Percepções de egressos do curso de odontologia noturno sobre as vivências nos estágios curriculares no sus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natalia Luiza Tomiozzo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276033
Resumo: Várias medidas foram tomadas nas últimas duas décadas para aproximar o Sistema Educacional ao Sistema de Saúde, entre elas, a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Odontologia, por meio da Resolução CNE/CES 3/2002 e, posteriormente, pela Resolução nº 3/2021. Em 2010, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deu início ao curso de Odontologia Noturno, construído a partir das DCN de 2002. Conforme preconizado nas diretrizes, o curso possibilita aos estudantes a inserção em Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) a serem desenvolvidos majoritariamente na atenção primária, especializada, de urgência e emergência e nas instâncias de gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos do curso de Odontologia Noturno da UFRGS acerca das vivências durante a formação acadêmica nos ECS no SUS. O estudo compreendeu 23 dos 52 egressos do curso que vivenciaram os ECS no período de 2017/1 a 2019/2. Para a produção de dados, foram utilizados como fontes primárias um questionário online contendo 4 questões abertas e 27 fechadas, relatórios dos estudantes nos ECS na Atenção Primária à Saúde e entrevistas semiestruturadas com uma amostra intencional de cada semestre. Como fontes secundárias, utilizou-se o Projeto Pedagógico do Curso e as DCN do curso de Odontologia. O material quantitativo foi submetido à análise descritiva e o material qualitativo foi submetido à análise de conteúdo temática de Bardin. Realizou-se a triangulação desses dados de forma a aumentar a confiabilidade do estudo. Os egressos participantes do estudo são predominantemente do sexo feminino (78,2%) e apresentam idade média de 31,06 anos (dp ± 4,1). Em relação à inserção profissional, os participantes trabalham em serviços de Odontologia na rede pública (43,4%), na rede privada (30,5%), em ambos concomitantemente (21,8%) ou não trabalham (4,3%). A maioria deles realizou alguma modalidade de pós-graduação (91,3%), sendo 43,9% na residência em saúde da família. Os egressos destacam a aquisição de competências para a atenção integral à saúde e para o trabalho em equipe (100%), que foram possíveis por meio das vivências nos ECS, em especial na atenção primária. Outras competências, como comunicar-se adequadamente com usuários e equipes, promover a educação permanente (91%), planejar atividades e ações de saúde/intersetoriais (78%), também foram evidenciadas. A análise dos dados qualitativos possibilitou identificar quais situações facilitaram a construção destas e outras competências, como: conhecimento da realidade e necessidades da comunidade, participação em reuniões de equipe e conselhos de saúde, discussão de casos com a equipe e planejamento de ações interprofissionais. Conclui-se que os estágios curriculares do curso de Odontologia Noturno proporcionam conhecimentos e vivências imprescindíveis para a formação, influenciando nas escolhas profissionais para o trabalho no serviço público e atende a aquisição das competências gerais dispostas nas DCN.
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O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos do curso de Odontologia Noturno da UFRGS acerca das vivências durante a formação acadêmica nos ECS no SUS. O estudo compreendeu 23 dos 52 egressos do curso que vivenciaram os ECS no período de 2017/1 a 2019/2. Para a produção de dados, foram utilizados como fontes primárias um questionário online contendo 4 questões abertas e 27 fechadas, relatórios dos estudantes nos ECS na Atenção Primária à Saúde e entrevistas semiestruturadas com uma amostra intencional de cada semestre. Como fontes secundárias, utilizou-se o Projeto Pedagógico do Curso e as DCN do curso de Odontologia. O material quantitativo foi submetido à análise descritiva e o material qualitativo foi submetido à análise de conteúdo temática de Bardin. Realizou-se a triangulação desses dados de forma a aumentar a confiabilidade do estudo. Os egressos participantes do estudo são predominantemente do sexo feminino (78,2%) e apresentam idade média de 31,06 anos (dp ± 4,1). Em relação à inserção profissional, os participantes trabalham em serviços de Odontologia na rede pública (43,4%), na rede privada (30,5%), em ambos concomitantemente (21,8%) ou não trabalham (4,3%). A maioria deles realizou alguma modalidade de pós-graduação (91,3%), sendo 43,9% na residência em saúde da família. Os egressos destacam a aquisição de competências para a atenção integral à saúde e para o trabalho em equipe (100%), que foram possíveis por meio das vivências nos ECS, em especial na atenção primária. Outras competências, como comunicar-se adequadamente com usuários e equipes, promover a educação permanente (91%), planejar atividades e ações de saúde/intersetoriais (78%), também foram evidenciadas. A análise dos dados qualitativos possibilitou identificar quais situações facilitaram a construção destas e outras competências, como: conhecimento da realidade e necessidades da comunidade, participação em reuniões de equipe e conselhos de saúde, discussão de casos com a equipe e planejamento de ações interprofissionais. Conclui-se que os estágios curriculares do curso de Odontologia Noturno proporcionam conhecimentos e vivências imprescindíveis para a formação, influenciando nas escolhas profissionais para o trabalho no serviço público e atende a aquisição das competências gerais dispostas nas DCN.Several measures have been taken in the last two decades to bring the Educational System closer to the Health System, among them the development of the National Curriculum Guidelines (DCN) for undergraduate dental courses, through Resolution CNE/CES 3/2002 and later by Resolution No. 3/2021. In 2010, the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) started an evening Dentistry course, based on the DCN of 2002. As recommended in the guidelines, the course allows students to participate in Supervised Curricular Internships (ECS) to be developed mainly in primary, specialized, urgent and emergency care, and in the instances of management and social control of the Unified Health System (SUS). The aim of this study is to analyze the perceptions of graduates of the night Dentistry course at UFRGS about the experiences during the academic training in the ECS in the SUS. The study comprised 23 of the 52 graduates of the course who experienced the ECS in the period from 2017/1 to 2019/2. For data production, we used as primary sources an online questionnaire containing 4 open and 27 closed questions, student reports on the ECS in Primary Health Care, and semi-structured interviews with an intentional sample of each semester. As secondary sources, we used the Pedagogical Project of the Course and the DCN of the Dentistry course. The quantitative material was submitted to descriptive analysis and the qualitative material was submitted to Bardin's thematic content analysis. Triangulation of these data was performed in order to increase the reliability of the study. The egresses participating in the study are predominantly female (78.2%) and have a mean age of 31.06 years (dp ± 4.1). Regarding professional insertion, the participants work in public (43.4%), private (30.5%), both simultaneously (21.8%) or not at all (4.3%). Most of them did some kind of post-graduation (91.3%), being 43.9% in residency in family health. The graduates emphasize the acquisition of competencies for comprehensive health care and teamwork (100%), which were made possible through the experiences in the ECS, especially in primary care. Other competencies, such as communicating appropriately with users and teams, promoting continuing education (91%), and planning health activities and actions/interventions (78%), were also highlighted. The qualitative data analysis made it possible to identify which situations facilitated the construction of these and other competencies, such as: knowledge of the reality and needs of the community, participation in team meetings and health councils, discussion of cases with the team and planning of interprofessional actions. We conclude that the curricular internships of the night Dentistry course provide essential knowledge and experiences for education, influencing professional choices for work in the public service and meets the acquisition of the generic competencies set out in the DCN.application/pdfporEducação em odontologiaEstágiosServiços de saúdeEducation in dentistryInternshipsHealth servicesPercepções de egressos do curso de odontologia noturno sobre as vivências nos estágios curriculares no susPerceptions of graduates of the nocturnal dentistry course about the experiences in curricular internships in the sus info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2023Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173669.pdf.txt001173669.pdf.txtExtracted Texttext/plain109949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276033/2/001173669.pdf.txt99203eb7c84b21b7dc34bf37a3214647MD52ORIGINAL001173669.pdfTexto completoapplication/pdf1071971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276033/1/001173669.pdf04633ae133ffdaff0071291aa79ae0d4MD5110183/2760332024-07-05 06:01:33.948638oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276033Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-07-05T09:01:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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