Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173
Resumo: Orientador: Rogerio Adolfo de Moura
id UNICAMP-30_529fbf8220ffa04a302b55b5ada2f3ab
oai_identifier_str oai::1254005
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade públicaMeditation in public university undergraduate classroomsMeditaçãoEnsino superiorSalas de aulaEstudantes universitáriosMeditationHigher educationClassroomUniversity studentsOrientador: Rogerio Adolfo de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No âmbito internacional e nacional, algumas pesquisas realizaram intervenções de meditação no ensino superior e comprovaram diversos benefícios, tais como melhores níveis de concentração, relaxamento e bem-estar nos universitários (MAGEE, 2010, SHAPIRO, BROWN e ASTIN, 2008). Sendo assim, a partir de um levantamento de pesquisas de meditação em salas de aulas no ensino superior, foi realizada uma pesquisa-ação na qual foram guiadas práticas de meditação (silenciosa e com a postura corporal adaptada à cadeira na sala de aula) com foco na respiração e no relaxamento, com duração de 3-5 minutos, por algumas semanas durante dois semestres em nove salas de aula de cursos de diferentes áreas (exatas, profissões de saúde e biológicas, humanas e artes) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A coleta de resultados consistiu em uma triangulação metodológica (FLICK, 2009, p. 361) que utilizou para os estudantes questionários e pintura de desenhos anônimos, além da confecção de um diário de pesquisa por parte da própria pesquisadora. Buscou-se investigar também na literatura discussões sobre meditação, estudos do corpo-mente e pós-colonialismo. A hipótese inicial (comprovada) foi que a meditação poderia propiciar uma relação mais harmônica entre o corpo e a mente dos estudantes, dado que existe uma forte separação e desconexão entre corpo e mente na universidade e na vida em geral (VARELA, THOMPSON, ROSCH, 2003; MOURA, 2010). Pretendeu-se assim ampliar os estudos da meditação no campo educacional, investigando as reflexões e os impactos que tal prática, notadamente oriental, pode trazer para o ensino superior brasileiroAbstract: Internationally and nationally, some research carried out meditation interventions in higher education and proved several benefits, such as better levels of concentration, relaxation and well-being in university students (MAGEE, 2010, SHAPIRO, BROWN and ASTIN, 2008). Thus, from a survey of meditation research in classrooms in higher education, an action research was carried out in which meditation practices were guided (silent and with the body posture adapted to the chair in the classroom) with a focus on in breathing and relaxation, lasting 3-5 minutes, for a few weeks during two semesters in nine classrooms of courses in different areas (exact, health and biological professions, humanities and arts) at the State University of Campinas (UNICAMP). The collection of results consisted of a methodological triangulation (FLICK, 2009, p. 361) that used questionnaires and anonymous drawings for the students, in addition to the creation of a research diary by the researcher herself. Discussions about meditation, body-mind studies and post-colonialism were also investigated in the literature. The initial (proven) hypothesis was that meditation could provide a more harmonious relationship between the body and mind of students, given that there is a strong separation and disconnection between body and mind in the university and in life in general (VARELA, THOMPSON, ROSCH , 2003; MOURA, 2010). Thus, it was intended to expand the studies of meditation in the educational field, investigating the reflections and impacts that such a practice, notably oriental, can bring to Western higher educationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoFAPESP2019/04912-0[s.n.]Moura, Rogério Adolfo de, 1966-Quilici, Cassiano SydowPlá, Daniel ReisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995-20222022-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (260 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173PEREIRA, Graziella Toffolo Luiz. Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública. 2022. 1 recurso online (260 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254005Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-25T15:53:03Zoai::1254005Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-10-25T15:53:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
Meditation in public university undergraduate classrooms
title Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
spellingShingle Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995-
Meditação
Ensino superior
Salas de aula
Estudantes universitários
Meditation
Higher education
Classroom
University students
title_short Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
title_full Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
title_fullStr Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
title_full_unstemmed Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
title_sort Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública
author Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995-
author_facet Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Rogério Adolfo de, 1966-
Quilici, Cassiano Sydow
Plá, Daniel Reis
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Graziella Toffolo Luiz, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Meditação
Ensino superior
Salas de aula
Estudantes universitários
Meditation
Higher education
Classroom
University students
topic Meditação
Ensino superior
Salas de aula
Estudantes universitários
Meditation
Higher education
Classroom
University students
description Orientador: Rogerio Adolfo de Moura
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173
PEREIRA, Graziella Toffolo Luiz. Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública. 2022. 1 recurso online (260 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173
identifier_str_mv PEREIRA, Graziella Toffolo Luiz. Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública. 2022. 1 recurso online (260 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6173. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254005
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (260 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189185174634496