Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossoni, Eloá
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Müller, Milena Marcele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256509
Resumo: A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em 2002, o currículo dos cursos de graduação em Odontologia tornou-se mais sensível às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos de um curso de Odontologia de uma universidade pública sobre suas experiências de gestão do cuidado em saúde durante os estágios curriculares no SUS. É um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos, produzidos por meio de um questionário com 32 questões, dos relatórios dos estudantes no estágio na Atenção Primária à Saúde e entrevistas. O questionário foi enviado para 491 egressos de 2012/1 a 2017/2, sendo que destes, 172 egressos aceitaram participare responderam ao questionário. Convidou-se uma amostra intencional de 14 egressos para realização de entrevistas. O material quantitativo foi submetido à estatística descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados e submetidos a análise de conteúdo temática. A categoria temática dimensões da gestão do cuidado em saúde foi analisada considerando o referencial teórico de Cecílio (2011).Os egressos apresentavam médiade 26 anos de idade, sendo a maioria (70,1%)do sexo feminino e30,4% estão empregados na rede pública de saúde. A inserção na comunidade, o entendimento do SUS, o trabalho em equipe interprofissional e a compreensão da cultura e das diferentes realidades dos usuários fizeram parte do itinerário formativo dos egressos, de modo a prepará-los para a atenção integral ao usuário. Conclui-se queos cenários de práticas dos estágios curricularespossibilitaramaos estudantesinteragir com as várias dimensões da gestão do cuidado em saúde
id UFRGS-2_c3858dd3816ea33dcf5f619389e1d79a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256509
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rossoni, EloáMüller, Milena Marcele2023-03-30T03:23:57Z20221679-5954http://hdl.handle.net/10183/256509001162582A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em 2002, o currículo dos cursos de graduação em Odontologia tornou-se mais sensível às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos de um curso de Odontologia de uma universidade pública sobre suas experiências de gestão do cuidado em saúde durante os estágios curriculares no SUS. É um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos, produzidos por meio de um questionário com 32 questões, dos relatórios dos estudantes no estágio na Atenção Primária à Saúde e entrevistas. O questionário foi enviado para 491 egressos de 2012/1 a 2017/2, sendo que destes, 172 egressos aceitaram participare responderam ao questionário. Convidou-se uma amostra intencional de 14 egressos para realização de entrevistas. O material quantitativo foi submetido à estatística descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados e submetidos a análise de conteúdo temática. A categoria temática dimensões da gestão do cuidado em saúde foi analisada considerando o referencial teórico de Cecílio (2011).Os egressos apresentavam médiade 26 anos de idade, sendo a maioria (70,1%)do sexo feminino e30,4% estão empregados na rede pública de saúde. A inserção na comunidade, o entendimento do SUS, o trabalho em equipe interprofissional e a compreensão da cultura e das diferentes realidades dos usuários fizeram parte do itinerário formativo dos egressos, de modo a prepará-los para a atenção integral ao usuário. Conclui-se queos cenários de práticas dos estágios curricularespossibilitaramaos estudantesinteragir com as várias dimensões da gestão do cuidado em saúdeAfter the National Curriculum Guidelines (DCN), in 2002, the curriculum of undergraduate courses in Dentistry became more sensitive to the needs of the Unified Health System (SUS). This study aimed to analyze the perceptions of graduates of a Dentistry course at a public university about their experiences in health care management during theircurricular internships at SUS. This was a descriptive study with qualitative and quantitative data, conducted by a questionnaire containing 32 questions, student reports in the internship in Primary Health Care and interviews. The questionnaire was sent to 491 graduates from 2012/1 to 2017/2, of which 172 graduates agreed to participate and responded to the questionnaire. An intentional sample of 14 graduates was invited to perform the interviews. The quantitative material was analyzed by descriptive statistics, and qualitative data were systematized and submitted to thematic content analysis. The thematic category dimensions of health care management were analyzed considering the theoretical framework of Cecílio (2011). The graduates had mean age 26 years,most (70.1%) were females and 30.4% were employed in the public health network. Insertion in the community, understanding of SUS, work in an interprofessional team and understanding of the culture and different realities of users were part of the trainingitinerary of graduates, to prepare them for the comprehensive attention to the user. It is concluded that the practice scenarios of curricular internships allowed students to interact with the various dimensions of health care managementapplication/pdfporRevista da ABENO. São Paulo. Vol. 22, n. 2 (2022),1688, 14 p.Gestão em saúdeAssistência odontológicaEducação em odontologiaEstágiosHealth managementDental careDental educationInternshipsGestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162582.pdf.txt001162582.pdf.txtExtracted Texttext/plain50763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256509/3/001162582.pdf.txt6bddc65397013f26f9ce97d6a7fd9b0dMD53001162582-02.pdf.txt001162582-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain48262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256509/4/001162582-02.pdf.txtf4d799852898eeb852e6a58aa481f583MD54ORIGINAL001162582.pdfTexto completoapplication/pdf201117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256509/1/001162582.pdfd90645df1c7c659ada465a3675e5f9c7MD51001162582-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf228392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256509/2/001162582-02.pdfc3383488d1d4ee351c27fcdbe223b06bMD5210183/2565092023-03-31 03:24:47.51984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256509Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:24:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
title Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
spellingShingle Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
Rossoni, Eloá
Gestão em saúde
Assistência odontológica
Educação em odontologia
Estágios
Health management
Dental care
Dental education
Internships
title_short Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
title_full Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
title_fullStr Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
title_full_unstemmed Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
title_sort Gestão do cuidado em saúde nos Estágios Curriculares de Odontologia no SUS
author Rossoni, Eloá
author_facet Rossoni, Eloá
Müller, Milena Marcele
author_role author
author2 Müller, Milena Marcele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossoni, Eloá
Müller, Milena Marcele
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em saúde
Assistência odontológica
Educação em odontologia
Estágios
topic Gestão em saúde
Assistência odontológica
Educação em odontologia
Estágios
Health management
Dental care
Dental education
Internships
dc.subject.eng.fl_str_mv Health management
Dental care
Dental education
Internships
description A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em 2002, o currículo dos cursos de graduação em Odontologia tornou-se mais sensível às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos de um curso de Odontologia de uma universidade pública sobre suas experiências de gestão do cuidado em saúde durante os estágios curriculares no SUS. É um estudo de natureza descritiva com dados qualitativos e quantitativos, produzidos por meio de um questionário com 32 questões, dos relatórios dos estudantes no estágio na Atenção Primária à Saúde e entrevistas. O questionário foi enviado para 491 egressos de 2012/1 a 2017/2, sendo que destes, 172 egressos aceitaram participare responderam ao questionário. Convidou-se uma amostra intencional de 14 egressos para realização de entrevistas. O material quantitativo foi submetido à estatística descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados e submetidos a análise de conteúdo temática. A categoria temática dimensões da gestão do cuidado em saúde foi analisada considerando o referencial teórico de Cecílio (2011).Os egressos apresentavam médiade 26 anos de idade, sendo a maioria (70,1%)do sexo feminino e30,4% estão empregados na rede pública de saúde. A inserção na comunidade, o entendimento do SUS, o trabalho em equipe interprofissional e a compreensão da cultura e das diferentes realidades dos usuários fizeram parte do itinerário formativo dos egressos, de modo a prepará-los para a atenção integral ao usuário. Conclui-se queos cenários de práticas dos estágios curricularespossibilitaramaos estudantesinteragir com as várias dimensões da gestão do cuidado em saúde
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-30T03:23:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256509
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-5954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162582
identifier_str_mv 1679-5954
001162582
url http://hdl.handle.net/10183/256509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da ABENO. São Paulo. Vol. 22, n. 2 (2022),1688, 14 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256509/3/001162582.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256509/4/001162582-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256509/1/001162582.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256509/2/001162582-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bddc65397013f26f9ce97d6a7fd9b0d
f4d799852898eeb852e6a58aa481f583
d90645df1c7c659ada465a3675e5f9c7
c3383488d1d4ee351c27fcdbe223b06b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447824726228992