Meditação na universidade : a motivação de alunos da UFRGS para aprender meditação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Carolina Baptista
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fiorentin, Bruna, Araujo, Lisiane Bizarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108674
Resumo: O treinamento em meditação sentada e silenciosa tem sido cada vez mais usado em contextos educacionais. Este estudo objetivou conhecer o interesse e a motivação de universitários para participar de um treino de meditação sentada e silenciosa. Foi realizado um levantamento online que utilizou um questionário sociodemográfi co com uma pergunta aberta sobre a motivação para participar do treino e o Self-Report Questionnaire para identifi car transtornos psiquiátricos menores. Participaram 524 universitários de 42 cursos (M = 25 anos, DP = 5,16, 64,3% mulheres). A maioria era solteiro (88%), com renda entre 1 e 5 salários mínimos (51,8%), de diferentes religiões (n = 20) e sem sintomas psiquiátricos (73%). Os principais motivos para treinar meditação foram os benefícios emocionais (25,59%), gosto e interesse pelo assunto (24,67%), benefícios cognitivos (16,02%) e curiosidade e interesse na pesquisa (15,11%). O interesse pela meditação não está restrito a universitários com características sociodemográfi cas específi cas, com determinada crença ou problemas psiquiátricos.
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Os principais motivos para treinar meditação foram os benefícios emocionais (25,59%), gosto e interesse pelo assunto (24,67%), benefícios cognitivos (16,02%) e curiosidade e interesse na pesquisa (15,11%). O interesse pela meditação não está restrito a universitários com características sociodemográfi cas específi cas, com determinada crença ou problemas psiquiátricos.Sitting and silent meditation training has been increasingly used in educational contexts. In this study we propose to investigate the interest and motivation of undergraduate students to take part in a sitting and silent meditation training. An online survey has been carried out, using a sociodemographic questionnaire with an open question about the motivation to participate in the training, and the Self Report Questionnaire to identify minor psychiatric disorders. 524 students, from 42 courses participated (M= 25 years, DP=5,16, 64,3% female). Most were single (88%), with an income between 1 and 5 minimum wage (51,8%), from different religions (n=20), and without psychiatric symptoms (73%). The main reasons for training meditation were emotional benefi ts (25,59%), interest in the subject (24,67%), cognitive benefi ts (16,02%), and curiosity and interest in the research proposal (15,11%). The interest in meditation is not restricted to undergraduates with specifi c sociodemographic characteristics or with a certain belief or psychiatric problems.El entrenamiento de meditación sentada y silenciosa ha sido cada vez más utilizado en contextos educacionales. Este estudio tuvo el objetivo de conocer el interés y la motivación de universitarios para participar de una práctica de meditación sentada y silenciosa. Se realizó una encuesta online compuesta por un cuestionario socio-demográfi co con una pregunta abierta sobre la motivación para participar de la práctica. Además se utilizó el Self-Report Questionnaire para identifi car trastornos psiquiátricos menores. Participaron 524 universitarios de 42 cursos (P = 25 años, DS = 5,16, 64,3% mujeres). La mayoría era soltero (88%), con renta entre 1 y 5 sueldos mínimos (51,8%), de diferentes religiones (n = 20) y sin síntomas psiquiátricos (73%). Los principales motivos para practicar meditación fueron los benefi cios emocionales (25,59%), gusto e interés por el tema (24,67%), benefi cios cognitivos (16,02%) y curiosidad e interés en la investigación (15,11%). El interés por la meditación no se restringe a universitarios con características socio-demográfi cas específi cas, con determinada creencia o problemas psiquiátricos.application/pdfporPsicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol 16, n.2 (jul./dez. 2012), p. 309-315.MeditaçãoEstudantes universitáriosMeditationPsychological interventionCollege studentsMeditaciónIntervención psicológicaEstudiantes universitariosMeditação na universidade : a motivação de alunos da UFRGS para aprender meditaçãoMeditation on university campus : motivation of UFRGS students to learn how to meditateMeditación en la universidad : motivación de alumnos de la universidad Federal de Rio Grande del Sur (UFRGS) para aprender meditacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000886085.pdf000886085.pdfTexto completoapplication/pdf48452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108674/1/000886085.pdf02f8bfe24562da27d50f62b18da011f6MD51TEXT000886085.pdf.txt000886085.pdf.txtExtracted Texttext/plain41392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108674/2/000886085.pdf.txt4c545cfdeb995e6c357c3e76275ab040MD52THUMBNAIL000886085.pdf.jpg000886085.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108674/3/000886085.pdf.jpgfe12354d41cf979ff74b7d3e8ac95748MD5310183/1086742019-01-17 04:25:15.870452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108674Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:25:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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