Professores de História e sua relação com a política : uma abordagem comparativa na América do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacievitch, Caroline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cerri, Luis Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140073
Resumo: Este texto apresenta resultados preliminares de uma pesquisa vinculada ao Projeto “Jovens e História no MERCOSUL”, que tem por objetivo oferecer um panorama estatístico e comparado (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) do pensamento de jovens e seus professores sobre a história ensinada e as diferentes formas em que a história se apresenta em suas vidas. Os questionários respondidos pelos professores (288) são o instrumento de pesquisa deste artigo, cujo objetivo é apresentar um perfil dos participantes. Em primeiro lugar, o texto expõe o problema da pesquisa, que se ocupa do pensamento dos professores de História sobre política e utopia. Em segundo lugar, alguns dados sobre o perfil dos professores são apresentados e interpretados: idade, sexo, nível de formação e tempo de experiência profissional. Por fim, algumas comparações preliminares entre o perfil dos docentes e suas respostas sobre sua identificação política são ensaiadas, onde se destaca alto nível de interesse pela política, vinculada ao apreço pela esquerda como opção políticas, junto ao rechaço por posições de centro ou de direita.
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Por fim, algumas comparações preliminares entre o perfil dos docentes e suas respostas sobre sua identificação política são ensaiadas, onde se destaca alto nível de interesse pela política, vinculada ao apreço pela esquerda como opção políticas, junto ao rechaço por posições de centro ou de direita.This paper presents some preliminary research results associated with the project Youth and History in Mercosul (Jovens e História no Mercosul). The project aims to offer a statistical and comparative perspective (Brazil, Argentina, Chile, Uruguay, and Paraguay) about young people’s – and their history teachers’ – thinking, on the ways that history appears in their lives and at school. This paper’s survey tools are the questionnaires (288) answered by the history teachers and the purpose of which was to present a profile of the teachers. First, this text presents the research problem, which is related to the thoughts of history teachers about politics and utopia. Second, some data on the teachers’ profile are presented and interpreted, e.g., age, sex, professional education and experience. Finally, some preliminary comparisons between teachers’ profiles and their answers about political identification are introduced. There are high levels of interest in politics associated with the political leftist position and rejection to central or right-wing stands.Este texto presenta resultados preliminares de una investigación vinculada al Proyecto “Jovens e História no MERCOSUL”, que tiene por objetivo ofrecer un panorama estadístico y comparado (Brasil, Argentina, Chile, Uruguay y Paraguay) del pensamiento de jóvenes y sus profesores sobre la historia enseñada y las diferentes formas en que la historia se presenta en sus vidas. Los cuestionarios contestados por los profesores (doscientos ochenta y ocho) son la herramienta de investigación del presente artículo, cuyo objetivo es presentar un perfil de los participantes. En primer lugar, el texto expone el problema de la investigación, que se ocupa del pensamiento de los profesores de Historia sobre política y utopía. En segundo lugar, se presentan y se interpretan datos del perfil de los docentes: edad, sexo, nivel de formación y tiempo de experiencia profesional. Por fin, se ensayan unas comparaciones preliminares entre el perfil de los docentes y sus respuestas sobre su identificación política, donde se destaca alto nivel de interés por la política, vinculada a un aprecio a la izquierda como opción política y un rechazo a posiciones de centro o de derecha.application/pdfporOPSIS. Catalão, GO. Vol. 15, n. 2 (2015), P. 516-536Formação de professoresDidáticaPolíticaHistóriaDidactics of historyHistory teachers trainingPoliticsMercosulDidáctica de la historiaFormación de profesores de historiaPolíticaMercosurProfessores de História e sua relação com a política : uma abordagem comparativa na América do SulHistory teachers and their relationship with politics : a comparative approach in South AmericaProfesores de Historia y su relación con política : un abordaje comparativo en América del Surinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981884.pdf000981884.pdfTexto completoapplication/pdf300808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140073/1/000981884.pdf015c15655885cbac36ecf3a107602fbdMD51TEXT000981884.pdf.txt000981884.pdf.txtExtracted Texttext/plain48263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140073/2/000981884.pdf.txt06205d0b0cfd6630b1273a9791cda8afMD52THUMBNAIL000981884.pdf.jpg000981884.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140073/3/000981884.pdf.jpgbeaa1847a13801fc07ada1d98f601085MD5310183/1400732022-05-14 05:04:25.394111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140073Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-14T08:04:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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