Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173 |
Resumo: | Orientador: Rogerio Adolfo de Moura |
id |
UNICAMP-30_529fbf8220ffa04a302b55b5ada2f3ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1254005 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade públicaMeditation in public university undergraduate classroomsMeditaçãoEnsino superiorSalas de aulaEstudantes universitáriosMeditationHigher educationClassroomUniversity studentsOrientador: Rogerio Adolfo de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No âmbito internacional e nacional, algumas pesquisas realizaram intervenções de meditação no ensino superior e comprovaram diversos benefícios, tais como melhores níveis de concentração, relaxamento e bem-estar nos universitários (MAGEE, 2010, SHAPIRO, BROWN e ASTIN, 2008). Sendo assim, a partir de um levantamento de pesquisas de meditação em salas de aulas no ensino superior, foi realizada uma pesquisa-ação na qual foram guiadas práticas de meditação (silenciosa e com a postura corporal adaptada à cadeira na sala de aula) com foco na respiração e no relaxamento, com duração de 3-5 minutos, por algumas semanas durante dois semestres em nove salas de aula de cursos de diferentes áreas (exatas, profissões de saúde e biológicas, humanas e artes) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A coleta de resultados consistiu em uma triangulação metodológica (FLICK, 2009, p. 361) que utilizou para os estudantes questionários e pintura de desenhos anônimos, além da confecção de um diário de pesquisa por parte da própria pesquisadora. Buscou-se investigar também na literatura discussões sobre meditação, estudos do corpo-mente e pós-colonialismo. A hipótese inicial (comprovada) foi que a meditação poderia propiciar uma relação mais harmônica entre o corpo e a mente dos estudantes, dado que existe uma forte separação e desconexão entre corpo e mente na universidade e na vida em geral (VARELA, THOMPSON, ROSCH, 2003; MOURA, 2010). Pretendeu-se assim ampliar os estudos da meditação no campo educacional, investigando as reflexões e os impactos que tal prática, notadamente oriental, pode trazer para o ensino superior brasileiroAbstract: Internationally and nationally, some research carried out meditation interventions in higher education and proved several benefits, such as better levels of concentration, relaxation and well-being in university students (MAGEE, 2010, SHAPIRO, BROWN and ASTIN, 2008). Thus, from a survey of meditation research in classrooms in higher education, an action research was carried out in which meditation practices were guided (silent and with the body posture adapted to the chair in the classroom) with a focus on in breathing and relaxation, lasting 3-5 minutes, for a few weeks during two semesters in nine classrooms of courses in different areas (exact, health and biological professions, humanities and arts) at the State University of Campinas (UNICAMP). The collection of results consisted of a methodological triangulation (FLICK, 2009, p. 361) that used questionnaires and anonymous drawings for the students, in addition to the creation of a research diary by the researcher herself. Discussions about meditation, body-mind studies and post-colonialism were also investigated in the literature. The initial (proven) hypothesis was that meditation could provide a more harmonious relationship between the body and mind of students, given that there is a strong separation and disconnection between body and mind in the university and in life in general (VARELA, THOMPSON, ROSCH , 2003; MOURA, 2010). Thus, it was intended to expand the studies of meditation in the educational field, investigating the reflections and impacts that such a practice, notably oriental, can bring to Western higher educationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoFAPESP2019/04912-0[s.n.]Moura, Rogério Adolfo de, 1966-Quilici, Cassiano SydowPlá, Daniel ReisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995-20222022-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (260 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173PEREIRA, Graziella Toffolo Luiz. Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública. 2022. 1 recurso online (260 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254005Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-25T15:53:03Zoai::1254005Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-10-25T15:53:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública Meditation in public university undergraduate classrooms |
title |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública |
spellingShingle |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995- Meditação Ensino superior Salas de aula Estudantes universitários Meditation Higher education Classroom University students |
title_short |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública |
title_full |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública |
title_fullStr |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública |
title_full_unstemmed |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública |
title_sort |
Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública |
author |
Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995- |
author_facet |
Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Rogério Adolfo de, 1966- Quilici, Cassiano Sydow Plá, Daniel Reis Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meditação Ensino superior Salas de aula Estudantes universitários Meditation Higher education Classroom University students |
topic |
Meditação Ensino superior Salas de aula Estudantes universitários Meditation Higher education Classroom University students |
description |
Orientador: Rogerio Adolfo de Moura |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-05-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173 PEREIRA, Graziella Toffolo Luiz. Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública. 2022. 1 recurso online (260 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Graziella Toffolo Luiz. Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública. 2022. 1 recurso online (260 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254005 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (260 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189185174634496 |