Transporte hidroviário de cargas : custos de linha na navegação interior do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bender, Luís Eduardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169829
Resumo: Este trabalho versa sobre o desenvolvimento de um modelo de estimativa de custos de linha do transporte hidroviário de cargas para embarcações que operam na navegação interior do estado do Rio Grande do Sul. Com o propósito de avaliar cenários operacionais, comparar o modo hidroviário com outros modos e analisar possibilidades de investimentos em transporte, o modelo de cálculo proposto supre uma lacuna identificada, contribuindo tecnicamente para um modo de transporte que ainda é igualmente pouco aproveitado e estudado no Brasil. A partir da revisão da literatura que aborda o transporte hidroviário de cargas e seus custos, foram adotadas fórmulas e métodos para cálculo de cada componente do custo de linha do modo de transporte, e desenvolvido o modelo de cálculo com base na metodologia do Método dos Custos Médios Desagregados – MCMD. Com o formulário adotado, desenvolveu-se o modelo de cálculo e construiu-se uma planilha eletrônica que fornece resultados de custos do transporte hidroviário de cargas de modo bastante prático. O modelo foi aplicado, através da planilha, a um cenário idealizado de operação de diferentes tipos de embarcações na hidrovia do Sul, que revelou em seus resultados a dependência das características da embarcação no valor de seus custos de transporte, levando à confirmação da premissa do trabalho. Concluiu-se que o modelo proposto é válido e, com algumas alterações, pode se tornar genérico e sua aplicação ser expandida para hidrovias de outras bacias hidrográficas brasileiras.
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