantes a encontrar um meio de sair do possivel desencadeamento da depressao, logo aos primeiros sintomas e ate mesmo antes destes se manifestarem, constituindo maneiras preventivas de fato. Para alcançar respostas para estes objetivos, foram realizadas buscas de pesquisas bibliograficas, com base em autores coma: Maria Rita Kehl (2009), Edneia Albino Nunes Cerchiari (2004), entre outro autores, alem de utilizar de entrevistas semi estruturadas aos estudantes de Pedagogia. A partir da analise dos dados obtidos destaca-se uma grande dificuldade de adaptaçao na universidade, pois tudo começa na transiçao de um ambiente para outro, da juventude para vida adulta, alem das demandas que aparecem num ambito academico. Assim causando possiveis desencadeamentos de problemas na saude mental.application/pdfporDepressãoPedagogiaEstudanteRedes de apoio socialDepressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125414.pdf.txt001125414.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220974/2/001125414.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001125414.pdfTexto completoapplication/pdf5538103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220974/1/001125414.pdf91fdc26c149fca7f80d960cab866cb0aMD5110183/2209742021-05-26 04:30:12.919593oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220974Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:30:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS |
title |
Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS |
spellingShingle |
Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS Freitas, Raquel Cardoso de Depressão Pedagogia Estudante Redes de apoio social |
title_short |
Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS |
title_full |
Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS |
title_fullStr |
Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS |
title_sort |
Depressao em Pauta: depressao em Pauta: narrativas de alunos do curso de pedagogia da UFRGS |
author |
Freitas, Raquel Cardoso de |
author_facet |
Freitas, Raquel Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Raquel Cardoso de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giordani, Liliane Ferrari |
contributor_str_mv |
Giordani, Liliane Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Depressão Pedagogia Estudante Redes de apoio social |
topic |
Depressão Pedagogia Estudante Redes de apoio social |
description |
0 presente Trabalho de Conclusao de Curso de Pedagogia relata uma pesquisa sabre saude mental, focando na permanencia dos estudantes de Pedagogia que ja vivenciaram ou vivem epis6dios depressivos. Os objetivos deste trabalho buscam investigar as açoes de precauçoes e cuidados que os sujeitos desta pesquisa propoem e consideram cruciais para evitar o desencadeamento da depressao, assim coma mapear coma se estabelecem redes de apoio para alunos de ensino superior em situaçao de diagn6stico de depressao. A analise se concentra em identificar qual apoio estes alunos recebem das instituiçoes e verificar quais procedimentos poderiam ser adotados pelos professores para auxiliar os estudantes a encontrar um meio de sair do possivel desencadeamento da depressao, logo aos primeiros sintomas e ate mesmo antes destes se manifestarem, constituindo maneiras preventivas de fato. Para alcançar respostas para estes objetivos, foram realizadas buscas de pesquisas bibliograficas, com base em autores coma: Maria Rita Kehl (2009), Edneia Albino Nunes Cerchiari (2004), entre outro autores, alem de utilizar de entrevistas semi estruturadas aos estudantes de Pedagogia. A partir da analise dos dados obtidos destaca-se uma grande dificuldade de adaptaçao na universidade, pois tudo começa na transiçao de um ambiente para outro, da juventude para vida adulta, alem das demandas que aparecem num ambito academico. Assim causando possiveis desencadeamentos de problemas na saude mental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-14T04:25:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220974 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125414 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220974 |
identifier_str_mv |
001125414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220974/2/001125414.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220974/1/001125414.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 91fdc26c149fca7f80d960cab866cb0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224605664280576 |