Desafios para integração de novas mídias em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Anderson de Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199412
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul na utilização de mídias primordiais (materiais impressos, lousa, xerox) e de novas mídias em sala de aula. Para atender a expectativa do trabalho, utilizou-se as redes sciais Facebook e whatsap para aplicar uma pesquisa quantitativa que foi dividida em duas partes integradas no mesmo questionário. As questões de 1 até 4 abordaram questões relacionada com o perfil prfissional do educador, o objetivo foi traçar as características dos profissionais de educação no Estado do Rio Grande do Sul. A segunda parte da pesquisa está relacionada com a utilização de mídias pelos educadores, sendo que cada questão individualmente ou relacionada com outra tem alguma função pré- estabelecida. A questão 5 tem como objetivo delimitar individualmente quais tipos de mídias o professor utiliza, os dados serão relacionados com o perfil do profissional aferido na primeira parte da pesquisa. As questões de 6 até 8 estão diretamente relacionadas com a utilização de tecnologia em sala de aula, foi incluída esta seção visando aferir a utilização dentro do ambiente escolar de ferramentas tecnológicas comumente utilizadas atualmente. As questões 9 e 10 servem para medir se os profissionais da educação estão preparados adequadamente para integração de novas tecnologias no ambiente escolar. Como contribuição espera-se apontar os principais desafios para integração de mídias no ambiente escolar, a fim de, responder as questões do trabalho e descobrir o perfil do educador que utiliza mídias em sala de aula, para a partir desses dados traçarmos os desafios a serem vencidos pelas redes de ensino e quais deverão ser alcançados pelos profissionais para que a tecnologia adentre o ambiente escolar de forma harmônica
id UFRGS-2_2996781e0d5776ada60b5dc33f7e4535
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199412
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saraiva, Anderson de MeloSchünke, Marco Aurélio2019-09-19T03:44:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/199412001101571Este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul na utilização de mídias primordiais (materiais impressos, lousa, xerox) e de novas mídias em sala de aula. Para atender a expectativa do trabalho, utilizou-se as redes sciais Facebook e whatsap para aplicar uma pesquisa quantitativa que foi dividida em duas partes integradas no mesmo questionário. As questões de 1 até 4 abordaram questões relacionada com o perfil prfissional do educador, o objetivo foi traçar as características dos profissionais de educação no Estado do Rio Grande do Sul. A segunda parte da pesquisa está relacionada com a utilização de mídias pelos educadores, sendo que cada questão individualmente ou relacionada com outra tem alguma função pré- estabelecida. A questão 5 tem como objetivo delimitar individualmente quais tipos de mídias o professor utiliza, os dados serão relacionados com o perfil do profissional aferido na primeira parte da pesquisa. As questões de 6 até 8 estão diretamente relacionadas com a utilização de tecnologia em sala de aula, foi incluída esta seção visando aferir a utilização dentro do ambiente escolar de ferramentas tecnológicas comumente utilizadas atualmente. As questões 9 e 10 servem para medir se os profissionais da educação estão preparados adequadamente para integração de novas tecnologias no ambiente escolar. Como contribuição espera-se apontar os principais desafios para integração de mídias no ambiente escolar, a fim de, responder as questões do trabalho e descobrir o perfil do educador que utiliza mídias em sala de aula, para a partir desses dados traçarmos os desafios a serem vencidos pelas redes de ensino e quais deverão ser alcançados pelos profissionais para que a tecnologia adentre o ambiente escolar de forma harmônicaEste trabajo tiene como objetivo identificar las principales dificultades enfrentadas por los educadores del Estado do Rio Grande do Sul en la utilización de medios de comunicación primordiales y actuales del aula. Para atender la expectativa del trabajo, se llevó a cabo una investigación cuantitativa que se dividió en dos partes integradas en el mismo cuestionario, las preguntas del 1 al 4 abordaron las siguientes cuestiones: 1-la formación del educador, 2-en qué niveles de enseñanza actúa, 3-cuál es la edad del profesional y 4- qué tipo de red de enseñanza actúa. Desde esos datos el objetivo fue trazar las características de los profesionales de educación en el Estado de Rio Grande do Sul. En la segunda parte de la investigación, fueron hechas las siguientes cuestiones: 5- ¿Qué tipos de medios utiliza el educador en el aula? 6- ¿Usted o su institución utiliza medios electrónicos para el recibimiento de trabajos? 7- ¿Permite a los alumnos utilizar medios electrónicos para recibir trabajos? 8- ¿Ya utilizó redes sociales para desarrollar actividades pedagógicas con algún grupo? 9 - ¿Ha realizado alguna formación para la utilización de tecnología en el aula? 10- ¿Recibe el incentivo de los gestores de tu escuela para la utilización de tecnología en el aula? La cuestión 5 tiene como objetivo delimitar individualmente cuáles medios que el profesor utiliza, pudiendo los datos ser relacionados con el perfil del profesional comprobado en la primera parte de la investigación. Las preguntas de 6 a 8 están directamente conexas con el uso de la tecnología en el aula, y se ha incluido en esta sección objetivando la utilización de la tecnología en el entorno escolar de herramientas tecnológicas comúnmente utilizadas actualmente. Las preguntas 9 y 10 confieren si los profesionales de la educación están preparados adecuadamente para integrar nuevas tecnologías en el ambiente escolar. Como contribución, se espera apuntar.application/pdfporMídias digitaisSala de aulaEnsino e aprendizagemMedios tecnológicosEducaciónTecnología en el aulaDesafios para integração de novas mídias em sala de aulaDesafíos para lá Integración de nuevos medios tecnológicos en el aula info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101571.pdf.txt001101571.pdf.txtExtracted Texttext/plain56734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199412/2/001101571.pdf.txt1c91cfc28ab71958e6af03305fdfa2c2MD52ORIGINAL001101571.pdfTexto completoapplication/pdf1507589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199412/1/001101571.pdfe2eddde2c617deebded28d1c65ff9516MD5110183/1994122023-12-25 04:25:04.736564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios para integração de novas mídias em sala de aula
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Desafíos para lá Integración de nuevos medios tecnológicos en el aula
title Desafios para integração de novas mídias em sala de aula
spellingShingle Desafios para integração de novas mídias em sala de aula
Saraiva, Anderson de Melo
Mídias digitais
Sala de aula
Ensino e aprendizagem
Medios tecnológicos
Educación
Tecnología en el aula
title_short Desafios para integração de novas mídias em sala de aula
title_full Desafios para integração de novas mídias em sala de aula
title_fullStr Desafios para integração de novas mídias em sala de aula
title_full_unstemmed Desafios para integração de novas mídias em sala de aula
title_sort Desafios para integração de novas mídias em sala de aula
author Saraiva, Anderson de Melo
author_facet Saraiva, Anderson de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Anderson de Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schünke, Marco Aurélio
contributor_str_mv Schünke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias digitais
Sala de aula
Ensino e aprendizagem
topic Mídias digitais
Sala de aula
Ensino e aprendizagem
Medios tecnológicos
Educación
Tecnología en el aula
dc.subject.spa.fl_str_mv Medios tecnológicos
Educación
Tecnología en el aula
description Este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul na utilização de mídias primordiais (materiais impressos, lousa, xerox) e de novas mídias em sala de aula. Para atender a expectativa do trabalho, utilizou-se as redes sciais Facebook e whatsap para aplicar uma pesquisa quantitativa que foi dividida em duas partes integradas no mesmo questionário. As questões de 1 até 4 abordaram questões relacionada com o perfil prfissional do educador, o objetivo foi traçar as características dos profissionais de educação no Estado do Rio Grande do Sul. A segunda parte da pesquisa está relacionada com a utilização de mídias pelos educadores, sendo que cada questão individualmente ou relacionada com outra tem alguma função pré- estabelecida. A questão 5 tem como objetivo delimitar individualmente quais tipos de mídias o professor utiliza, os dados serão relacionados com o perfil do profissional aferido na primeira parte da pesquisa. As questões de 6 até 8 estão diretamente relacionadas com a utilização de tecnologia em sala de aula, foi incluída esta seção visando aferir a utilização dentro do ambiente escolar de ferramentas tecnológicas comumente utilizadas atualmente. As questões 9 e 10 servem para medir se os profissionais da educação estão preparados adequadamente para integração de novas tecnologias no ambiente escolar. Como contribuição espera-se apontar os principais desafios para integração de mídias no ambiente escolar, a fim de, responder as questões do trabalho e descobrir o perfil do educador que utiliza mídias em sala de aula, para a partir desses dados traçarmos os desafios a serem vencidos pelas redes de ensino e quais deverão ser alcançados pelos profissionais para que a tecnologia adentre o ambiente escolar de forma harmônica
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-19T03:44:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101571
url http://hdl.handle.net/10183/199412
identifier_str_mv 001101571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199412/2/001101571.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199412/1/001101571.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c91cfc28ab71958e6af03305fdfa2c2
e2eddde2c617deebded28d1c65ff9516
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447249762648064